Resumo (PT):
As temáticas relacionadas com a água emergem com particular destaque nas orientações
curriculares/metas curriculares de geografia do 3º ciclo do Ensino Básico (CEB) e nos programas
de Geografia do Secundário. Para além de evidenciarem a água como uma componente essencial
dos sistemas naturais e como recurso insubstituível na quase totalidade das atividades humanas,
os conteúdos programáticos, tanto do 3º ciclo básico como no secundário, enfatizam vários
objetivos, dos quais se destacam a compreensão da desigualdade distribuição da água quer em
termos espaciais, quer em termos temporais; a água enquanto recurso e os riscos (naturais e
antrópicos) associados à sua desigual distribuição espaciotemporal. Outra das perspetivas
abordadas relaciona-se com as reservas atuais e futuras de água potável, as quais dependem, por
um lado, da capacidade para conservar, reutilizar e racionalizar a sua utilização e, por isso, da
cooperação internacional, no sentido de uma gestão integrada deste recurso finito e vulnerável.
Com o presente trabalho pretende-se analisar o modo como os programas se estruturam no
sentido de promover a Educação Ambiental, e contribuir para a formação dos alunos para que
adquiram conhecimentos, competências e atitudes, no sentido de compreender e intervir na
adequada gestão dos recursos hídricos.
Abstract (EN):
The issues related to water emerge with particular emphasis on curriculum guidelines of
geography of the 3rd cycle of basic education (CBE) and of the Secondary programs of Geography.
Apart from highlighting water as an essential component of natural systems and in almost all
human activities, program contents, both the 3rd CEB as Secondary emphasize several objectives,
such as understanding the unequal spatiotemporal distribution of water; water as resource and
risk (natural and human) associated with its irregular spatial and temporal distribution. Other
discussed perspectives are related to the current and future drinking water supplies that depend
both the ability to save, reuse and rationalize its use as the international cooperation towards and
integrated management this finite and vulnerable resource. The present study aims to examine how geography programs are structured to promote environmental education, and contribute to training students to acquire knowledge, skills and attitudes in order to understand and participate in water resources management.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific