FCUP recebe encontro no âmbito do projeto Interreg Sudoe
Membros do projeto reuniram-se a 27 de outubro
No passado dia 27 de outubro, teve lugar, no Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), mais um encontro dos membros do projeto Interreg Sudoe, BIOMIC, “Microbial and trophic bioindicators for reporting the ecological status of coastal areas in SUDOE”.
BIOMIC, que integra um consórcio coordenado pela Universidade de Pau et des Pays de l’Ardour e com elementos de instituições portuguesas, espanholas e francesas, pretende desenvolver um bioindicador trófico com base na comunidade microbiana dos sedimentos, que permitirá avaliar o estado ecológico trófico de ecossistemas em zonas costeiras.
Com base em várias apresentações pelos membros do consórcio, foi feito um ponto da situação da evolução do projeto, tanto nas áreas científicas, como na área administrativa. Os resultados obtidos nas várias tarefas foram analisados e discutidos. Um foco especial foi dado aos resultados dos estudos, ainda em curso, sobre influência da salinidade, dos nutrientes e dos metais pesados na comunidade microbiana dos sedimentos dos ecossistemas alvo do projeto.
A reunião terminou com a proposta de agenda para a reunião final do projeto que envolverá stakeholders, a realizar em Janeiro de 2023, na Cantábria.
Divulgue os seus eventos e projetos comunica@fc.up.pt
SICC. 02-11-2022
Fotografia: DR