Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > AMICASRA

Análises Microbiológicas na cadeia alimentar para o setor da Restauração e Alimentação Coletiva

Objetivos

Esta formação visa dotar os profissionais da área da restauração/hotelaria, de conhecimentos e de competências na área da análise de perigos microbiológicos e avaliação da qualidade microbiológica no setor da Restauração e Alimentação Coletiva.

Existe evidência científica crescente que demonstra a importância da microbiologia e segurança alimentar na perspetiva from farm to fork para a prevenção de doenças transmitidas por perigos microbiológicos em diferentes etapas da cadeia alimentar, concretamente em estabelecimentos de preparação e distribuição alimentar, uma área crucial para a economia dos setores da restauração, hotelaria e turismo.

Assim, pretende-se que os formandos atualizem os conhecimentos e desenvolvam capacidades e competências em microbiologia e segurança alimentar, de forma a contribuírem para a prevenção das doenças de origem alimentar em ambientes de preparação e distribuição alimentar (unidades de alimentação coletiva e pública). A UC está organizada em três Módulos que propõem aos formandos uma atualização de conhecimentos sobre os perigos microbiológicos existentes na cadeia alimentar, bem como sobre o controlo dos fatores que condicionam a contaminação e proliferação de microrganismos nos alimentos/água. Pretende-se a compreensão da linguagem própria da área laboratorial e do interesse dos ensaios microbiológicos utilizando diferentes métodos de quantificação, deteção e tipagem, assim como interpretação dos resultados dos ensaios microbiológicos em diversos tipos de amostras colhidas ao longo da cadeia alimentar.


Informações

Coordenadora Científica:

Prof.ª Doutora Patrícia Antunes, Professora Associada da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e Investigadora UCIBIO/REQUIMTE, Lab Microbiologia FFUP. 


Equipa Docente:
- Prof.ª Doutora Patrícia Antunes; 
- Prof.ª Doutora Joana Mourão (Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade do Algarve);
- Mestre Maria João Cardoso (Institute for Medical Microbiology and Hygiene, Austrian Agency for Health and Food Safety, Vienna, Austria & EUPHEM Fellowship, European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), Stockholm, Sweden); 
- Dr.ª Maria Margarida Saraiva [Coordenadora da Unidade de Alimentação e Nutrição (CGF) no INSA, I.P. – Porto e Coordenadora da Unidade de Referência (UR) do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) no INSA, I.P.];
- Eng.ª Cristina Belo Correia (Responsável pelo Laboratório de Microbiologia, da UR, no DAN no INSA, I.P.- Lisboa);
- Dr.ª Cristina Pizarro [Responsável do Laboratório de Microbiologia do Departamento de Saúde Ambiental (DSA ASMI P) do INSA, I.P. Porto). 


Programa (programa completo na ficha da UC):

Módulo I - Perigos Microbiológicos

Módulo II - Métodos de deteção e tipagem de microrganismos presentes na cadeia alimentar

Módulo III –Ensaios microbiológicos/interpretação de resultados 


Nível da formação: 2.º Ciclo 


N.º mínimo e máximo de formandos: 10 e 25, respetivamente


Duração: 81h totais, das quais 30h de contacto e 51h de estudo autónomo

Destinatários: 

Técnicos de diferentes áreas: Alimentação e Nutrição, saúde humana, saúde animal, gestores de operações de alimentação coletiva e pública, gestores de unidades de alimentação, consultores da área alimentar, responsáveis da qualidade, gestores de serviços de alimentação.

Condições específicas de ingresso e critérios de seleção e seriação:

De acordo com o previsto no ponto g) do nº 3 do Aviso de Abertura de Concurso 01/PRR/2021, e no âmbito do Programa Impulso Adulto, os destinatários serão residentes no território nacional aquando das ações de que forem beneficiários e serão utilizados os seguintes critérios de seleção e de seriação de candidatos:

1. Idade do candidato:
Superior a 23 anos: 1 ponto
Inferior a 23 anos: 0 pontos

2. Situação de desemprego:
Sim: 1 ponto
Não: 0 pontos

3. Grau académico dos destinatários do curso:
Licenciatura: 3 pontos
Mestrado: 2 pontos
Doutoramento: 1 ponto

4. Critérios de desempate dos candidatos:
1.º critério: média da Licenciatura (serão admitidos os candidatos com média mais alta)
2.º critério: idade (serão admitidos primeiramente os candidatos mais velhos)
3.º critério: ordem de inscrição.


1.ª edição: 
Início a 23 de setembro de 2022.
Funcionamento: sextas feiras, entre as 17h e as 20h. Término em dezembro de 2022. 


Propina: 300¤ (acresce pagamento do seguro escolar: 2 euros)

Regime de funcionamento duplo: presencial e a distância/e-learning. 

Para o regime de funcionamento presencial, a atividade letiva funcionará nas instalações da FCNAUP, sendo as sessões partilhadas com o regime a distância através da plataforma Zoom.us. A interação entre os 2 grupos de estudantes será fomentada pela discussão dos Casos Práticos com recurso a ferramentas interativas.


Candidaturas: entre 15 de junho e 15 de julho de 2022, https://s.up.pt/0dto

 

Proteção de Dados

Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.

Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.


A presente edição da formação Análises Microbiológicas na cadeia alimentar para o setor da Restauração e Alimentação Coletiva é financiada pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».




 


Dados Gerais

Sigla: AMICASRA
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2022/2023

Planos de Estudos

Diplomas

  • Análises Microbiológicas na cadeia alimentar para o setor da Restauração e Alimentação Coletiva (3 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-07-01 às 07:54:19 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias