Ergonomia no Design de Interação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Engenharia |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MDIP |
21 |
Plano Oficial 2013 |
1 |
- |
3 |
21 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
Compreender e promover o sentido crítico com tangibilidade no projecto semestral em desenvolvimento, assuntos relacionados com:
- O papel das emoções e sentimentos nas necessidades e expectativas das Pessoas, com impacto no Design do artefacto;
- Somaestética promotora de uma maior “Consciência da Experiência Vivida” e “Extração de Qualidades Esteticamente Evocativas”;
- Métodos, abordagens e ferramentas para a realização de uma ‘User Research’ bem fundamentada numa abordagem de Design Participativo;
- Actividades ludificadas e o seu potencial de aplicabilidade em sessões de Co-Design;
- Inclusão e Acessibilidade;
- Standards (ISO) e Princípios de Interação;
- Avaliação da Experiência funcional, emocional e estética/sensorial da interação entre as Pessoas e um artefacto.
Cada um destes assuntos trabalhados em aula, teórica e praticamente, com a participação de convidados para partilha de projectos ou práticas relacionados mais especificamente com os mesmos, serão aprofundados por cada estudante por via de um ensaio (até 500 palavras) potencialmente relacionado com o seu projecto de curso.
Resultados de aprendizagem e competências
- Tema #1
Ergonomia e Interação Humano-Computador
- Metodologia e Avaliação
Exposição dos assuntos complementada com um convidado (~metade da aula) para partilha de estudos de caso (I&D) e/ou práticas em aula com os estudantes sobre o assunto específico. Realização de um ensaio (até 500 palavras) com entrega até à aula seguinte capaz de explicitar o assunto criticamente, com eventual intersecção com o seu projecto de curso.
- Competências
Compreender o contexto histórico, sócio-político e tecnológico da Ergonomia como disciplina técnico-científica e a Interação Humano-Computador como braço e respectiva autonomia da mesma.
*****
- Tema #2
Design Emocional e Somaestética
- Metodologia e Avaliação
Exposição dos assuntos complementada com um convidado (~metade da aula) para partilha de estudos de caso (I&D) e/ou práticas em aula com os estudantes sobre o assunto específico. Realização de um ensaio (até 500 palavras) com entrega até à aula seguinte capaz de explicitar o assunto criticamente, com eventual intersecção com o seu projecto de curso.
- Competências
Perceber o papel e diferença entre as emoções e sentimentos e sua relação visceral com o corpo.
Relação do corpo, movimento e espaço/artefacto no design da interação e dimensões sensoriais (SomaEstética).
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- Tema #3
Design Centrado na Pessoa e Co-Design
- Metodologia e Avaliação
Exposição dos assuntos complementada com um convidado (~metade da aula) para partilha de estudos de caso (I&D) e/ou práticas em aula com os estudantes sobre o assunto específico. Realização de um ensaio (até 500 palavras) com entrega até à aula seguinte capaz de explicitar o assunto criticamente, com eventual intersecção com o seu projecto de curso.
- Competências
Perceber a relevância e entender como se poderá identificar as necessidades e expectativas da Pessoa (funcionais; emocionais e estéticas/sensoriais).
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- Tema #4
Ludificação. Métodos e ferramentas de suporte à ‘User Research’
- Metodologia e Avaliação
Exposição dos assuntos complementada com um convidado (~metade da aula) para partilha de estudos de caso (I&D) e/ou práticas em aula com os estudantes sobre o assunto específico. Realização de um ensaio (até 500 palavras) com entrega até à aula seguinte capaz de explicitar o assunto criticamente, com eventual intersecção com o seu projecto de curso.
- Competências
Perceber a ludificação e entender como aplicar métodos e ferramentas ludificadas de suporte a actividades de Design Participativo e Co-Design em diferentes fases do projecto.
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- Tema #5
Inclusão e Acessibilidade
- Metodologia e Avaliação
Exposição dos assuntos complementada com um convidado (~metade da aula) para partilha de estudos de caso (I&D) e/ou práticas em aula com os estudantes sobre o assunto específico. Realização de um ensaio (até 500 palavras) com entrega até à aula seguinte capaz de explicitar o assunto criticamente, com eventual intersecção com o seu projecto de curso.
- Competências
Perceber tecnicamente os conceitos de inclusão e acessibilidade, contactando com tecnologias assistivas e o Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade do Porto.
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- Tema #6
Standards, Princípios de Interação e Usabilidade
- Metodologia e Avaliação
Exposição dos assuntos complementada com um convidado (~metade da aula) para partilha de estudos de caso (I&D) e/ou práticas em aula com os estudantes sobre o assunto específico. Realização de um ensaio (até 500 palavras) com entrega até à aula seguinte capaz de explicitar o assunto criticamente, com eventual intersecção com o seu projecto de curso.
- Competências
Reconhecer os principais standards da indústria associados à Interação de artefactos com ecrã e perceber quais e como se podem ponderar, ao nível projectual, os princípios de design de interação e usabilidade.
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- Tema #7
Avaliação da Experiência do Utilizador
- Metodologia e Avaliação
Exposição dos assuntos complementada com um convidado (~metade da aula) para partilha de estudos de caso (I&D) e/ou práticas em aula com os estudantes sobre o assunto específico. Realização de um ensaio (até 500 palavras) com entrega até à aula seguinte capaz de explicitar o assunto criticamente, com eventual intersecção com o seu projecto de curso.
- Competências
Conhecer diferentes métodos de avaliação da experiência do utilizador, com potencial aplicabilidade no projecto de curso.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Temáticas:
- Ergonomia e Interação Humano-Computador
- Design Emocional e Somaestética
- Design Centrado na Pessoa e Co-Design
- Ludificação. Métodos e ferramentas de suporte à ‘User Research’
- Inclusão e Acessibilidade
- Standards, Princípios de Interação e Usabilidade
- Avaliação da Experiência do Utilizador
Bibliografia Obrigatória
Alan Cooper;
About Face. ISBN: 978-1-118-76657-6
Bruno Giesteira, Gerd Berg, Viviane Peçaibes; Positive Play: Designing Ludic Tools for Health, Septentrio Publishing, 2024. ISBN: 2387-4597 (DOI: 10.7557/7.7582)
Bruno Giesteira, Viviane Peçaibes, Pedro Cardoso, Guilherme Vila Maior, Isabel Quaresma; Inclusivity Play: Web Platform and Games for Inclusion and Diversity in the University - The Skills for a Next-Generation Project, José Sánchez-Santamaría and Brenda Boroel Cervantes, IGI Global, 2024. ISBN: 9798369316146 (DOI: 10.4018/979-8-3693-1614-6.ch007)
Kristina Höök; Designing with the Body: Somaesthetic Interaction Design, The MIT Press
Bibliografia Complementar
Jeffrey Rubin;
Handbook of usability testing. ISBN: 978-0-470-18548-3
Richard Shusterman; Body Consciousness: A Philosophy Of Mindfulness And Somaesthetics, Cambridge University Press
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Serão disponibilizados conteúdos sobre os tópicos abordados nas aulas para leitura prévia e suporte à componente expositiva do docente da aula subsequente que aprofundará os assuntos recorrendo ao estado da arte fundamentada em autores seminais sobre os mesmos, aos seus próprios projectos de investigação e outros casos de estudo considerados oportunos.
Após a componente expositiva, promover-se-á uma discussão alargada com a turma em articulação com os projectos semestrais em desenvolvimento.
Complementarmente, a discussão alargada considerará sempre que possível a participação de convidados para partilha de projectos ou práticas relacionados especificamente sobre os assuntos tratados.
Os recursos técnico-científicos previamente disponibilizados por aula, sistematizam-se em seis áreas temáticas enumeradas no campo anterior (Programa). Mormente:
- Ergonomia e Interação Humano-Computador
- Design Emocional e Somaestética
- Design Centrado na Pessoa e Ludicidade
- User-Research
- ISOs, Princípios de Interação, Usabilidade e Acessibilidade
- Avaliação da Experiência do Design de Interação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Trabalho escrito |
45,00 |
| Trabalho laboratorial |
45,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Frequência das aulas |
27,00 |
| Trabalho escrito |
27,00 |
| Trabalho laboratorial |
27,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
As aulas desta unidade curricular serão teórico-práticas, articulando:
- Aulas expositivas
- Aulas de mentoria entre o docente, representantes da indústria/I&D e estudantes
- Investigação autónoma
- Documentação técnica
Condições de Frequência:
Não exceder o número limite de faltas e participar ativamente na elaboração dos projetos. Os trabalhadores estudantes e equivalentes são dispensados das aulas mas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os estudantes ordinários.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF = (E1 * 30% + E2 * 30% + E3 * 30%) + AC * 10%) * FP
CF = Classificação Final
E1, E2, E3 = Ensaios temáticos sobre assuntos partilhados nas aulas, agregados numa apresentação final.
AC = Avaliação contínua
FP = 0,9 / 1,0 / 1,1 considerando a nota da UC de Projecto
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes e equivalentes são dispensados das aulas mas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os estudantes ordinários.
Melhoria de classificação
Sendo esta uma UC de Avaliação Distribuída, com três ensaios temáticos sobre o projecto semestral e respectivo acompanhamento nas aulas, não é possível uma avaliação em momento único.
A melhoria da classificação é exclusivamente realizada pela frequência da UC no ano lectivo subsequente.