Pesquisa e gestão de referências

Área de Apoio à Realização de Trabalhos Académicos.

1. Fontes de Informação Disponíveis – Pesquisa

Os utilizadores da biblioteca têm à sua disposição bibliografia portuguesa e estrangeira na área das Ciências da Nutrição; as fontes de informação disponíveis respondem a diferentes necessidades de pesquisa.

Catálogo bibliográfico online da Biblioteca da FCNAUP

Identificação dos documentos que integram a coleção existente na biblioteca da FCNAUP.

Fonte Pesquisa
Obras de referência (dicionários e enciclopédias) Definição e/ou tradução de um termo, explicação de um conceito
Coleção de dados estatísticos Recolha de dados estatísticos e epidemiológicos
Manuais e livros de texto Estudo e aprendizagem dos conteúdos relativos a cada Unidade Curricular
Livros especializados na área das Ciências da Nutrição e das Ciências Biomédicas Informação mais aprofundada sobre um tema específico
Publicações periódicas (revistas especializadas) Investigação exaustiva e atualizada sobre um tema específico
Produção científica de docentes e investigadores da FCNAUP (quando depositados na biblioteca) Investigação exaustiva e atualizada sobre um tema específico da autoria de docentes e investigadores da FCNAUP
Teses e outras provas académicas Investigação original

Bases de dados bibliográficas online e outros recursos eletrónicos

Pesquisa e visualização de referências bibliográficas

Fonte Pesquisa
Bases de dados online multidisciplinares (ex: Scopus) Exploração multidisciplinar de um tema específico
Bases de dados online específicas (ex: PubMed) Pesquisa de referências e visualização de publicações: artigos científicos relevantes num determinado tema

Comunicação com a comunidade científica, profissional e outra

A biblioteca da FCNAUP sugere que a comunicação formal e informal com docentes, especialistas, organizações de saúde, instituições governamentais e/ou associações profissionais pode resultar numa importante fonte de informação para o investigador.

2. Avaliação da qualidade da informação

2.1 Apreciação crítica de artigos científicos

A leitura crítica de artigos científicos deve ter em conta a resposta às seguintes questões:

2.2 WWW

Um portal académico (ex: BVUP) oferece menos recursos de informação, mas a qualidade do conteúdo disponibilizado é garantida pelo crivo académico; um motor de pesquisa (ex: Google) oferece mais recursos de informação, mas a responsabilidade pela avaliação da qualidade dos conteúdos recai no utilizador. Neste sentido, a biblioteca sugere que a leitura crítica dos conteúdos disponibilizados na World Wide Web deve ter em conta a resposta às seguintes questões:

Existem agências que acreditam os sites na área da saúde. Conheça a iniciativa da Health on the Net (HON)Foundation HON Code of Conduct (HONcode) for medical and health Web sites.

3. Norma bibliográfica da FCNAUP – apresentação de referências bibliográficas em trabalhos académicos

3.1 Norma bibliográfica da FCNAUP

Todas as pessoas procuram referências, mas muito poucas têm consciência de que o seu próprio trabalho pode constituir uma referência procurada por outrem.

A norma bibliográfica adotada pela FCNAUP para a redação do Trabalho Complementar da UC Estágio, Licenciatura em Ciências da Nutrição, de acordo com regulamento próprio, é a Uniform Requirements for Manuscrits submitted to Biomedical Journals (ICMJE); atualmente considerada o modelo mais utilizado em Biomedicina, sugere-se a sua utilização alargada no âmbito da redação de qualquer trabalho académico da FCNAUP. A norma bibliográfica estabelece as regras para a apresentação das fontes de informação utilizadas na elaboração de trabalhos académicos: ao longo do documento (citações numéricas), e no final do documento (referências bibliográficas ordenadas por ordem numérica de citação). Os estudantes de cursos de pós-graduação devem solicitar indicações afins junto dos coordenadores dos respetivos cursos.

Exemplos de referências bibliográficas

Livros

Autor. Título. Edição. Local de edição: Editor; data de publicação.

Ex: Moreira P. Obesidade: muitos pesos, várias medidas. 2.ª ed. Lisboa: Ambar; 2005.

Artigos científicos

Autores do artigo de publicação periódica. Título do artigo de publicação periódica: complemento de título. Titulo da publicação periódica. Ano da publicação periódica; volume da publicação periódica (número da publicação periódica): paginação do artigo de publicação periódica.

Ex: Rodrigues S, Franchini B, Graça P, de Almeida MDV. A new food guide for the Portuguese population. J Nutr Educ Behav. 2006; 38(3): 189-95.

Documentos eletrónicos

Autor. Título [designação do tipo de material]. Edição. Local de edição: Editor; data de publicação. [data de atualização; data de citação]. Acessibilidade.

Ex: Institute of Medicine, Food and Nutrition Board. Dietary reference intakes: a risk assessment model for establishing upper intake levels for nutrients [Internet]. Washington: National Academy Press; 1998 [citado em 2004 Mar 30]. Disponível em: http://www.nap.edu/catalog/6432.html

Para saber mais, consulte o guia editado pela biblioteca, intitulado Referências bibliográficas: guia de elaboração e apresentação – pode adquiri-lo na biblioteca.

3.2 EndNote - programa informático de apoio à gestão de referências bibliográficas

Permite pesquisar, guardar, criar e editar referências bibliográficas na criação de documentos (ex: Word)

AVISO: para instalar o EndNote, deve aceder ao servidor de software da U.Porto (autenticação federada). Agora também disponível para IPAD.

EndNote 20 (Windows ou MAC), instale a versão mais recente do programa a partir do servidor de software da U.Porto e instale as configurações da FCNAUP recorrendo aos ficheiros disponíveis em Suplementos (suplementos para download para versão 20 Windows e MAC) ou através da instalação automática dos  EndNote20_Suplementos_FCNAUP.exe para Windows.

Estilo bibliográfico da FCNAUP

Copiar o ficheiro FCNAUP_2010.ens para C:\Program Files\EndNote 20\Styles

Templates em Word

Na versão X20, deixou de existir a pasta Templates, pelo que sugerimos que grave apenas o template word pretendido numa pasta de documentos.

Ligação ao Catálogo Bibliográfico da FCNAUP

Copiar o ficheiro CatalogoFCNAUP.enz para C:\Program Files\EndNote 20\Connections

EndNote Library com exemplos ilustrativos dos references types mais utilizados no EndNote

Copiar o ficheiro FCNAUPexemplos.enlx para C:\Program Files\EndNote 20\Examples

Tutoriais de Apoio

Realize a Proposta de trabalho com base no tutorial de apoio disponível em: EndNote 20 em 7 minutos (WIN; MAC).

Para saber mais, consulte os materiais de apoio disponibilizados.

3.3 Referenciação de figuras, ilustrações, fotos ou qualquer tipo de imagem em trabalhos académicos e de investigação científica

Imagens, figuras, fotografias estão protegidas pelos direitos de autor, segundo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos: a utilização das obras de outrem carece de autorização dos titulares dos direitos das mesmas e pode implicar o pagamento de uma licença de utilização.

A lei prevê a utilização livre da obra em ambiente pedagógico ou científico e também para fins de informação (dispensa autorização do autor e do titular de direitos). As exceções podem ser encontradas no artigo 75º do capítulo II do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (CDADC). Acresce que a utilização livre da obra carece da identificação da fonte (artigo 76º).

4. Atualização da informação

A biblioteca da FCNAUP sugere alguns passos manter a sua pesquisa atualizada:

  1. Consulte regularmente as rubricas Novos títulos, Notícias, bem como o cartaz de divulgação afixado na biblioteca.
  2. Consulte regularmente os sumários das revistas assinadas em papel pela FCNAUP.
  3. Consulte bases de dados bibliográficas com regularidade, defina expressões de pesquisa e registe-se para receber alertas por email - email alerts ou RSS feeders (ex: PubMed, Scopus, ISI Web of Knowledge, ScienceDirect).
  4. Participe em grupos de discussão sobre determinado tema e subscreva mailing lists: informe-se junto da biblioteca.
  5. Consulte o relatório anual de atividades da FCNAUP(rubrica Atividades de Investigação).

5. Pesquisa de informação durante o período de estudo no estrangeiro

A estadia no estrangeiro é sempre uma experiência rica em vivências, partilha de saberes e sobretudo de troca de informação. Informe-se junto da biblioteca de destino no sentido de saber quais as fontes de informação e recursos de pesquisa disponíveis.

Antes de partir, procure saber de que forma pode aceder aos recursos eletrónicos subscritos pela FCNAUP/U.Porto a partir de pontos de acesso exteriores à FCNAUP; para o efeito, consulte a página dos Recursos Eletrónicos da FCNAUP. Paralelamente, existem repositórios em Open Access que disponibilizam de forma livre e gratuita literatura científica e académica em formato digital, como por exemplo a BioMedCentral, DOAJ, Free Medical Journals, Highwire Press, ÍndexRMP, SciElo.ORG, SciElo.PT.

6. Edição e difusão dos trabalhos académicos

6.1 Orientações para a redação dos trabalhos académicos

As normas para a redação das teses e trabalhos académicos são da responsabilidade das respetivas coordenações de curso. A biblioteca disponibilizou alguns templates em word para a redação dos trabalhos académicos da FCNAUP na instalação EndNote local (ver ponto 3.2); estes modelos de texto procuram reproduzir as orientações definidas nos regulamentos dos cursos, no entanto, cabe ao estudante confirmar sobre a adequação destes templates à data junto da coordenação do curso.

Existe ainda um manual de imagem da U.Porto que inclui uma orientação relativa às capas das teses de pós-graduação (https://manualdeimagem.up.pt/); no entanto, sugerimos que o estudante confirme qual o modelo vigente junto de pessoa competente na FCNAUP (diretor de curso ou coordenação de curso).

6.2 Edição de tese em forma de artigo: algumas notas

A redação das teses ou dissertações académicas em forma de artigo (ou como compilação de vários artigos) pode levantar algumas questões relacionadas com a publicação dos artigos em revistas científicas.

Caso o artigo tenha sido publicado em revista antes de editar a sua tese, deve confirmar junto da revista quais as condições para reproduzir o artigo, na maioria dos casos é necessário pedir autorização à editora da revista e referenciar de forma adequada o artigo publicado (a título de exemplo, sugere-se a consulta da “Permissions Request for re-use material” da editora Cambridge (http://www.cambridge.org/about-us/rights-permissions/permissions/permissions-requests-our-authors/).

Caso o artigo tenha sido submetido para publicação, mas ainda não tenha sido publicado à data da edição da tese, o autor deve acautelar que a versão integral não fique disponível para o público até publicação do artigo, recorrendo a um período de embargo.

A editora da revista poderá recusar a publicação do artigo caso verifique que o manuscrito do artigo está disponível na íntegra para o público no repositório digital, por exemplo.

6.3 Difusão dos trabalhos académicos

As teses e dissertações académicas da FCNAUP são registadas no SIGARRA pelos serviços competentes (Serviços Académicos), sendo que as publicações depositadas no SIGARRA em acesso livre estarão igualmente disponíveis no Repositório Aberto da U.Porto e são recuperadas na pesquisa em portais e repositórios científicos de acesso aberto, nacionais e internacionais.

Os trabalhos publicados resultantes de projetos financiados pela FCT ou pela Comissão Europeia têm que estar disponíveis em acesso livre (Política Acesso Aberto FCT; Open Access Horizon 2020). Informe-se junto dos serviços competentes. 

A biblioteca faz arquivo das teses entregues à biblioteca em formato papel e digital (sempre que aplicável) e disponibiliza os exemplares para consulta local, na sala de leitura, ou consulta online, a partir do catálogo bibliográfico (se aplicável).

Peça apoio personalizado através do email biblioteca@fcna.up.pt e fique atento às ações de formação promovidas pela biblioteca da FCNAUP! (a consulta desta página obriga a autenticação no sistema de informação)