Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Design da Imagem

Design da Imagem

mdi.fba.up.pt

Regulamento

Contexto

O Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Design da Imagem surge da constatação do universo cultural e mediático contemporâneo, onde a Imagem se propõe ser a nova unidade de literacia, e onde os dispositivos de produção e reprodução da mesma se desdobram em campos de possibilidades altamente complexos.

O Mestrado define-se, numa primeira instância, pelo desenvolvimento de projectos de investigação aplicada, na constante procura de contextos culturais, sociais e estéticos de relevância e intervenção, traduzindo-se na aplicação e desenvolvimento de sistemas visuais. Este projectos, fortemente vocacionados para uma permanente relação com o exterior, serão desenvolvidos com base numa rede de parcerias nacionais e internacionais.

O curso estuda a Imagem nos diferentes media que a veiculam e em confronto com outros media: privilegia-se a Imagem como meio de cruzamento transdisciplinar. Em simultâneo, o curso de Design da Imagem investiga os contextos contemporâneos de criação e fruição, e realiza um balanço histórico da reconfiguração dos campos de acção da Imagem. Desenvolve-sem ainda universos de linguagens visuais que aprofundam e constroem as noções de realidade, de socialização, da Arte e do Design.

O aluno assume-se enquanto autor, enquanto produtor de estruturas avançadas de comunicação visual de dimensão imagética, estética e epistemológica. Do mesmo modo, o corpo docente reclama para si o envolvimento em processos de aprendizagem e investigação, permitindo a partilha de objectivos por docentes e discentes em contexto de aula e de projecto.

Conteúdos

Os conteúdos científicos do curso de Design da Imagem estruturam-se em redor dos seguintes vectores:

  • A identificação dos reportórios visuais essenciais da cultura contemporânea.
  • A criação e interpretação de imagens determinadas a partir de conceitos contextualizados no espaço e no tempo. A contextualização da imagem como processo determinante do seu impacto, poder simbólico e pragmatismo.
  • A imagem concentrada na criação individual e colectiva para alcançar o todo através do pormenor e vice-versa.
  • Mecanismos de narração como processos de revelação conceptual e simbólica.
  • Mediação, antes de mais, como questionamento do que separa e une o real e a ficção.

Estes vectores encontram expressão em contextos de pré-produção, produção e pós-produção de projectos desenvolvidos em suportes digitais e/ou analógicos, definidos com base em factores de conteúdo, organização e navegação, design visual e eficácia.

Objectivos

Os grandes objectivos do Mestrado em Design da Imagem, dotados de um grande pragmatismo, traduzem-se na seguinte lista:

  • O Mestrado em Design da Imagem pretende legitimar o reconhecimento, nos contextos académico, cultural e profissional portugueses e internacionais, de um ramo do Design dedicado às especificidades da Imagem. Ainda que intimamente relacionado com as restantes actividades que compõem o Design de Comunicação, o Mestrado em Design da Imagem reivindica como área de estudo passível de autonomia a Imagem nos seus diversos contextos de operação.
  • O Mestrado em Design da Imagem pretende contribuir decisivamente para o crescimento da literacia visual em contextos culturais e sociais generalizados. Num mundo que cada vez mais se revela como pós-linguístico, torna-se essencial o desenvolvimento de contextos visuais de comunicação sistematizada.
  • O Mestrado em Design da Imagem pretende situar-se no centro dos grandes processos contemporâneos de reconfiguração da Imagem a nível cultural e tecnológico. Sendo para todos por demais evidente que os meios, tecnologias e contextos onde historicamente a Imagem se situava se encontram presentemente em acelerado processo de expansão, colapso e convergência, é determinante o potenciar de novas possibilidades semânticas e estruturais a partir da constante actualização de recursos mediáticos e filosofias subjacentes, no contexto de um curso de estudos avançados.
  • Em simultâneo com o definido no ponto anterior, o Mestrado em Design da Imagem pretende manter uma perspectiva histórica sobre a Imagem em contínuo processo de actualização. Apostando numa definição de História enquanto tecido de possibilidades analíticas e interpretativas, o Mestrado em Design da Imagem ensaiará formas e estruturas inovadoras de construção histórica em redor da Imagem, dos seus contextos e das tecnologias a ela associadas.
  • Revertendo os princípios acima enunciados para contextos de investigação aplicada, o Mestrado em Design da Imagem pretende que os seus projectos e áreas de investigação demonstrem ser continuamente relevantes em termos sociais, culturais e artísticos. O Mestrado em Design da Imagem identifica contextos de acção e constitui um leque de parceiros institucionais com os quais realiza projectos de desenvolvimento nos mais variados contextos: conteúdos de difusão mediática; exposições; programas de requalificação urbana; projectos editoriais; programas de educação e literacia; etc. etc. etc.

Estrutura

O Mestrado em Design da Imagem organiza-se segundo módulos curriculares no primeiro ano de estudos, seguidos de um segundo ano dedicado a um projecto de investigação (derivado dos contextos curriculares que o antecedem e/ou dos projectos integrados no Curso), e consequente dissertação.

A disciplina de Projecto é a disciplina nuclear, onde os conteúdos do restante elenco curricular do 1º ano encontram o seu contexto de desenvolvimento pragmático, sendo de igual forma a partir dos projectos desenvolvidos nesta disciplina nuclear que tenderão a emergir os projectos de investigação e dissertação a desenvolver no 2º ano do Curso.

O elenco de disciplinas Teorico-práticas organiza-se segundo duas vertentes:

  • formação tecnológica avançada nos domínios por estas contidos.
  • laboratório experimental cujo primeiro objectivo será o de expansão dos campos de possibilidades dentro das áreas que as disciplinas definem.

O elenco de disciplinas teóricas, uma por semestre no 1º ano do Curso, consolida um reportório histórico, metodológico e conceptual que, de igual forma, reverte a favor dos projectos e consequente dissertação.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2007-05-28 I  Página gerada em: 2025-05-20 às 06:53:34 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias