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Hábitos Alimentares - Abordagem Integrada II

Código: CN12005     Sigla: HABAII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 109 Plano oficial 1 - 5,5 56 148,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objectivo geral: Fornecer aptidões para a compreensão das relações entre factores comportamentais e psicológicos e a saúde. Objectivos específicos: Proporcionar conhecimentos sobre: a) o Conceito biopsicossocial de Saúde e implicações no estudo e intervenção multidisciplinar da saúde; b) os comportamentos enquanto factores de saúde e de doença; c)a importância das determinantes psicossociais dos comportamentos de consumo relacionados com a saúde, nomeadamente do comportamento alimentar; d) a compreensão da interacção desses factores ao longo do ciclo de vida e o seu contributo para moldar atitudes e decisões; e) os métodos e técnicas de investigação sobre comportamentos num contexto da saúde e da doença.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer teorias, modelos e técnicas de recolha de dados associados ao campo de conhecimento e descritos no programa da disciplina.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O Comportamento e a Promoção da Saúde 1.1. Stress, comportamento e saúde, estilo de vida, qualidade de vida. 1.2. Determinantes psicossociais da saúde. Comportamentos patogénicos e comportamentos protectores da saúde. 1.3. Factores psicossociais e prevenção da doença. 1.3.1. O papel das emoções e da rede social. 1.3.2. O grupo (factor de socialização) como elemento de pertença e integração social. 1.4. Aquisição e desenvolvimento das atitudes face à saúde em crianças e jovens. 1.4.1. Desenvolvimento cognitivo e atitudes face à saúde 1.4.2. Diferenças individuais e atitudes face à saúde. A família, os companheiros, o grupo, a escola, os média. 2. Cognição Social e Promoção da Saúde. 2.1. Atitudes e estereótipos na promoção da saúde. 2.1.2. Aprendizagem Social e Auto-eficácia. 2.2. Modelos de Cognição social 2.2.1. Modelo da Acção Planeada. 2.2.2. Modelo das Crenças da Saúde. 2.2.3. Modelo dos Estádios de Mudança. 2.2.4. Modelo do Processo Acção para a Saúde. 2.3. Os Modelos da Cognição Social e as Escolhas Alimentares. 3. O Comportamento Alimentar e Estilo alimentar 3.1. Aquisição das preferências e hábitos alimentares da infância à adolescência. 3.2. Efeitos dos Meios de comunicação na moldagem dos hábitos alimentares. 3.3. Determinantes do Comportamento Alimentar. Factores de personalidade e as emoções. 3.4. Obesidade e estilo Alimentar.

Bibliografia Obrigatória

Baron Reuben M.; Social psychology. ISBN: 0-03-021523-4
Myers, D.; Social Psychology , MaGraw-Hill. Boston, 2002
Conner, M. & Norman, P. (Ed.); Predicting and changing Health Behaviour, McGraw Hill, 2015. ISBN: 13:978-0-335-26378-3 (Investigação e prática com os modelos da cognição social.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: Método expositivo, com recurso aos multimédia. Aulas teórico-práticas: trabalho em pequeno grupo, visando a exploração de técnicas de investigação e exploração de temas propostos pelo professor. Recurso aos multimédia sempre que adequado.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 5,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 14,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 22,00
Trabalho laboratorial 31,50
Total: 148,50

Obtenção de frequência

Exame final (Exame tipo americano). Trabalhos práticos a serem orientados e apresentados nas aulas laboratoriais, valendo até 25% da nota final. O estudante terá que obter pelo menos 10 valores no exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final = (Nota do teste* X 15):20 + Nota Média dos Trabalhos TP (0-5). * Obrigatório nota mínima da 10 valores.

Os estudantes serão avaliados pela sua prestação nas aulas teóricas, pelo que poderão receber uma bonificação até 0,5 pontos.

Provas e trabalhos especiais

Todos os trabalhos a realizar nas aulas laboratotiais são obrigatórios para todos os estudantes inscritos na Unidade Curricular, mesmo estudantes trabalhadores, sem os quais não obterão aproveitamento. O tipo de trabalho práticos são defenidos no início das aulas  serão realizados com recurso às metodologias de recolha de dados apresentadas nas aulas. Os projectos iniciais serão apresentados nas aulas e a realização será igualmente acompanhada nas aulas. As apresentações orais serão feita segundo o tipo "Journal Club".
Os estudantes têm que realizar todos os trabalhos práticos propostos no inicio do semestre sem o que não obterão a frequência a aulas laboratoriais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores e estudantes da FCNAUP em mobilidade ("outgoing" ), tal como os demais, terão que  apresentar nas aulas os trabalhos práticos, sem os quais não se poderão apresentar a exame final. Os projectos dos trabalhos terão que ser previamente discutidos com o professor, de preferência numa aula ou no horário de atendimento.
Casos especiais serão analizados individualmente e resolvidos de acordo com as indicações do C. Pedagógico.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação desta UC será realizada através de exame final e de acordo com o Regulamento Académico da FCNAUP.

Observações

Horário de atendimento aos estudantes: 3ªfeira das 15h às 17h e 6ª feira das 14h às 16H, sujeito a marcação prévia por email.

No seguimento do Despacho Reitoral GR 06/12/2017, Artigo 12ª, alínea e), informa-se que os estudantes não estão autorizados a captar imagens ou gravar sons durante as actividades lectivas.

Nos trabalhos a entregar, devem incluir a Declaração de Honra indicada no Artigo 14º, alínea a).

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