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Visualização da Informação

Código: VI101     Sigla: VI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 73 Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 3 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Unidade Curricular dedica-se ao estudo da visualização de informação e da infografia como áreas de transformação de dados em conhecimento acedido visualmente, abordando a sua capacidade aglutinadora na associação de processos visuais e criação de diagramas de visualização.

Por esse motivo, se assume a “visualização de informação como um mapeamento entre dados discretos e representação visual” (Manovich, 2011) em contextos estáticos e dinâmicos.

O leitmotiv da U.C. incide na apresentação e visualização de dados aplicando princípios de design e perceção humana em storytelling através da produção visual de informação. 

Pretende-se que no final da U.C. os estudantes consigam produzir visualizações interativas, sabendo tratar e analisar convenientemente bases de dados:

 

  • Compreender a infografia enquanto veículo de informação gráfica representativa de dados quantitativos e qualitativos;
  • Aprender a comunicar eficientemente utilizando uma representação visual de dados: Mapas, gráficos, animação, interatividade;
  • Aplicar de forma criteriosa a gramática visual apreendida na estruturação e composição de um projeto infográfico;
  • Reconhecer e aplicar os mecanismos de representação visual mais adequados decorrentes da tipologia de conteúdos e respetiva natureza dos dados;
  • Conhecer e utilizar ferramentas e bibliotecas de visualização (Tableau, dimple.js e D3.js) com aplicabilidade no contexto impresso e Web.

Resultados de aprendizagem e competências

A UC Visualização da Informação visa aplicar princípios de design e perceção humana em storytelling através da produção visual de informação utilizando ferramentas suporte ao tratamento e análise de dados e criação de visualizações gráficas.


Para o efeito, o programa curricular, dividido em módulos sequenciais, compreende a introdução a princípios básicos à Visualização da Informação (Perceção Visual; Léxico Visual e Ferramentas de suporte), no segundo módulo o estudo de gráficos de dados e no terceiro, a criação de uma visualização com incidência num projeto final de uma visualização gráfica complexa.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

A unidade curricular desenvolve-se em módulos sequenciais, começando pelos fundamentos da Visualização da Informação e Infografia, assim como pela introdução de princípios basilares na conceção de Visualizações simples e complexas (Léxico Visual, Tratamento e Análise de Dados, Ferramentas).

É dedicado espaço de exposição, reflexão, discussão e desenvolvimento de experimentação associados a cada módulo, cobrindo, mas não limitado aos seguintes tópicos:

  • Infografia: origens e definições;
  • Conceitos base na criação de uma infografia e visualização de informação: Bases da composição infográfica;
  • Perceção Visual;
  • Léxico Visual;
  • Planear e executar uma infografia para o contexto editorial recorrendo à ferramenta Tableau.

Bibliografia Obrigatória

Black, Alison. ; Information Design, Researche and pratice, Routledge, 2017
Cairo, A.; The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication, Berkeley, 2016
Wiedemann, Julius; History of Information Graphics, Taschen, 2019
Rendgen, Sandra; Information Graphics, Taschen, 2020
Edward R. Tufte; Seeing with Fresh Eyes: Meaning, Space, Data, Truth, Graphics Press LLC, 2020
Jonathan Schwabish; Better Data Visualizations: A Guide for Scholars, Researchers, and Wonks, Columbia University Press , 2021

Bibliografia Complementar

Edward R. Tufte; Envisioning Information, Graphics Pr , 1990
Edward R. Tufte; The Visual Display of Quantitative Information, clothbound, 2000
Jacques Bertin; Semiologie graphique
Edward R. Tufte; Visual Explanations: Images and Quantities, Evidence and Narrative, Graphics Pr, 1997
Colin Ware; Information Visualization: Perception for Design, Morgan Kaufmann, 2019

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular articula aulas expositivas com o desenvolvimento de um projeto. Este inclui investigação contextual, trabalho de campo, preparação e produção de protótipos, preparação de entregáveis e a apresentação e discussão dos resultados de cada uma das fases.

As aulas desta unidade curricular serão teórico-práticas, articulando:

  • Aulas expositivas
  • Apresentação oral de entregáveis
  • Investigação autónoma
  • Documentação técnica
  • Desenvolvimento de um projeto final

 

 

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 45,00
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 11,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Condições de Frequência: Não exceder o número limite de faltas e participar ativamente na elaboração dos projetos. 
O Ensino/aprendizagem/avaliação incidirá sobre o percurso que o estudante realizar relativamente às propostas de trabalho que lhe forem sendo apresentadas.
A assiduidade do estudante (75%) é uma condição imprescindível para permitir a avaliação contínua inerente ao caráter teorico-prático desta Unidade Curricular.
Os trabalhadores estudantes e equivalentes são dispensados das aulas, mas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os alunos ordinários.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída sem exame final, sendo a classificação final calculada a partir da média de classificação dos trabalhos desenvolvidos e entregues para avaliação, sendo ponderada a presença e participação dos estudantes nas aulas.

Entrega 1: 25%
Entrega 2: 25%
Entrega 3: 50%

Provas e trabalhos especiais

Conforme regulamento da Faculdade de Belas Artes.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme regulamento da Faculdade de Belas Artes.

Melhoria de classificação

Frequência do ano letivo seguinte.
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