Go to:
Logótipo
You are in:: Start > Publications > View > "Universidade versão B": contextos, trajetos e efeitos das práticas do Gabinete de Inovação Pedagógica da Universidade do Porto
Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática
Publication

"Universidade versão B": contextos, trajetos e efeitos das práticas do Gabinete de Inovação Pedagógica da Universidade do Porto

Title
"Universidade versão B": contextos, trajetos e efeitos das práticas do Gabinete de Inovação Pedagógica da Universidade do Porto
Type
Thesis
Year
2018-07-03
Authors
Ismael Cerqueira Vieira
(Author)
FPCEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Other information
Resumo (PT): A inovação pedagógica é um assunto cada vez mais presente e premente em todos os graus de ensino, como forma de ajustar a educação e formação escolar às necessidades sentidas pelas sociedades e economias do presente e do futuro. O presente estudo teve como principais objetivos a sistematização das práticas de inovação pedagógica do Gabinete de Inovação Pedagógica e uma avaliação dos efeitos do programa de formação de docentes da Universidade do Porto, para perceber as mudanças na prática pedagógica. O Gabinete de Inovação Pedagógica, a funcionar desde 2015, tem dedicado a sua atividade à melhoria do ensino e aprendizagem na área pedagógica na Universidade do Porto. Mantem um conjunto de iniciativas e programas que contribuem para a transformação das práticas pedagógicas ao nível do ensino superior. Destacam-se ao nível da formação pedagógica de docentes o programa de formações em áreas como as competências pessoais, métodos de avaliação, novas abordagens pedagógicas e tecnologias educativas. Ao nível do incentivo à inovação promove, financia e premeia anualmente os Projetos de Inovação Pedagógica, o Prémio de Excelência Pedagógica e as Unidades Curriculares “InovPed”. Os resultados do inquérito sobre os efeitos da formação permitiram perceber a existência de mudanças favoráveis que vão de encontro aos modelos de trabalho pedagógicos centrados nos estudantes. Porém, existem na Universidade do Porto diferentes ritmos e níveis de mudança na prática letiva.
Language: Portuguese
No. of pages: 213
Documents
We could not find any documents associated to the publication with allowed access.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-10-18 at 21:26:16 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal