Go to:
Logótipo
You are in:: Start > Publications > View > Autonomia de Aprendizagem em Francês Língua Estrangeira : contributos para a educação no século XXI
Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática
Publication

Autonomia de Aprendizagem em Francês Língua Estrangeira : contributos para a educação no século XXI

Title
Autonomia de Aprendizagem em Francês Língua Estrangeira : contributos para a educação no século XXI
Type
Thesis
Year
2003
Authors
Rosa Bizarro
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Other social sciences
CORDIS: Social sciences > Educational sciences > Education
Associated Institutions
FLUP - Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Other information
Resumo (PT): Partindo da premissa de que a reflexão sobre a Educação para o século XXI é uma das prioridades absolutas que determinará o mundo do futuro que queremos construir, implicando a necessidade de se repensar o que e o como ensinar-aprender, elegemos como objecto de estudo a autonomia de aprendizagem em Francês Língua Estrangeira. Tendo como pano de fundo a interface de saberes e de competências que a Didáctica das Línguas viabiliza no seu conteúdo e no seu método, reflectimos, na Parte I desta tese, sobre o conceito de autonomia de aprendizagem, à luz dos contributos dados pelo behaviorismo, a herança legada por Piaget, o sócio-interaccionismo representado por Vygotsky, a visão do cognitivismo, para chegar a uma proposta de síntese: a aprendizagem auto-regulada. Equacionámos, de seguida, o entendimento a dar à noção de autonomia de aprendizagem do aluno de língua estrangeira, o qual deve possuir competência de comunicação, mas também competência de aprendizagem, que passa, necessariamente, pela aquisição e domínio de estratégias de aprendizagem, que apresentámos. Na Parte II, lemos, criticamente, os Programas de Francês de 3º ciclo do Ensino Básico, os quais, embora insistam na necessidade de se formar alunos autónomos, são omissos na explicitação dos métodos e dos conteúdos, entre outros aspectos, que convém ter em linha de conta para atingir esse desiderato. Deles, relevámos dois aspectos particularmente importantes para esta reflexão em torno da problemática da autonomia: o protagonismo do aprendente e o papel de facilitador do professor. Das representações dos professores do 3º ciclo do Ensino Básico de Francês sobre a noção de autonomia e sobre as práticas que dizem desenvolver para esse efeito, trata a Parte III. Nela apresentámos, tratámos e interpretámos (à luz dos paradigmas metodológicos quantitativo e qualitativo) os dados recolhidos junto de uma amostra constituída por 214 elementos, concluindo, entre outros pontos, que os inquiridos pensam saber o que é a autonomia (embora dêem dela uma definição que fica muito aquém da apresentada pelos teóricos referidos na Parte I), dizem possuir alunos autónomos (se bem que em percentagem muito baixa) e afirmam recorrer a estratégias cognitivas, sócio-afectivas e metacognitivas, estas últimas, contudo, de modo menos frequente do que as restantes. Analisadas as respostas ao inquérito, na base da formulação de hipóteses e da constituição de clusters, concluímos que a situação tende a melhorar, em termos futuros, no que se refere à possibilidade de os professores se envolverem mais no desenvolvimento da autonomia dos seus alunos. A título de sugestão de práticas pedagógicas desenvolvidas ao serviço da autonomia, deixámos, na Parte IV, algumas reflexões e propostas de trabalho concretas, destinadas a professores de FLE do 3º ciclo do Ensino Básico, promovendo o ensino-aprendizagem de estratégias de leitura de textos literários narrativos (por razões que fundamentámos), na convicção plena de que formar leitores competentes é uma das vias possíveis para promover a sua autonomia. Concluímos sobre a importância de se repensar conceitos fundamentais da educação de hoje, para perspectivar um mundo de amanhã, de maior qualidade do que o actual. Conscientes de que muito há, ainda, para fazer, deixámos algumas sugestões que gostaríamos de desenvolver em próximas investigações-reflexões-accões.
Abstract (EN): Taking it for granted that the reflection on education for the XXI century is one of the foremost priorities which will determine the future we plan to build, which in turn implies the need to re-think what and how to teach-learn, we decided that the aim of our study would be the autonomous learning process of French as a foreign language. The background of our study is the interface of the knowledge and competence, which the didactics of languages allows for within its contents and method. In Part I of this thesis we reflect on the concept of learning autonomy, in the light of behaviourism, following Piaget’s heritage, the socio-interactionism represented by Vygotsy, the cognitive point of view, in order to obtain a summary proposal: the auto-regulated learning of the foreign student who must necessarily, not only have some communication competence, but also learning competence as well as language acquisition and control of learning strategies. In Part II we critically present the syllabus of French foreign language (3º ciclo do Ensino Básico) which, in spite of insisting on the need of autonomous learners, do not specify the methods and contents suitable to achieve this aim. We have underlined two particularly important aspects for this study on autonomy: the role of the learner and that of the teacher as facilitator. Part III is about the representations of the teachers of French (3º ciclo do Ensino Básico) on the notion of autonomy and the practical aspects said to be developed for this effect. We also present, analyse and interpret (in the light of quantity and quality paradigms) the data obtained, following a survey of 214 elements. Among other things, we conclude that the teachers think they know what autonomy is (despite providing a definition of autonomy which is far from the one defined in Part I) and state that they rely on cognitive, socio-affective and, to a lesser extent, meta-cognitive strategies. We analyse the results of the survey on the basis of different hypothesis and the study of clusters and conclude that the present situation has a tendency for improvement in the future, in relation to the possibility of teachers getting further involved in the development of their students’ autonomy. In Part IV we have suggested some reflections and working proposals, following autonomy pedagogical practices, for teachers of French as a foreign language (3º ciclo do Ensino Básico) and promote teaching-learning strategies in the reading of literary-narrative texts, in the hope of developing competent readers and, thus, autonomous learners. We conclude on the importance of re-thinking present fundamental education concepts in order to find a better quality world for the future. We are aware that there is still lots to do and would just like to provide some suggestions for further development in future research-action-reflection studies.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Contact: rpbizarr@letras.up.pt
No. of pages: 620
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same authors

Portefólio de apresentação de competências: Um instrumento de valorização da formação universitária (2008)
Technical Report
Vasconcelos, Filomena ; Santos, Paulo Jorge ; Bizarro, Rosa
Supervisão Pedagógica e Educação em Línguas (2010)
Book
Rosa Bizarro; Maria Alfredo Moreira
Profissão docente : dimensões afectivas e éticas (2010)
Book
Maria Teresa Estrela ; Rosa Bizarro
Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino (2013)
Book
Rosa Bizarro; Maria Alfredo Moreira; Cristina Flores
O pólo de excelência : caminhos para a avaliação do desempenho do docente (2010)
Book
Maria Palmira Alves; Eusébio André Machado; Rosa Bizarro

See all (60)

Of the same scientific areas

Escola a arder (2005)
Book
Cunha, Paulo Ferreira da
A universidade e a formação profissional : um esboço (2006)
Article in National Scientific Journal
Costa, Orlando Guedes da
A terceira missão das Universidades: indicadores (2011)
Article in International Conference Proceedings Book
Alfredo V. Soeiro
Guimarães. Candidatura ao título de Capital Europeia da Cultura em 2012 (2007)
National Conference Proceedings Book
Grupo de Missão
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-07-19 at 11:26:19 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal