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Alimentação para Atletas

Código: LCN3101     Sigla: ALIMAT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 89 Plano Oficial da Licenciatura 3 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo geral desta Unidade Curricular (UC) é capacitar o estudante para a prescrição de planos alimentares para atletas, com o objetivo de melhorar o rendimento desportivo e a sua saúde, de acordo com a sua composição corporal, idade, sexo, modalidade, a fase competitiva e condições ambientais, entre outros, quer em planos individuais quer em menus coletivos, quer no local de treino habitual, quer em viagem.

Será apresentada a evidência mais atual sobre cada um dos tópicos com exemplificação de aplicação dos mesmos.

Resultados de aprendizagem e competências

Compreender os fundamentos teóricos, saber avaliar e interpretar os resultados das diferentes metodologias de avaliação nutricional de atletas;

Saber prescrever planos alimentares adequados ao emagrecimento ou hipertrofia muscular de atletas;

Saber estabelecer planos alimentares nutricionalmente adequados ao atleta, de acordo com, entre outros, a modalidade, o ciclo competitivo, as condições ambientais, a composição corporal, a idade, o sexo e os objetivos de rendimento;

Prestar aconselhamento alimentar avançado para desportistas;

Desenvolver competências que possibilitem elaborar planos alimentares para grupos de atletas em viagem;

Demonstrar as competências essenciais de comunicação com esta população específica;

Pautar a atuação com base na evidência científica;

Respeitar a saúde do atleta como pedra angular da sua ação clínica;

Saber ser comunicativo, dinâmico, empático e estudioso e estar atualizado alimentação do desporto;

Ser capaz de assumir, na equipa multidisciplinar, o papel correspondente ao seu estatuto profissional na alimentação de desportistas num contexto multidisciplinar.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Ainda que não seja pré-requisito obrigatório, o estudante deve, preferencialmente, ter concluído com sucesso a UC Nutrição e Exercício Físico.

Programa

Avaliação nutricional do atleta: avaliação da ingestão, estado hídrico, composição corporal, gasto energético e bioquímica;

Gestão da composição corporal: emagrecimento, “making weight” e hipertrofia muscular;

Particularidades fisiológicas do atleta em idade pediátrica e sénior, da atleta feminina, do atleta vegetariano, do atleta diabético e do atleta durante o Ramadão;

Necessidades nutricionais e recomendações alimentares para atletas de endurance e ultraendurance, de força e potência, desportos de equipa e por categorias de peso;

Desafios do atleta em viagem e catering para grupos de atletas.

Bibliografia Obrigatória

Louise Burke, Michelle Minehan e Vicki Deakin; Clinical Sports Nutrition 6th Edition, McGraw-Hill Education, 2021. ISBN: 9781760425647
Jeukendrup, A. & Gleeson, M. ; Sports Nutrition 3rd ed. New York, USA: Human Kinetics; 2019.

Bibliografia Complementar

Desbrow B, McCormack J, Burke LM, Cox GR, Fallon K, Hislop M, Logan R, Marino N, Sawyer SM, Shaw G, Star A, Vidgen H, Leveritt M. ; . Sports dietitians Australia position statement: sports nutrition for the adolescent athlete. Int J Sports Nutr Exerc Metab. (2014) 24:570–84.
Thomas DT, Erdman KA, Burke LM. ; Position of the Academy of Nutrition and Dietetics, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance. J Acad Nutr Diet. 2016 Mar;116(3):501-528
Burke LM, Hawley JA. ; Swifter, higher, stronger: What's on the menu? Science. 2018 Nov 16;362(6416):781-787

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A Unidade Curricular engloba um total de 28 horas de contacto presencial, incluindo 14 horas de exposição teórica e 14 horas de teoria articulada com a prática. Constitui desígnio das aulas teóricas apresentar o resumo do estado da arte, promover a aquisição de informação atualizada e sistematizada sobre as temáticas estudadas procurando estimular nos estudantes o interesse de estender e aprofundar os conhecimentos nas aulas teórico-práticas, que são o palco de excelência para se privilegiar o gesto do estudante gerir a informação científica. Nas Sessões Teórico-práticas dá-se continuidade às matérias apresentadas nas aulas teóricas, expandindo-as a exercícios e atividades de resolução de problemas, apresentando casos concretos, propondo temas complementares ou discussões mais profundas. Nas horas de não contacto os estudantes deverão aprofundar os conteúdos explorados nestas sessões, de acordo com a bibliografia recomendada para a unidade de formação.

Numa UC desta natureza, é fundamental garantir uma forte aquisição dos fundamentos teóricos, proporcionar competências na sua aplicação com base nos processos metodológicos mais adequados ao contexto, respeitar as normas éticas e deontológicas. Dada a dinâmica do conhecimento, pretende-se que os estudantes se familiarizem com a geração do conhecimento e não apenas com o conhecimento per si, pelo que se estimula a participação activa dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem, o desenvolvimento do pensamento crítico, a discussão de tópicos e questões, a resolução de problemas e a tomadas de decisão. Estes métodos que acentuam a actividade e responsabilidade do estudante na aprendizagem, serão privilegiados particularmente nas sessões práticas.

Estas estratégias didáticas de ensino com a participação ativa dos estudantes, quer pela preparação prévia dos conteúdos, quer pela sua discussão interativa e reflexiva com os docentes, permitem uma melhor compreensão e retenção dos conteúdos e dessa forma contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento, da aquisição dos objetivos e competências previstas. O desenvolvimento do conhecimento das distintas metodologias investigacionais é alcançado pela estratégia seguida nas aulas práticas, cuja estrutura se baseia na construção pelos docentes e estudantes de cenários de estudo de caso, com consequente ajuste da componente alimentar. Assim sendo, as metodologias de ensino da unidade curricular, e a sua organização, são coerentes com os objetivos da unidade curricular.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Exame 70,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 28,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho escrito 14,00
Total: 70,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência na UC está condicionada à presença do estudante em 75% do total de aulas laboratoriais previstas, de acordo com o Regulamento Académico da FCNAUP, e à obtenção de classificação igual ou superior a 9,50 valores na avaliação distribuída.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Esta Unidade Curricular utiliza um método de avaliação distribuída com exame final (AD + EF). A avaliação distribuída implica ter frequência nas Sessões Laboratoriais e compreende a resolução de exercícios e a entrega atempada dos trabalhos escritos propostos e a observação direta dos estudantes nas aulas. Dado considerarmos existir um mínimo de competência, para obter frequência à UC e realizar o exame final os estudantes necessitam de obter classificação igual ou superior a 9,50 valores.  O Exame Final consiste na resposta a um conjunto de questões para desenvolvimento que podem ser de resposta de escolha múltipla, completar frases, verdadeiro ou falso, ou resposta alargada e ou limitada. Dado considerarmos existir um mínimo de competência, apenas são aprovados os estudantes que obtiverem na prova escrita uma classificação igual ou superior a 9,50 valores. 

A classificação final (CF) resulta de: CF = (EF x 70 %) + (AD x 30 %).

 

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes cujo estatuto permite dispensa das aulas laboratoriais devem contactar o docente responsável pela unidade curricular nas primeiras semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação na avaliação distribuída será obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas laboratoriais e que serão divulgados e orientados pelo docente da unidade curricular. A aprovação na avaliação distribuída é um pré-requisito para a admissão do estudante à prova escrita do exame final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a Regulamento Académico da FCNAUP.
A avaliação de estudantes em mobilidade ou outras situações especiais será definida no início do ano letivo.

Melhoria de classificação

De acordo com a Regulamento Académico da FCNAUP.

Observações

O horário de atendimento aos alunos é à sexta-feira das 14h00 às 18h00 no Gabinete 3.203.B. O atendimento aos estudantes deve ser solicitado por correio eletrónico dirigido ao responsável pela unidade curricular (vhugoteixeira@fcna.up.pt).
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