Código: | VI101 | Sigla: | VI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Design |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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DC | 73 | Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 | 3 | - | 3 | 30 | 81 |
A Unidade Curricular dedica-se ao estudo da visualização de informação e da infografia como áreas de transformação de dados em conhecimento acedido visualmente, abordando a sua capacidade aglutinadora na associação de processos visuais e criação de diagramas de visualização.
Por esse motivo, se assume a “visualização de informação como um mapeamento entre dados discretos e representação visual” (Manovich, 2011) em contextos estáticos e dinâmicos.
O leitmotiv da U.C. incide na apresentação e visualização de dados aplicando princípios de design e perceção humana em storytelling através da produção visual de informação.
Pretende-se que no final da U.C. os estudantes consigam produzir visualizações interativas, sabendo tratar e analisar convenientemente bases de dados:
A UC Visualização da Informação visa aplicar princípios de design e perceção humana em storytelling através da produção visual de informação utilizando ferramentas suporte ao tratamento e análise de dados e criação de visualizações gráficas.
Para o efeito, o programa curricular, dividido em módulos sequenciais, compreende a introdução a princípios básicos à Visualização da Informação (Perceção Visual; Léxico Visual e Ferramentas de suporte), no segundo módulo o estudo de gráficos de dados e no terceiro, a criação de uma visualização com incidência num projeto final de uma visualização gráfica complexa.
A unidade curricular desenvolve-se em módulos sequenciais, começando pelos fundamentos da Visualização da Informação e Infografia, assim como pela introdução de princípios basilares na conceção de Visualizações simples e complexas (Léxico Visual, Tratamento e Análise de Dados, Ferramentas).
É dedicado espaço de exposição, reflexão, discussão e desenvolvimento de experimentação associados a cada módulo, cobrindo, mas não limitado aos seguintes tópicos:
A unidade curricular articula aulas expositivas com o desenvolvimento de um projeto. Este inclui investigação contextual, trabalho de campo, preparação e produção de protótipos, preparação de entregáveis e a apresentação e discussão dos resultados de cada uma das fases.
As aulas desta unidade curricular serão teórico-práticas, articulando:
Designação | Peso (%) |
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Trabalho prático ou de projeto | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 45,00 |
Estudo autónomo | 25,00 |
Frequência das aulas | 11,00 |
Total: | 81,00 |
Condições de Frequência: Não exceder o número limite de faltas e participar ativamente na elaboração dos projetos.
O Ensino/aprendizagem/avaliação incidirá sobre o percurso que o estudante realizar relativamente às propostas de trabalho que lhe forem sendo apresentadas.
A assiduidade do estudante (75%) é uma condição imprescindível para permitir a avaliação contínua inerente ao caráter teorico-prático desta Unidade Curricular.
Os trabalhadores estudantes e equivalentes são dispensados das aulas, mas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os alunos ordinários.