|
Cargo | Data de Início |
---|---|
Membro do Conselho de Departamento - Desenho | 2017-01-05 |
Director de Curso de Licenciatura - Licenciatura em Desenho | 2022-09-09 |
Presidente da Comissão Cientifica - Licenciatura em Desenho | 2022-09-09 |
Presidente da Comissão de Acompanhamento de Curso - Licenciatura em Desenho | 2023-01-04 |
Director de Instituto de I&D - Instituto de Investigacao em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) | 2019-11-11 |
Membro do Conselho Cientifico de Instituto de I&D - Instituto de Investigacao em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) | 2017-12-11 |
Docente Responsável de Curso de Educação contínua - Iniciação ao Desenho de Figura Humana | 2024-09-01 |
Horário de Atendimento aos estudantes mediante solicitação:
Sexta-feira, 10h00-12h00
Paulo Luís Almeida é Professor Auxiliar do Departamento de Desenho da FBAUP e Investigador no I2ADS (Insituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade). Doutorou-se em 2009 na Universidad del País Vasco, como bolseiro da FCT, com a tese intitulada ‘La Dimensión Performativa de la Práctica Pictórica – Transferencias de Uso entre Campos Performativos’, um estudo sobre as interferências entre processos pictóricos e processos performativos.
Há uns anos atrás começou a realizar pequenas ações como forma de análise e disrupção das micronarrativas do quotidiano. Percebeu então que o desenho poderia ser usado como documento e auto-ficção destes atos performativos, evitando assim a exposição pública ou a impossibilidade da sua realização; que o desenho podia ser outra forma de pensar, intervir, visualizar e reconstituir a experiência do ato performativo, como ação diferida.
Esta relação entre desenho e contextos performativos é o fundamento do seu trabalho artístico e de investigação, um ensaio visual e crítico sobre o desenho como estratégia para representar a ação – enquanto processo, instrução ou documento – e como instrumento de intervenção direta em contexto performativo.
O trabalho artístico, que se desdobra em desenho, pintura e performance, resulta de noções muito simples: a noção narrativa de prova; o deslocamento entre gestos quotidianos e processos de desenho; a transferência entre a ação e a imagem.
Projetos recentes incluem Cúmulo-Nimbo (Lugar do Desenho, 2014), Entre o Céu e a Terra (Extéril, 2014), History-MyStory (Oliva Rewind Drawing, 2013) e o projeto Aigua/Água (Universidade do Porto/Universidad de Barcelona, 2012).
Tem publicado e apresentado os resultados do seu trabalho em vários artigos, encontros e conferências:
Almeida, P.L.; Duarte, M.B; Barbosa, J.M. (2013). Drawing in the University Today. Porto: FBAUP/I2ADS. ISBN 978-989-97856-6-3.
Almeida, Paulo Luís (2013). “Desenho Protocolar: Inscrevendo a acção, a partir de Gunter Brus”. In PSIAX, 2, série II, Porto.
Almeida, Paulo Luís (2013). “History, Mystory – Artist Statment”. In Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory (2013). Oliva Rewind Fine Arts. S. João da Madeira: CMSJM. ISBN 978-972-9148-33-0.
Almeida, Paulo Luís (2014). “Gestos Líquidos: Duas proposições sobre imaginação material”. In Ferreira, António Quadros; Corbella, Domenic (Eds). AIGUA/ÁGUA. Porto/Barcelona: FBAUP/I2ADS e Universidad de Barcelona.
Almeida, Paulo Luís (2013). “Desenhar entre o Arquivo e o Repertório: Notas para um Entendimento do Desenho Para Além da História”. In Faria, Nuno (2013) Cadernos CIAJG – Encontros para Além da História. Guimarães: CIAJG. ISBN 979-989-98505-2-1.
"Acting Pictures, Picturing Action”. Comunicação apresentada no Symposium Thinking Through Drawing 2013 / Drawing Research Network conference 2013. New York: Columbia University - Teachers College.
“Can We Trust Our Gestures?”. Comunicação apresentada na Drawing Research Network Conference 2012. Longhsborough: Longhsborough University, September 2012.
|