Go to:
Logótipo
You are in:: Start > Publications > View > As Raízes do Dragão: Memória, Identidade e Marca no Museu FC Porto
Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática
Publication

As Raízes do Dragão: Memória, Identidade e Marca no Museu FC Porto

Title
As Raízes do Dragão: Memória, Identidade e Marca no Museu FC Porto
Type
Thesis
Year
2024-11-07
Authors
Ana Catarina Veloso da Silva
(Author)
FEP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences
Associated Institutions
FEP - Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Other information
Resumo (PT): O desporto torna-se, cada vez mais, uma área de grande relevância em termos de organização e de gestão, que tenderá certamente a crescer no futuro. O Museu FC Porto, localizado na cidade do Porto, Portugal, é uma instituição que tem um papel elementar na preservação da história e cultura do Clube. Fundado em 2013, o museu é muito mais do que uma simples coleção de objetos e troféus desportivos é também, um espaço onde reina a identidade, a paixão e a memória de um clube. A memória é a base sobre a qual a identidade de um clube desportivo é construída. Preservar e a gerir cuidadosamente as memórias do FC Porto, são responsabilidades críticas do Museu FC Porto. Uma gestão eficaz dessas memórias vai influenciar a forma como toda a organização é percebida no presente e no futuro. A identidade dos fãs está igualmente enraizada na história e nas conquistas do FC Porto. Os fãs identificam-se com as memórias do clube, e essa identificação influencia, por sua vez, o seu comportamento de consumo. Sendo assim, a interseção da memória e gestão, identidade e consumo no Museu FC Porto é intrínseca à construção da marca do clube e à sua relação com os adeptos. Igualmente as estratégias de marketing desportivo e merchandising desempenham também um papel vital. Esta dissertação buscará aprofundar a compreensão desses elementos interligados e a sua influência na dinâmica do Museu FC Porto e na relação entre o clube e os seus adeptos e simpatizantes. A principal questão de investigação é a seguinte: De que maneira a gestão eficaz das memórias no Museu FC Porto, aliada às estratégias de marketing desportivo, contribui para a construção da identidade do clube e influencia o comportamento de consumo dos adeptos? Este estudo tem ainda como objetivos investigar como o Museu FC Porto preserva e administra as memórias do clube; investigar a eficácia das práticas de preservação e exposição de objetos e documentos relacionados à história do clube; avaliar a importância da preservação histórica na construção da identidade do clube; analisar como a identidade do clube é percebida pelos adeptos com base nas memórias preservadas no museu; identificar as conexões entre a identidade do clube, a lealdade dos adeptos e o consumo de produtos relacionados ao FC Porto; e analisar as estratégias de marketing desportivo implementadas pelo FC Porto. Será ainda imprescindível avaliar como o merchandising contribui para a experiência dos fãs e para a sustentabilidade financeira da organização, bem como comparar as práticas de gestão de memória, identidade e marketing desportivo do FC Porto com as de outros clubes desportivos de sucesso para no fim identificar boas práticas e lições aprendidas que possam ser aplicadas para melhorar a gestão e promoção da identidade do FC Porto; e, por fim, investigar as tendências emergentes na gestão de memória, marketing desportivo e merchandising no contexto dos clubes desportivos e propor estratégias inovadoras para manter a relevância do Museu FC Porto e fortalecer a identidade do clube no futuro. Esta pesquisa pretende ainda preencher uma lacuna na literatura, que é a falta de estudos existente sobre marketing desportivo, gestão de museus desportivos, construção de identidade de fãs e preservação de memórias relacionadas a clubes desportivos. Os resultados desta pesquisa têm, assim, o potencial de beneficiar significativamente o Museu FC Porto, o clube e outras organizações desportivas, e de contribuir para novos insights e abordagens práticas. Os resultados desta pesquisa não serão apenas valiosos em si mesmos, mas também têm o potencial de servir como base para pesquisas futuras, que explorem ainda mais a dinâmica entre memória e gestão, identidade e consumo.
Language: Portuguese
No. of pages: 70
Documents
File name Description Size
As Raízes do Dragão - Memória, Identidade e Marca no Museu FC Porto - Ana Catarina Veloso da Silva As Raízes do Dragão: Memória, Identidade e Marca no Museu FC Porto. 1569.62 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-11-15 at 23:13:12 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book