Resumo (PT):
O desporto torna-se, cada vez mais, uma área de grande relevância em termos de organização e de gestão, que tenderá certamente a crescer no futuro. O Museu FC Porto, localizado na cidade do Porto, Portugal, é uma instituição que tem um papel elementar na preservação da história e cultura do Clube. Fundado em 2013, o museu é muito mais do que uma simples coleção de objetos e troféus desportivos é também, um espaço onde reina a identidade, a paixão e a memória de um clube.
A memória é a base sobre a qual a identidade de um clube desportivo é construída. Preservar e a gerir cuidadosamente as memórias do FC Porto, são responsabilidades críticas do Museu FC Porto. Uma gestão eficaz dessas memórias vai influenciar a forma como toda a organização é percebida no presente e no futuro. A identidade dos fãs está igualmente enraizada na história e nas conquistas do FC Porto. Os fãs identificam-se com as memórias do clube, e essa identificação influencia, por sua vez, o seu comportamento de consumo. Sendo assim, a interseção da memória e gestão, identidade e consumo no Museu FC Porto é intrínseca à construção da marca do clube e à sua relação com os adeptos. Igualmente as estratégias de marketing desportivo e merchandising desempenham também um papel vital.
Esta dissertação buscará aprofundar a compreensão desses elementos interligados e a sua influência na dinâmica do Museu FC Porto e na relação entre o clube e os seus adeptos e simpatizantes. A principal questão de investigação é a seguinte: De que maneira a gestão eficaz das memórias no Museu FC Porto, aliada às estratégias de marketing desportivo, contribui para a construção da identidade do clube e influencia o comportamento de consumo dos adeptos?
Este estudo tem ainda como objetivos investigar como o Museu FC Porto preserva e administra as memórias do clube; investigar a eficácia das práticas de preservação e exposição de objetos e documentos relacionados à história do clube; avaliar a importância da preservação histórica na construção da identidade do clube; analisar como a identidade do clube é percebida pelos adeptos com base nas memórias preservadas no museu; identificar as conexões entre a identidade do clube, a lealdade dos adeptos e o consumo de produtos relacionados ao FC Porto; e analisar as estratégias de marketing desportivo implementadas pelo FC Porto. Será ainda imprescindível avaliar como o merchandising contribui para a experiência dos fãs e para a sustentabilidade financeira da organização, bem como comparar as práticas de gestão de memória, identidade e marketing desportivo do FC Porto com as de outros clubes desportivos de sucesso para no fim identificar boas práticas e lições aprendidas que possam ser aplicadas para melhorar a gestão e promoção da identidade do FC Porto; e, por fim, investigar as tendências emergentes na gestão de memória, marketing desportivo e merchandising no contexto dos clubes desportivos e propor estratégias inovadoras para manter a relevância do Museu FC Porto e fortalecer a identidade do clube no futuro.
Esta pesquisa pretende ainda preencher uma lacuna na literatura, que é a falta de estudos existente sobre marketing desportivo, gestão de museus desportivos, construção de identidade de fãs e preservação de memórias relacionadas a clubes desportivos. Os resultados desta pesquisa têm, assim, o potencial de beneficiar significativamente o Museu FC Porto, o clube e outras organizações desportivas, e de contribuir para novos insights e abordagens práticas. Os resultados desta pesquisa não serão apenas valiosos em si mesmos, mas também têm o potencial de servir como base para pesquisas futuras, que explorem ainda mais a dinâmica entre memória e gestão, identidade e consumo.
Language:
Portuguese
No. of pages:
70