Resumo (PT):
A Educação poderá ser melhorada procurando um ensino que ouça e valorize o interior dos alunos, e que se modele mediante o seu perfil intelectual, visando a otimização das suas realizações educacionais [1],[2]. É frequente os alunos apresentarem um maior conhecimento e/ou afetividade por um domínio. Dentre várias possibilidades, considera-se a Música, que poderá constituir uma aliada válida no ensino da Ciência e na criação de um ambiente positivo para melhorar a compreensão e desenvolvimento do aluno [3]. Por conseguinte, a investigação em curso pretende avaliar se a instrumentalização de pontes entre a Química e a Música constitui uma vantagem para a aprendizagem de Química e benefício atitudinal face à disciplina de Ciências Físico-Químicas (CFQ). O estudo tem sido posto em prática com alunos do 8º ano do Curso Básico de Música do Conservatório de Música do Porto (CMP). Desde logo, iniciou-se a averiguação da sua atitude relativamente à Música e às CFQ; ensaiou-se analogias entre a Química e a Música, e.g., analogia entre a escala geral dos sons e a Tabela Periódica; desenvolveram-se atividades, tais como, “Química Musicada” (musicar e cantar publicamente poemas alusivos à Química), “Histórias de Química e Música” (investigação histórica de personalidades que desenvolveram atividade nos dois domínios, explicitando os seus feitos) e “O som da Química” (recolha de sons de reações químicas, com evidência da sua identidade sonora-química, identificação do fator da sua ocorrência, representação e identificação do tipo de reação química). Estas atividades tiveram a mais valia de se inserirem no projeto SEI – Sociedade, Educação e Investigação, (parceria da FCUP com a Câmara do Porto), cujos primeiros resultados foram apresentados na Biblioteca Municipal de Almeida Garret e no CMP, fomentando capacidades de divulgação científica e a promoção da cultura científica nas comunidades educativas. A Música, enquanto contexto familiar e afetivo, tem indiciado a ativação de processos motivacionais intrínsecos, com vantagem para a aprendizagem, bem como uma dimensão positiva no plano atitudinal face à Química. Estes subsídios poderão levar a inferências educativas macroestruturais.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific