Este curso, consituído por dois módulos, foi desenvolvido para ajudar artistas a profissionalizarem as suas carreiras e a destacarem-se no competitivo mercado da arte. Ao longo da formação, os participantes aprenderão a:
- Criar materiais essenciais como portefólios, currículos artísticos, catálogos e Artist Statements.
- Escrever sobre obras e projetos artísticos de forma impactante.
- Organizar e otimizar o espaço de trabalho no atelier.
- Dinamizar a sua presença e aumentar a visibilidade enquanto artistas.
- Procurar oportunidades para exposições e candidatar-se a residências artísticas, tanto a nível nacional como internacional.
- Construir relações com galerias e compreender contratos de consignação.
- Navegar o mercado da arte, incluindo estratégias de venda de obras.
Com enfoque prático e estratégico, este curso capacita os artistas a planearem e gerirem a sua trajetória profissional, garantindo maior reconhecimento e sustentabilidade no mundo artístico.
- Criação do portefólio, currículo artístico, catálogo e 'Artist Statment'
- Como escrever sobre obras de artes e projectos artisticos
- Organização no espaço de atelier
- Dinamização e visibilidade do(a) artista
- Procura de novas oportunidades de exposição
- Candidaturas a residências artísticas nacionais e internacionais
- Relação com galerias e contratos de consignação
- Venda de obras no mercado da arte
o curso de Gestão de Carreira nas Artes tem como foco potenciar o desenvolvimento artístico e melhorar a empregabilidade dos estudantes de Artes Plásticas e alumni, objetivo que vai ao encontro do Plano Estratégico U.Porto. Em síntese, os estudantes irão aprender estratégias para lidar com o dia-a-dia do espaço de atelier: a sua organização e administração, a procura de novas oportunidades para exposições e/ou fundos monetários, assim como estreitar relações com galerias e outras instituições de forma a assegurar o futuro.
Destinatários:
Cidadãos portugueses ou de outras nacionalidades, com capacidade para frequentar o Ensino Superior:
– Estudantes de Artes Plásticas;
– Artistas plásticos (em início de carreira ou intermédio).
Pré-requisitos:
– Domínio da língua portuguesa: pelo menos B1 (cidadãos estrangeiros);
– Domínio da língua inglesa;
– Competências intermédias de Informática ao nível do utilizador que permitam trabalhar autonomamente com o SiGARRA e com o email institucional FBAUP.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À CANDIDATURA:
– COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA (obrigatório);
– CERTIDÃO DIGITAL [CC]: faça download em https://id.gov.pt/index.html (obrigatório);
– Cidadãos estrangeiros: download “declaracao_dados_identificacao” em https://fbaupformacaocontinua.wordpress.com/inscricoes-online-2/ (obrigatório);
– PORTEFÓLIO máx. 5 páginas (obrigatório). Este documento deve conter obras (pinturas, esculturas, performances, etc.) realizadas nos últimos três anos (obrigatório). Pode ser incluída também uma ligação para website ou Instagram profissional (opcional);
– CARTA DE MOTIVAÇÃO (obrigatório);
– CV (opcional);
– DIPLOMA COMPETÊNCIAS INTERMÉDIAS DE INFORMÁTICA AO NÍVEL DO UTILIZADOR (opcional – disponível em https://europass.europa.eu/pt/ferramentas-europass/test-your-digital-skills).
NECESSIDADES A COLMATAR PELOS PARTICIPANTES:
– computador ou outro dispositivo com colunas e câmara funcionais*;
– ligação eficiente à Internet;
– acesso a uma das seguintes plataformas:
> ZOOM | GOOGLE CLASSROOM |TEAMS
*durante as sessões, a câmara tem de estar sempre ligada.
Propinas:
Est., Doc.; Func. FBAU/ UP: 230,00 Euros |
Alumni FBAUP | ESBAP: 240,00 Euros |
Público em Geral: 270,00 Euros |
A propina é paga em duas prestações.
Seguro Escolar: 2,00 Euros
Certificado: 5,00 Euros
Concluída a matrícula e a inscrição, “a desistência de frequência até 2 dias úteis antes do início do curso/unidade de formação contínua implica o pagamento de 50 % do valor de propina; após essa data, é devida a totalidade do valor.”
in Regulamento de Propinas da U.Porto (Regulamento n.º 723/2020,artigo 15.º, alínea 3, de 31 de Agosto de 2020).
NB: A desistência após início do curso/ unidade de formação, seja por que motivo for, não isenta o formando do pagamento da propina. Não se transitam valores liquidados de propina de um curso/ formação para outro/a.
Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes: 15 (QUINZE)
Método de avaliação:
Esta formação é composta por sessões práticas. Cada sessão funcionará como um lugar de discussão ativa envolvendo os participantes, partindo da apresentação de casos que servirão de exemplo. Estes momentos potenciarão também um espaço para questões e uma participação ativa dos(as) formandos(as), e permitirá também um acompanhamento específico consoante as necessidades e projetos futuros de cada formando(a).
A avaliação será contínua contando, no final da formação, com uma avaliação geral dos trabalhos desenvolvidos, de forma a classificar o conjunto de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da formação e a evolução dos participantes.
A avaliação é sustentada nos seguintes parâmetros:
– Assiduidade (5%), através dos registos de presença colhidos ao longo das sessões;
– Trabalhos desenvolvidos (80%), nos quais se consideram os critérios de cultura visual, sentido crítico e qualidades plásticas: domínio técnico, uso correto dos conteúdos e criatividade;
– Participação/ motivação (15%): a que corresponde empenho, iniciativa, pertinência das intervenções e aplicação correta dos conhecimentos adquiridos.
A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).
A não aprovação dos(as) formandos(as) pode resultar de:
Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.
A responsabilidade pelo registo da assiduidade é do(a) formando(a).
Certificação:
Aos participantes que concluírem a formação com sucesso será emitido:
– um certificado de formação contínua com classificação quantitativa e créditos.
O pedido de emissão de certificado é feito no final da unidade/ curso de formação, após tomada de conhecimento da avaliação, e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado nesta tabela em vigor.
BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO:
CAREY, Brainard. (2021). Making It in the Art World: Strategies for Exhibitions and Funding. New York: Allworth Press.
DELPHIAN GALLERY. (2020). Navigating the Art World: Professional Practice for the Early Career Artist.
OBRIST, Hans Ulrich. (2014). Ways of Curating / Hans Ulrich Obrist with Asad Raza. New York: Faber and Faber.
RELYEA, Lane. (2017). Your everyday art world. Cambridge: MIT Press.
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto, Portugal
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Horário de Atendimento
10.30 – 12.30 | 15.00 – 19.00
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Informações e Inscrições
Telefone: 22 519 24 16
E-mail: formcontinua@fba.up.pt
Sigla: | GESTCARR |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Curso de Formação Contínua |
Início: | 2024/2025 |
Duração: | 36 Horas |