Resumo (PT):
Este artigo procura lançar um olhar preliminar sobre os primeiros momentos da cena
noise/experimental que despoletou na cidade das Caldas da Rainha, na viragem das
décadas de 1980 para a de 1990, focando-se na atividade artística, musical e cultural
das bandas locais - e tendo o artista João Paulo Feliciano como protagonista. Deste
modo, procuramos identificar os pontos-chave e os fatores que possibilitaram o
florescimento de uma cena noise em Caldas da Rainha, como lojas de discos, pessoas,
pontos de encontro, editoras, eventos, live sessions, festas e etc. Também foi nosso
objectivo, evidenciar os impactos iniciais que a música e as movimentações artísticas
feitas na cidade tiveram no resto do país. Paralelamente, apresentamos os pontos de
influência que a efervescência do rock em Portugal teve em Caldas da Rainha e na sua
cena noise/experimental, lançando uma análise prévia sobre as ramificações do
progresso da cena na cidade que levaram músicos locais, além de Feliciano, a ter
destaque no cenário nacional. Assim, este artigo, intenta fazer um ensaio propedêutico
do conceito de cena às dinâmicas desenvolvidas nas Caldas da Rainha, relevando a
necessidade que determinados atores sentiram para a criação do seu próprio
¿ecossistema¿ fundando editoras, agendando gigs e expandindo a network e
personagens e espaços - tão necessária para as cenas independentes. Aqui, iremos
inserir a importância dos contatos com os músicos de outras cidades de Portugal e até
os laços de amizade entre Feliciano e Lee Ranaldo (Sonic Youth) e no que isso auxiliou
a chancelar o noise que se fazia na cidade, mais reconhecidamente pelos Tina and the
Top Ten.
Abstract (EN):
This paper aims to cast a preliminary look at the initial moments of the
noise/experimental scene that rocked in the city of Caldas da Rainha, at the turn of the
1980s to 1990, focusing on the artistic, musical and cultural activities of local bands -
and having the artist João Paulo Feliciano as the protagonist. Thus, we have tried to
identify the key points and factors that enabled the flowering of a noise scene in Caldas
da Rainha, with record stores, people, meeting points, publishing houses, concerts,
live sessions, parties etc. It was also our aim to highlight the initial impact that these
music and artistic movements in this city had on the rest of the country. At the same
time, we present the points of influence that the rock effervescence in Portugal had in
Caldas da Rainha and its noise/experimental scene, launching a preliminary analysis
of the scene progress branches in the city that led local musicians, and Feliciano, to be
highlighted at the national level. For that matter, this article tries to make a preparatory
essay from the scene concept to the dynamics developed in Caldas da Rainha,
emphasising the need that certain actors felt for the creation of its own "ecosystem",
which led them to create publishing houses, schedule gigs and expand the network,
as well as characters and spaces that are so important for the independent scenes.
Here, we add the importance of contacts with musicians from other cities of Portugal
and even the ties of friendship between Feliciano and Lee Ranaldo (Sonic Youth) and
how it helped to legitimate the noise done in the city, more recognised by Tina and the
Top Ten.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific