Go to:
Logótipo
You are in:: Start > Project: PRR - 10/C06-i07/2024.P11729
Buildings Map
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Project: PRR - 10/C06-i07/2024.P11729

Project name: Agro@TecVerde - Rede integrada de formação para a modernização das Ciências Agrárias
Project code: PRR - 10/C06-i07/2024.P11729
Intervention Region: Norte
Proposing institution/Lead promoter/Coordinating entity: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Partner(s)/Co-promoter(s)/Participating institution(s): Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar; Instituto Politécnico de Bragança; Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Universidade dos Açores
Start date: 2024-01-01
Completion date: 2026-06-30
Eligible Cost of the Project
Total Eligible Cost: 3.521.250,00 EUR
Eligible Cost in the University of Porto: 804.849,00 EUR
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto: 301.996,00 EUR
Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar: 502.853,00 EUR
Objectives, activities and expected/achieved results
O projeto do consórcio Agro@TecVerde procurará aumentar a atratividade do setor, para formar profissionais e promover inovação, em colaboração com diversas entidades, tendo como objetivos estratégicos: 1) Aumentar a atratividade dos cursos agrários através de campanhas e iniciativas; 2) Modernizar currículos de licenciaturas e mestrados, incorporando tecnologias e os conceitos da sustentabilidade e do One Health e melhorar das condições de ensino; 3) Promover programas de formação para requalificação de profissionais agrários, enfatizando competências digitais e sustentabilidade; 4) Estimular colaborações entre escolas agrárias e instituições de ensino digital e tecnológico; 5) Racionalizar e fortalecer a rede de ensino superior em Ciências Agrárias no norte de Portugal e Ilhas dos Açores, procurando a eficiência e as sinergias entre instituições; 6) Implementar uma estratégia de internacionalização em parceria com instituições de ensino superior estrangeiras relevantes em Ciências Agrárias, procurando a cooperação e intercâmbio global.
O projeto do Agro@TecVerde estimulará a colaboração entre as IES do consórcio e diversos parceiros, visando fortalecer o ensino e a formação na área agrária com uma oferta de cursos inovadores e novas formas de cooperação. Através da internacionalização promoverá parcerias científicas e educacionais entre as IES do consórcio e instituições estrangeiras, especialmente aquelas com sistemas agrários dinâmicos. O projeto do Agro@TecVerde incorpora a experiência em agricultura de precisão da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD e de especialistas em tecnologias digitais de outras IES do consórcio, assegurando uma proposta coesa e alinhada com os requisitos do Aviso 10/C06-i07/2024 - submedida Reforma e Modernização das Ciências Agrárias.
No Anexo B constam os protocolos e cartas de conforto com parceiros que participarão ou manifestaram interesse em participar nas diversas ações do projeto do Agro@TecVerde. Para atingir os objetivos estratégicos, o Agro@TecVerde prevê atuar nas seguintes áreas:
1. Promoção de campanhas de comunicação para destacar os benefícios económicos, sociais e ambientais da atividade agrícola, desconstruir estereótipos negativos e valorizar as formações. Realizar campanhas para informar sobre as oportunidades e benefícios do ensino agrário.
2. Atualização dos currículos dos cursos conferentes de grau de acordo com os desafios atuais. Estabelecer parcerias para aprimorar a carreira e o progresso profissional, por meio do alinhamento da oferta com as necessidades do mercado.
3. Incentivos Financeiros e Bolsas de Estudo, desenvolvendo programas de bolsas de estudo para incentivar o interesse dos estudantes.
4. Fortalecimento do Ensino Profissional, promovendo a colaboração entre IES do consórcio e instituições de ensino profissional. Incentivar o intercâmbio de conhecimentos e recursos, criar estratégias para atrair talentos e fixar estudantes.
5. Investir na formação e valorização dos professores do ensino básico e secundário, oferecendo programas de desenvolvimento profissional e incentivos à especialização, aprofundando as parcerias entre escolas secundárias, IES e empresas.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-12-18 at 10:13:49 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book