Código: | M502 | Sigla: | M2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 10 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
4 |
Na continuidade do Nível 1 o Nível II de mosaico versa toda a informação sobre esta técnica nos aspectos fundamentais da pintura monumental e parietal.
Entende-se que esta disciplina deverá ser alargada numa perspectiva que abarque os aspectos de criatividade. A técnica não se limita a um meio e um método mas, constitui-se ela própria, um incontroverso significado de criatividade.
Analisar, entender e usar as diversas funções do mosaico nas diferentes técnicas utilizadas anteriormente aprendidas.
Pretende-se que os/as estudantes compreendam a tecnologia do mosaico, como uma arte contemporânea de grandes possibilidades estéticas e conceptuais.
O trabalho desenvolvido pelo/a estudante deverá constar num projeto que será desenvolvido durante o semestre
O mosaico desenvolvido deve conter na sua criação novos elementos de tesselas de mosaicos diferentes dos tradicionais, demonstrando originalidade dos materiais
1 . O mosaico a parede o colectivo
2 . O mosaico e a integração na arquitectura
3 . O mosaico e a integração no espaço
3.1. Os novos materiais para a realização de mosaico
4 . A relação mosaico pintura/escultura
4.1 A tridimensionalidade do mosaico
5 . Projectação de casos determinados de integração
5.1. Realização prática total ou parcial do projecto desenvolvido no ponto anterior
As Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
Horas de Contacto Semestral (HCS), distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HTS são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 70,00 |
Trabalho de campo | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | |
Trabalho de investigação | |
Total: | 0,00 |
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos nas aulas. Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 3/4 das aulas dadas.
Cumprimento dos objectivos da disciplina.
Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
Capacidade de observar e entender no domínio das diferentes aplicações do mosaico.
Conhecimento do património histórico do mosaico.
Interesse na participação dos workshops.
Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
Envolvimento e capacidade de produção.
Capacidade de reflexão e autocrítica.
Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista.
Assiduidade e pontualidade.
Criatividade e auto crítica
A avaliação é contínua, respeita o calendário programado e os seguintes itens:
- Cumprimento dos objectivos da disciplina.
- Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
- Capacidade de compreensão e realização das diferentes técnicas propostas no mosaico.
- Conhecimento do património histórico do mosaico.
- Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
- Interesse na participação dos workshops e seminários realizados.
- Envolvimento e capacidade de produção.
- Capacidade de reflexão e autocrítica.
- Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista.
- Assiduidade e pontualidade.
workshops
Mediante frequência do ano lectivo seguinte.