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Ergonomia no Design de Interação

Código: DIPEDI     Sigla: EDI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design Industrial e de Produto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDIP 21 Plano Oficial 2013 1 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Bruno Sérgio Gonçalves Giesteira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Bruno Sérgio Gonçalves Giesteira 1,50

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Compreender e promover o sentido crítico com tangibilidade no projecto semestral em desenvolvimento, assuntos relacionados com:

 

  • O papel das emoções e sentimentos nas necessidades e expectativas das Pessoas, com impacto no Design do artefacto;

  • Somaestética promotora de uma maior “Consciência da Experiência Vivida” e “Extração de Qualidades Esteticamente Evocativas”;

  • Métodos, abordagens e ferramentas para a realização de uma ‘User Research’ bem fundamentada numa abordagem de Design Participativo;

  • Actividades ludificadas e o seu potencial de aplicabilidade em sessões de Co-Design;

  • Inclusão e Acessibilidade;

  • Standards (ISO) e Princípios de Interação;

  • Avaliação da Experiência funcional, emocional e estética/sensorial da interação entre as Pessoas e um artefacto.


Cada um destes assuntos trabalhados em aula, teórica e praticamente, com a participação de convidados para partilha de projectos ou práticas relacionados mais especificamente com os mesmos, serão aprofundados por cada estudante por via de um ensaio (até 500 palavras) potencialmente relacionado com o seu projecto de curso.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Tema #1
    Ergonomia e Interação Humano-Computador


  • Metodologia e Avaliação
    Exposição dos assuntos complementada com um convidado (~metade da aula) para partilha de estudos de caso (I&D) e/ou práticas em aula com os estudantes sobre o assunto específico. Realização de um ensaio (até 500 palavras) com entrega até à aula seguinte capaz de explicitar o assunto criticamente, com eventual intersecção com o seu projecto de curso.


  • Competências
    Compreender o contexto histórico, sócio-político e tecnológico da Ergonomia como disciplina técnico-científica e a Interação Humano-Computador como braço e respectiva autonomia  da mesma.


    *****



  • Tema #2
    Design Emocional e Somaestética


  • Metodologia e Avaliação 
    Exposição dos assuntos complementada com um convidado (~metade da aula) para partilha de estudos de caso (I&D) e/ou práticas em aula com os estudantes sobre o assunto específico. Realização de um ensaio (até 500 palavras) com entrega até à aula seguinte capaz de explicitar o assunto criticamente, com eventual intersecção com o seu projecto de curso.


  • Competências 
    Perceber o papel e diferença entre as emoções e sentimentos e sua relação visceral com o corpo.
    Relação do corpo, movimento e espaço/artefacto no design da interação e dimensões sensoriais (SomaEstética).


    *****



  • Tema #3
    Design Centrado na Pessoa e Co-Design


  • Metodologia e Avaliação 
    Exposição dos assuntos complementada com um convidado (~metade da aula) para partilha de estudos de caso (I&D) e/ou práticas em aula com os estudantes sobre o assunto específico. Realização de um ensaio (até 500 palavras) com entrega até à aula seguinte capaz de explicitar o assunto criticamente, com eventual intersecção com o seu projecto de curso.


  • Competências 
    Perceber a relevância e entender como se poderá identificar as necessidades e expectativas da Pessoa (funcionais; emocionais e estéticas/sensoriais).


    *****



  • Tema #4 
    Ludificação. Métodos e ferramentas de suporte à ‘User Research’ 


  • Metodologia e Avaliação 
    Exposição dos assuntos complementada com um convidado (~metade da aula) para partilha de estudos de caso (I&D) e/ou práticas em aula com os estudantes sobre o assunto específico. Realização de um ensaio (até 500 palavras) com entrega até à aula seguinte capaz de explicitar o assunto criticamente, com eventual intersecção com o seu projecto de curso.


  • Competências 
    Perceber a ludificação e entender como aplicar métodos e ferramentas ludificadas de suporte a actividades de Design Participativo e Co-Design em diferentes fases do projecto. 


    *****



  • Tema #5 
    Inclusão e Acessibilidade


  • Metodologia e Avaliação
    Exposição dos assuntos complementada com um convidado (~metade da aula) para partilha de estudos de caso (I&D) e/ou práticas em aula com os estudantes sobre o assunto específico. Realização de um ensaio (até 500 palavras) com entrega até à aula seguinte capaz de explicitar o assunto criticamente, com eventual intersecção com o seu projecto de curso.


  • Competências
    Perceber tecnicamente os conceitos de inclusão e acessibilidade, contactando com tecnologias assistivas e o Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade do Porto. 


    *****



  • Tema #6
    Standards, Princípios de Interação e Usabilidade


  • Metodologia e Avaliação
    Exposição dos assuntos complementada com um convidado (~metade da aula) para partilha de estudos de caso (I&D) e/ou práticas em aula com os estudantes sobre o assunto específico. Realização de um ensaio (até 500 palavras) com entrega até à aula seguinte capaz de explicitar o assunto criticamente, com eventual intersecção com o seu projecto de curso.


  • Competências
    Reconhecer os principais standards da indústria associados à Interação de artefactos com ecrã e perceber quais e como se podem ponderar, ao nível projectual, os princípios de design de interação e usabilidade. 


    *****



  • Tema #7 
    Avaliação da Experiência do Utilizador


  • Metodologia e Avaliação 
    Exposição dos assuntos complementada com um convidado (~metade da aula) para partilha de estudos de caso (I&D) e/ou práticas em aula com os estudantes sobre o assunto específico. Realização de um ensaio (até 500 palavras) com entrega até à aula seguinte capaz de explicitar o assunto criticamente, com eventual intersecção com o seu projecto de curso.


  • Competências
    Conhecer diferentes métodos de avaliação da experiência do utilizador, com potencial aplicabilidade no projecto de curso.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Temáticas:



  • Ergonomia e Interação Humano-Computador


  • Design Emocional e Somaestética


  • Design Centrado na Pessoa e Co-Design


  • Ludificação. Métodos e ferramentas de suporte à ‘User Research’


  • Inclusão e Acessibilidade


  • Standards, Princípios de Interação e Usabilidade


  • Avaliação da Experiência do Utilizador

Bibliografia Obrigatória

Alan Cooper; About Face. ISBN: 978-1-118-76657-6
Bruno Giesteira, Gerd Berg, Viviane Peçaibes; Positive Play: Designing Ludic Tools for Health, Septentrio Publishing, 2024. ISBN: 2387-4597 (DOI: 10.7557/7.7582)
Bruno Giesteira, Viviane Peçaibes, Pedro Cardoso, Guilherme Vila Maior, Isabel Quaresma; Inclusivity Play: Web Platform and Games for Inclusion and Diversity in the University - The Skills for a Next-Generation Project, José Sánchez-Santamaría and Brenda Boroel Cervantes, IGI Global, 2024. ISBN: 9798369316146 (DOI: 10.4018/979-8-3693-1614-6.ch007)
Kristina Höök; Designing with the Body: Somaesthetic Interaction Design, The MIT Press

Bibliografia Complementar

Jeffrey Rubin; Handbook of usability testing. ISBN: 978-0-470-18548-3
Richard Shusterman; Body Consciousness: A Philosophy Of Mindfulness And Somaesthetics, Cambridge University Press

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Serão disponibilizados conteúdos sobre os tópicos abordados nas aulas para leitura prévia e suporte à componente expositiva do docente da aula subsequente que aprofundará os assuntos recorrendo ao estado da arte fundamentada em autores seminais sobre os mesmos, aos seus próprios projectos de investigação e outros casos de estudo considerados oportunos.

Após a componente expositiva, promover-se-á uma discussão alargada com a turma em articulação com os projectos semestrais em desenvolvimento.

Complementarmente, a discussão alargada considerará sempre que possível a participação de convidados para partilha de projectos ou práticas relacionados especificamente sobre os assuntos tratados. 

Os recursos técnico-científicos previamente disponibilizados por aula, sistematizam-se em seis áreas temáticas enumeradas no campo anterior (Programa). Mormente:

  • Ergonomia e Interação Humano-Computador

  • Design Emocional e Somaestética

  • Design Centrado na Pessoa e Ludicidade

  • User-Research

  • ISOs, Princípios de Interação, Usabilidade e Acessibilidade

  • Avaliação da Experiência do Design de Interação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 45,00
Trabalho laboratorial 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 27,00
Trabalho escrito 27,00
Trabalho laboratorial 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

As aulas desta unidade curricular serão teórico-práticas, articulando:

  • Aulas expositivas

  • Aulas de mentoria entre o docente, representantes da indústria/I&D e estudantes

  • Investigação autónoma

  • Documentação técnica

 

Condições de Frequência:

Não exceder o número limite de faltas e participar ativamente na elaboração dos projetos. Os trabalhadores estudantes e equivalentes são dispensados das aulas mas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os estudantes ordinários.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = (E1 * 30% + E2 * 30% + E3 * 30%) + AC * 10%) * FP

CF = Classificação Final

E1, E2, E3 = Ensaios temáticos sobre assuntos partilhados nas aulas, agregados numa apresentação final.

AC = Avaliação contínua

FP = 0,9 / 1,0 / 1,1 considerando a nota da UC de Projecto

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e equivalentes são dispensados das aulas mas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os estudantes ordinários.

Melhoria de classificação

Sendo esta uma UC de Avaliação Distribuída, com três ensaios temáticos sobre o projecto semestral e respectivo acompanhamento nas aulas, não é possível uma avaliação em momento único.

 

A melhoria da classificação é exclusivamente realizada pela frequência da UC no ano lectivo subsequente.

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