Créditos: 3 ECTS
(ECTS = European Credit Transfer System – relevante apenas para estudantes do Ensino Superior)
Formadores: Antero Ferreira | André Rangel | Mário João Mesquita | Helena Lopes | Fernanda Correia | Jorge Serra | Sofia Castanheira Pais | Purificação Silvano
Supervisão Científica: Professor Doutor Antero Ferreira
Destinatários:
Cidadãos portugueses ou de outras nacionalidades a residir em Portugal, com capacidade para frequentar o Ensino Superior (12.º ano ou equivalente):
– adultos e jovens maiores de 23, em vida ativa ou desempregados, com ou sem competências específicas em Design, com interesse pela área e com interesse na elaboração ou melhoria de um portefólio;
– Designers, artistas plásticos, arquitetos, ilustradores, fotógrafos e marketeers, estudantes ou licenciados.
Pré-requisitos:
– Domínio da língua portuguesa: pelo menos B1 (cidadãos estrangeiros);
– Competências intermédias de Informática ao nível do utilizador que permitam trabalhar autonomamente com o SiGARRA e com o email institucional FBAUP;
– Ligação eficiente à internet e dispositivo (PC ou laptop) com colunas, microfone e câmaras funcionais (sessões online).
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À CANDIDATURA:
– COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA (obrigatório);
– CERTIDÃO DIGITAL: faça download na app gov.pt (obrigatório)**; caso não tenha chave móvel ou seja cidadão estrangeiro: faça download AQUI da declaração (assinada manualmente ou digitalmente apenas com CC);
- CURRICULUM VITAE;
- CARTA DE MOTIVAÇÃO;
– DIPLOMA COMPETÊNCIAS INTERMÉDIAS DE INFORMÁTICA AO NÍVEL DO UTILIZADOR (opcional).
2.ª Fase: de 21 de julho a 29 de agosto de 2025
Vagas 2.ª fase: 18 (dezoito)
FORMULÁRIO DE CANDIDATURA À UFC: AQUI
PROPINA ÚNICA: 160,00 Euros
Seguro escolar: 02,00 Euros
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BOLSAS DE INCENTIVO
Formulário de candidatura às bolsas de incentivo: AQUI
Número de bolsas a atribuir: 2.ª FASE | bolsas sobrantes da 1ª fase do concurso
Valor pecuniário da bolsa individual | 160,00¤ para cada bolsa
Regulamento para a Atribuição de Bolsas de Incentivo à (Re)qualificação e Atualização de Competências no Âmbito das Formações não Conferentes de Grau da Universidade do Porto, ao abrigo do Programa «Impulso Adultos» do PRR: vide Regulamento n.º 397/ 2025, de 24 de março.
Chama-se a atenção para o artigo 12.º do Regulamento:
Causas de cancelamento da bolsa
1 - São causas de cancelamento da bolsa pela U.Porto e restituição de valores eventualmente já recebidos:
a) A não entrega da declaração de aceitação assinada no prazo fixado na alínea c) do n.º 1 do artigo 11.º;
b) A perda, a qualquer título, da qualidade de estudante no curso/formação ao abrigo do qual foi atribuída bolsa, incluindo desistência de frequência em qualquer momento da edição;
c) A reprovação no curso/formação por falta de frequência/assiduidade, por falta de componente de avaliação, por falta ao exame/prova pública ou por fraude;
d) A prestação de falsas declarações pelo estudante sobre matérias relevantes para a atribuição da bolsa;
e) A condenação em procedimento disciplinar.
2 - Excetua-se do disposto na alínea b) do n.º 1 a desistência de frequência por situações de força maior, devidamente comprovadas, sujeitas a apreciação pelo Diretor da Unidade Orgânica que é sede administrativa do curso/formação.
3 - Em caso de cancelamento da bolsa, o estudante perde o direito a receber os valores em falta e fica obrigado a restituir valores eventualmente já recebidos, num prazo máximo de trinta (30) dias úteis, sem prejuízo da correspondente responsabilidade legal aplicável.
Proteção de dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.
Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.
Portefólio: Design de Portefólio Artístico ou Profissional conta com a colaboração da AND – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DESIGNERS
A presente edição da formação Portefólio: Design de Portefólio Artístico ou Profissional é financiada pelos fundos do programa «NextGeneration EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto, Portugal
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Horário de Atendimento:
10.30 – 12.30 | 15.00 – 19.00
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Informações
Telefone: 22 519 24 16
E-mail: formcontinua@fba.up.pt
Docente Responsável: | Antero Ferreira |
Sigla: | PRT_DPAP |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Unidade de Formação Contínua |
Início: | 2023/2024 |
Duração: | 28 Horas |