Resumo (PT):
A inovação pedagógica é um assunto cada vez mais presente e premente em
todos os graus de ensino, como forma de ajustar a educação e formação escolar
às necessidades sentidas pelas sociedades e economias do presente e do futuro.
O presente estudo teve como principais objetivos a sistematização das
práticas de inovação pedagógica do Gabinete de Inovação Pedagógica e uma
avaliação dos efeitos do programa de formação de docentes da Universidade do
Porto, para perceber as mudanças na prática pedagógica.
O Gabinete de Inovação Pedagógica, a funcionar desde 2015, tem dedicado
a sua atividade à melhoria do ensino e aprendizagem na área pedagógica na
Universidade do Porto. Mantem um conjunto de iniciativas e programas que
contribuem para a transformação das práticas pedagógicas ao nível do ensino
superior. Destacam-se ao nível da formação pedagógica de docentes o programa
de formações em áreas como as competências pessoais, métodos de avaliação,
novas abordagens pedagógicas e tecnologias educativas. Ao nível do incentivo à
inovação promove, financia e premeia anualmente os Projetos de Inovação
Pedagógica, o Prémio de Excelência Pedagógica e as Unidades Curriculares
“InovPed”.
Os resultados do inquérito sobre os efeitos da formação permitiram perceber
a existência de mudanças favoráveis que vão de encontro aos modelos de trabalho
pedagógicos centrados nos estudantes. Porém, existem na Universidade do Porto
diferentes ritmos e níveis de mudança na prática letiva.
Language:
Portuguese
No. of pages:
213