O curso 'Design, Edição e Gestão de Publicações Digitais e Comunicação Online' é composto pelos seguintes módulos:
Módulo 1: Introdução ao design editorial
Carga horária: 12 sessões | 36 horas de contacto
Calendário: de 11 de novembro de 2022 a 10 de fevereiro de 2023 (SEXTAS-FEIRAS)
Horário: 19h00 > 22h00
Regime: b-learning (18h em regime a distância | 18h em regime presencial)*
Língua de comunicação: Português (PT)
(*sessões presenciais em alternância com as sessões em regime a distância)
4 ECTS
Formadora: Mariana Simões
Supervisão Científica: Professor Doutor Pedro Amado
Prazo para inscrições: de 01 de setembro a 15 de outubro de 2022
Módulo 2: Design editorial online e a experiência de leitura digital interativa
Carga horária: 18 sessões | 54 horas de contacto
Calendário: de 03 de março a 07 de julho de 2023 (SEXTAS-FEIRAS)
Horário: 19h00 > 22h00
Regime: b-learning (27h em regime a distância | 27h em regime presencial)
Língua de comunicação: Português (PT)
6 ECTS
Formador: Hugo Sá
Supervisão Científica: Professor Doutor Pedro Amado
Prazo para inscrições: de 09 de janeiro a 09 de fevereiro de 2023
Destinatários:
Técnicos de Comunicação, Relações Empresariais, Jornalismo e Assessoria de Imprensa, e Museologia; adultos maiores de 23 em vida ativa ou desempregados sem competências específicas em Design de Comunicação, com capacidade para frequentar o Ensino Superior.
Pré-requisitos:
Possuir o 12.º ano de escolaridade ou equivalente.
Possuir competências de utilização de computadores na ótica do utilizador.
Ligação eficiente à internet.
Dispositivo com colunas. microfone e câmara (obrigatório).
Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes: 20 (VINTE)
ATENÇÃO: Os candidatos que pretendam inscrever-se apenas num dos módulos devem indicar essa intenção no campo "Informação a fornecer - Documentos digitalizados".
Apresentação:
Estabelecer uma boa comunicação e interação com o público — alcançando todos os estratos de forma inclusiva — é uma prioridade para as marcas e instituições. Mas, o ecossistema de media editorial é hoje mais diversificado e complexo do que nunca. Conhecer e explorar as potencialidades dos meios de comunicação estáticos e dinâmicos é uma prioridade e requer competências teóricas e técnicas específicas que as instituições culturais e marcas procuram.
Dotar os formandos de competências técnicas e teóricas nos processos do design editorial numa estrutura cultural contemporânea; Introduzir os formandos à utilização de softwares específicos de gestão, edição, composição e publicação de conteúdos aplicados ao design editorial digital (Adobe InDesign); Dotar os formandos de competência de concetualização, design e produção de artefactos digitais editoriais — publicações de natureza estática ou interativa, fixa, ou fluída, para impressão ou consumo em dispositivos móveis ou desktop (ePubs); Articular e consolidar as estratégias e as ferramentas de desenvolvimento no design e produção de projetos editoriais digitais numa abordagem projetual holística.
Módulo 1 - Conteúdos Programáticos:
- Competências técnicas e teóricas de design e produção editorial contemporânea;
- Técnicas de gestão e edição das publicações;
- Técnicas e estratégias de composição, paginação e publicação de conteúdos de design editorial estáticos (impressos) e digitais (ecrãs).
Módulo 2 - Conteúdos Programáticos:
- Tipologias, estrutura e tecnologias de publicação online na Web;
- Técnicas e linguagens de edição e estruturação da informação no formato Web;
- Sistemas de gestão de conteúdos online (CMS), tipologias e vicissitudes.
NECESSIDADES A COLMATAR PELOS PARTICIPANTES (sessões online):
- Ligação eficiente à internet;
- dispositivo com colunas de som, microfone e câmara funcionais.
Propinas
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/ FBAUP: [Curso completo]366,75 Euros [Módulo 1: 146,70 Euros | Módulo 2: 220,05 Euros] |
Alumni FBA/ ESBAP: [Curso completo] 393,75 Euros [Módulo 1: 157,50 Euros | Módulo 2: 236,25 Euros] |
Público em Geral: [Curso completo] 438,75 Euros [Módulo 1: 175,50 Euros | Módulo 2: 263,25 Euros] |
Seguro Escolar: 02,00 Euros
Bolsas apenas para candidatos ao curso INTEGRAL (módulos 1 e 2).
Regulamento para a Atribuição de Bolsas de Incentivo à (Re)qualificação e Atualização de Competências no Âmbito das Formações não Conferentes de Grau da Universidade do Porto, ao abrigo do Programa «Impulso Adultos» do PRR: vide Regulamento n.º 634/2022, publicado em Diário da República a 13 de julho.
Número (máximo) de bolsas a atribuir | 10 bolsas individuais para estudantes inscritos no curso
Valor pecuniário da bolsa individual | ¤300,00 para cada bolsa
+info sobre bolsas
Aceda aqui às CANDIDATURAS
Proteção de dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.
Design, Edição e Gestão de Publicações Digitais e Comunicação Online conta com a colaboração de SYMINGTON FAMILY ESTATES e ASSOCIAÇÃO DOS COMERCIANTES DO PORTO.
A presente edição da formação Design, Edição e Gestão de Publicações Digitais e Comunicação Online é financiada pelos fundos do programa «NextGeneration EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto, Portugal
——————————————–
Horário de Atendimento
10.30 – 12.00 | 15.00 – 18.00
——————————————–
Informações e Inscrições
Telefone: 22 519 24 16
E-mail: formcontinua@fba.up.pt
——————————————–
Docente Responsável: | Pedro Amado |
Sigla: | DEGPDCO |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Curso de Formação Contínua |
Início: | 2022/2023 |
Duração: | 90 Horas |