Go to:
Logótipo
You are in:: Start > News > FCUP | Bolsa de Investigação para Licenciado - Atlântida II (B2)
Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

FCUP | Bolsa de Investigação para Licenciado - Atlântida II (B2)

Candidaturas de 30/07/2025 a 12/08/2025 (inclusive)



Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Licenciado, inscrito em Mestrado/Curso Não Conferente de grau, no âmbito do projeto com a referência Atlântida II - NORTE2030-FEDER-01799200, financiado pelo Norte 2030/Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Geoespacial

Requisitos de admissão:  Os candidatos deverão
  • ser detentores de Licenciatura em Engenharia Geoespacial, ou área afim;
  • estar inscritos em mestrado em Engenharia Geoespacial, ou afim, ou curso não conferente de grau.
 
Nas bolsas em que os seus beneficiários têm de estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou em curso não conferente de grau académico, não pode ser exigido no aviso de abertura do concurso que, no momento da candidatura, o candidato tenha efetuado essa inscrição prévia, sendo que a prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização. Aos candidatos apenas pode ser exigido que cumpram os requisitos para se virem a inscrever numa oferta formativa. Se existirem candidatos já inscritos (incluindo a frequentar um curso), estes concorrem ao concurso em pé de igualdade com aqueles que não se encontram inscritos.
 
Nota: Para inscrições em ciclos de estudo não conferentes de grau académico, a bolsa tem uma duração máxima de um ano. No caso de licenciados que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico, a bolsa apenas pode ser atribuída a quem não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de dois anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.

Requisitos de preferência: Será ainda dada preferência aos candidatos com experiência em processamento fotogramétrico e manipulação de nuvens de pontos.

Requisitos de contratação: Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.

Plano de trabalhos: Participação em campanhas de recolha de imagens com drone, processamento fotogramétrico para geração de modelos digitais de superfície e ortoimagens, processamento de outros dados topográficos e batimétricos, análise de evolução costeira por comparação de dados de diferentes épocas, elaboração de relatórios.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2014, atualizada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto (Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento nº 950/2019 de 16 de dezembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia); Regulamento n.º 184/2021, de 3 de março(Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade do Porto e Decreto-Lei n.º 66/2018 de 16 de agosto (Regime Jurídico de Reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior atribuídos por Instituições de Ensino Superior Estrangeiras).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e no CIIMAR sob a orientação científica de José Alberto Gonçalves.

Duração da bolsa: A presente bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto a 15/09/2025, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1040,98¤ conforme tabela de valores das bolsas aplicável (se financiamento FCT – tabela FCT, se outro financiamento – tabela da FCUP em vigor). O pagamento é efetuado por transferência bancária.

Seguro Social Voluntário: Desde que a bolsa seja de duração igual ou superior a 6 meses, e em cumprimento do disposto no Estatuto de Bolseiro na versão atual, o bolseiro terá direito à assunção, por parte da FCUP, dos encargos resultantes das contribuições que incidem sobre o primeiro dos escalões, correndo por conta própria o acréscimo de encargos decorrente da opção por uma base de incidência superior.

Seguro de Acidentes pessoais: Durante o período de concessão da bolsa, o bolseiro será coberto por um seguro de acidentes pessoais.

Métodos de seleção:  Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
O contrato será atribuído com base no currículo, competências técnicas e experiência dos candidatos. A ordenação dos candidatos será realizada através de uma avaliação global (AG) do Desempenho Académico (DA), Experiência Profissional na Área de Estudo (EP) e Carta de Motivação (CM), de acordo com os seguintes critérios:
 
DA: Desempenho académico relevante para a área científica, tendo em conta a adequação dos graus académicos à posição, bem como o desempenho do candidato em cada um desses graus, classificado de 0 a 10.
EP: Experiência profissional na área de estudo, incluindo produção científica, classificada de 0 a 10.
CM: Avaliação global da motivação do candidato e do interesse na área de investigação, tendo por base a carta de motivação e qualquer outro elemento constante no CV ou certificados que possa contribuir para esta apreciação, classificada de 0 a 10.
AG = (DA*0,4) + (EP*0,4) + (CM*0,2)
 
O candidato que possua um grau académico ou diploma estrangeiro cuja classificação final esteja expressa numa escala de classificação diversa da portuguesa ou não possua classificação, para efeitos de avaliação, deve o mesmo apresentar documento comprovativo do reconhecimento do grau ou diploma estrangeiro e da conversão da classificação para a escala de classificação portuguesa até à data de termo das candidaturas ao concurso. Caso os documentos comprovativos de grau submetidos pelos candidatos não apresentem a classificação final do grau exigido neste edital com a respetiva nota convertida para a escala de classificação portuguesa, o júri considerará, para efeitos de avaliação, que o candidato possui a classificação mínima (10 valores de um máximo de 20 valores) exigida para a obtenção de grau em Portugal.
Não são elegíveis para a concessão de bolsa, os candidatos cuja candidatura seja avaliada com uma classificação final inferior a 6 pontos.
Composição do júri de seleção:
  • Presidente – José Alberto Álvares Pereira Gonçalves, Professor Auxiliar, FCUP;
  • 1.º vogal efetivo – Maria Clara Gomes Quadros Lázaro da Silva, Prof. Auxiliar, FCUP;
  • 2.º vogal efetivo – Maria Joana Afonso Pereira Fernandes, Prof. Associada, FCUP;
  • 1.º vogal suplente – Américo da Silva Magalhães, Investigador (Doutorado de Nível Inicial), FCUP;
  • 2.º vogal suplente - Catarina Maria Pinto Mora Pinto de Magalhães, Prof. Auxiliar, FCUP.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: os resultados finais da avaliação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de email.

A entidade de acolhimento poderá recorrer à lista de ordenação final para substituição do bolseiro selecionado no caso deste desistir do lugar, até um ano.

Audiência Prévia e prazo para a Decisão Final: Atendendo a urgência nesta contratação de modo a não comprometer a execução do projeto, nos termos previstos nas alíneas a) e c) n. 1º do artigo 124. º do CPA, dá-se conhecimento que não se procederá à audiência dos interessados.

Prazo de candidatura e forma de apresentação de candidaturas: O prazo de apresentação de candidaturas será de 10 dias úteis a partir da data da publicação do edital. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, na página do concurso no Infociências, com a seguinte documentação:
  1. Carta de motivação;
  2. Curriculum Vitae;
  3. Certificado de habilitações;
  4. Declaração de elegibilidade (em anexo);
  5. Outros documentos comprovativos considerados relevantes;
Os documentos indicados nas alíneas a) a e) devem ser submetidos num único ficheiro em formato zip na página do concurso.

Documentos de suporte à contratualização:  No ato da contratualização, o bolseiro deverá fornecer os documentos a seguir indicados:
  • formulário de dados pessoais;
  • fotocópia do Passaporte e/ou Autorização de Residência (se aplicável);
  • fotocópia do IBAN/NIB português;
  • comprovativo de inscrição no Mestrado em Engenharia Geoespacial ou áreas afins
ou
comprovativo curso não conferente de grau; Documento comprovativo ou declaração devidamente assinada pelo órgão máximo da instituição que o curso se encontra previsto no respetivo projeto educativo e que o mesmo é desenvolvido em associação ou cooperação com, pelo menos, uma unidade de I&D (indicar qual ou quais em concreto); e Estatutos das entidades que desenvolvem o curso juntamente com a instituição de ensino superior, por forma a verificar se as mesmas são consideradas unidades de I&D, para efeitos do disposto no artigo 16.º do Decreto-Lei n.º 63/2019, de 16 de maio;
  • reconhecimento de grau estrangeiro (se aplicável);
  • declaração de dedicação exclusiva;
  • Ciência ID e ORCID ID.
Compromisso: Em cumprimento da alínea h) do artigo 9º da Constituição, a Universidade do Porto, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação. Neste sentido, termos como “candidato”, “selecionado”, “recrutado”, “provido”, “autor”, “professor”, de entre outros que se referiram às pessoas que se candidatam ao concurso, não são usados, neste Edital, para referir o género das mesmas.
De igual modo, nenhum candidato pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.

Contratação:
A contratação está condicionada à assinatura do termo de aceitação do projeto Atlântida II (NORTE2030-FEDER-01799200) e às inerentes condições de aprovação no que à presente vaga diz respeito.
 
O concurso encontra-se aberto de 30/07/2025 a 12/08/2025.

Edital
Declaração de elegibilidade
Logotipos
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Last update: 2022-07-18 I  Page created on: 2025-08-01 at 06:19:31 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book