Em concordância com os princípios orientadores da reforma recentemente introduzida no ensino superior em Portugal, e em respeito pelo normativo proveniente da ‘Carta de Bolonha’ para o espaço universitário europeu, o curso de segundo ciclo conducente ao grau de Mestre em Escultura, promovido pelo Departamento de Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, destina-se, essencialmente, a estudantes licenciados em artes, que desejem aprofundar a experiência relativa ao exercício das práticas artísticas adquirida nos primeiros anos da pré–graduação, independentemente da natureza específica da formação (Pintura, Escultura, Design, Arquitectura, outras). Destina-se igualmente, a todos os licenciados que de forma objectiva apresentem credenciais que atestem do seu interesse para com o exercício da prática da arte, que no presente ciclo de estudos se propõe em ambiente pluridisciplinar, por isso aberto a diferentes meios tecnológicos e diverso nos modos de construir e de instalar. O presente curso de especialização conducente ao grau de Mestre em Escultura, promove a autonomização de competências através de solução curricular que assegura conveniente espectro de disciplinas teóricas e teórico-práticas, prevendo-se no âmbito do projecto objecto da dissertação, cooperação interinstitucional de forma a privilegiar fluxos de informação relevantes à consumação dos respectivos trabalhos.
Numerus clausus – 20 estudantes
Número mínimo para funcionamento do curso – 10 estudantes
Número mínimo para funcionamento de cada unidade curricular – 10 estudantes
- Prazos de candidatura e inscrições
1ª fase
Candidaturas: de 17 a 23 de Julho de 2009
Selecção de candidatos: até 30 de Julho de 2009
Publicação de listas: 31 de Julho de 2009
2º fase (vagas sobrantes)
Candidaturas: de 31 de Agosto a 4 de Setembro de 2009
Selecção de candidatos: até 10 de Setembro de 2009
Publicação de listas: até 11 de Setembro de 2009
Matrículas: de 11 a 16 de Setembro de 2009
- Propinas - ¤1600/ano
a) Titulares de grau de licenciatura conferido por uma Universidade portuguesa ou equivalente legal.
b) Titulares de um Grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1° Ciclo de Estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha ou por um Estado aderente a este Processo.
c) Titulares de um Grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos de grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente da FBAUP.
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste Ciclo de Estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da FBAUP.
- Critérios de selecção:
a) Currículo académico
b) Currículo científico
c) Currículo profissional
A Comissão Científica do Ciclo de Estudos poderá submeter os candidatos à matrícula a provas académicas de selecção, para avaliação do nível daqueles nas áreas científicas de base correspondentes ao ciclo de estudos, podendo ainda solicitar aquando da candidatura a entrega de carta de intenções e/ou solicitar entrevista. Pode ainda determinar a obrigatoriedade de frequência com aproveitamento de determinadas unidades curriculares do elenco de licenciaturas ou outras, como condição prévia para a candidatura à matrícula no ciclo de estudos.
- Formalização da Candidatura:
Certificado de Habilitações
Fotocópia do Bilhete de Identidade
Curriculum Vitae