Promover uma comunicação eficaz e inclusiva com o público é uma prioridade para as marcas, instituições culturais e centros de investigação. A ampla variedade de plataformas e canais de comunicação requer a criação e divulgação de mensagens que não apenas sejam eficazes e impactantes, mas também construam um vínculo de confiança entre o consumidor leitor e os conteúdos que lhe são apresentados. Para alcançar esse objetivo, é essencial desenvolver habilidades de comunicação e literacia visual, não apenas no contexto do consumo, mas sobretudo na capacidade de criar, editar e disseminar conteúdo de forma efectiva.
Conteúdos programáticos:
1 – Criação de apresentações gráficas impactantes
- Competências técnicas e teóricas de design gráfico e design de informação visual para a comunicação interna e externa de entidades culturais, instituições publicas e privadas contemporâneas, e centros de investigação;
- Técnicas e estratégias de
>Organização da informação,
>Edição e tratamento de imagem bitmap e vetorial.
Procura-se consolidar estas competências teórico-práticas com as estratégias de design e produção de projetos de comunicação institucional, cultural e de ciência numa abordagem projetual holística.
2 - Fundamentos de design gráfico e de comunicação visual eficaz
- Tipologias, estruturas e estratégias editoriais numa lógica de comunicação editorial (apresentação de conteúdos de natureza instituiconal, cultural, publicitária, científica);
- Software de Desktop Publishing.
GERAIS:
A formação oferecida pela FDCE é de natureza teórico-prática, colocando uma ênfase especial na capacitação prática dos formandos. Foca-se em responder às necessidades de comunicação interna e externa das instituições públicas e privadas, entidades culturais contemporâneas (fortalecendo a sua presença e impacto no mercado) e centros de investigação (otimizando a comunicação entre os pesquisadores e o público) nos diferentes formatos e plataformas de media atuais.
As características e necessidades individuais de cada formando serão levadas em consideração, orientando-os na utilização de softwares específicos para gestão, edição, composição e publicação de conteúdos no contexto das apresentações gráficas, nomeadamente, na criação de comunicação (estáticas ou interactivas) no formato de uma publicação para as redes sociais, apresentação de diapositivos, graphical abstract ou poster científico.
De maneira abrangente, os formandos serão capazes de coordenar e fortalecer estratégias e recursos no design e produção de projetos editoriais, que englobam tanto os formatos impressos quanto os digitais. Essa abordagem projetual visa à gestão eficaz de projetos e equipas.
1 – Criação de apresentações gráficas impactantes
Capacitar os formandos a fazer apresentações de alta qualidade, impactantes, claras e objetivas para complementar a informação apresentada, em comunicações internas e externas; Fornecer resumos visuais e infográficos como parte da estratégia de marketing de conteúdo e comunicação de ciência (graphical abstracts e posters científicos), para comunicar ideias e conceitos, mas também em apresentações em sala de reuniões, relatórios anuais, formação interna de pessoal, seminários e conferências; Adquirir conhecimentos básicos sobre a utilização prática do Microsoft Power Point e ferramentas Adobe.
2 - Fundamentos de design gráfico e de comunicação visual eficaz
Fornecer aos formandos um conjunto essencial de estratégias da linguagem visual no campo do design de comunicação; habilitá-los a utilizar as principais ferramentas digitais de desktop publishing (DTP); estimular a concepção de abordagens de comunicação criativas e que aspirem à excelência no universo contemporâneo dos media atuais.
O curso 'Fundamentos de Design para uma comunicação de excelência' é composto pelos seguintes módulos:
Módulo 1:
Criação de apresentações gráficas impactantes
Carga horária: 9 sessões | 27 horas de contacto
Calendário: de 09 de outubro a 04 de dezembro de 2025 (QUINTAS-FEIRAS)
Horário: 19h00 > 22h00
Regime: híbrido - b-learning (12h em regime a distância síncrono | 15h em regime presencial)
Língua de comunicação: Português (PT)
Local de realização: Faculdade de Belas-Artes da U.Porto
3 ECTS
Formadora: Maria Isabel Quaresma
Supervisão Científica: Professora Doutora Cristina Ferreira
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Módulo 2:
Fundamentos de design gráfico e de comunicação visual eficaz
Carga horária: 9 sessões | 27 horas de contacto
Calendário: de 08 de janeiro a 05 de março de 2026 (QUINTAS-FEIRAS)
Horário: 19h00 > 22h00
Regime: híbrido - b-learning (12h em regime a distância síncrono | 15h em regime presencial)
Língua de comunicação: Português (PT)
Local de realização: Faculdade de Belas-Artes da U.Porto
3 ECTS
Formadora: Vânia Oliveira
Supervisão Científica: Professora Doutora Cristina Ferreira
- CANDIDATURAS 2.ª FASE: de 21 de julho a 29 de agosto de 2025
- VAGAS: 15 (quinze) - curso completo
Destinatários:
Adultos e jovens maiores de 23, em vida ativa ou desempregados, com ou sem competências específicas em Design de Comunicação, com capacidade para frequentar o Ensino Superior:
- Técnicos de Comunicação, Relações Empresariais, Jornalismo e Assessoria de Imprensa, e Museologia.
- Investigadores.
Pré-requisitos:
Possuir o 12.º ano de escolaridade ou equivalente.
Possuir competências de utilização de computadores na ótica do utilizador.
NECESSIDADES A COLMATAR PELOS PARTICIPANTES (sessões online):
- Ligação eficiente à internet;
- dispositivo com colunas de som, microfone e câmara funcionais;
- computador (PC ou laptop) com o software PHOTOSHOP instalado (adobe creative cloud para estudantes)
Propinas:
1. Estudantes, Docentes e Funcionários UP/ FBAUP:
1.1 Candidatura ao CURSO COMPLETO: 219,00 Euros |
2. Alumni U.Porto:
2.1 Candidatura ao CURSO COMPLETO: 237,00 Euros |
3. Público em Geral:
3.1 Candidatura ao CURSO COMPLETO: 264,00 Euros |
Seguro Escolar: 02,00 Euros
FORMULÁRIO CANDIDATURA CURSO COMPLETO (2.ª FASE): AQUI
Bolsas:
São elegíveis para candidatura às bolsas os candidatos com candidatura efetuada ao curso COMPLETO.
Regulamento para a Atribuição de Bolsas de Incentivo à (Re)qualificação e Atualização de Competências no Âmbito das Formações não Conferentes de Grau da Universidade do Porto, ao abrigo do Programa «Impulso Adultos» do PRR: vide Regulamento n.º 634/2022, publicado em Diário da República a 13 de julho.
Número (máximo) de bolsas a atribuir 2.ª FASE | 12 bolsas individuais atribuídas a participantes matriculados, inscritos e a frequentar o CURSO COMPLETO.
Valor pecuniário da bolsa individual | ¤200,00 (duzentos Euros)
A atribuição de bolsa está dependente do número mínimo de candidatos para a abertura do curso.
DESPACHO DE ABERTURA ÀS BOLSAS DE FORMAÇÃO: AQUI
FORMULÁRIO PARA CANDIDATURA ÀS BOLSAS: AQUI
Chama-se a atenção para o artigo 12.º do Regulamento:
Causas de cancelamento da bolsa
1 - São causas de cancelamento da bolsa pela U.Porto e restituição de valores eventualmente já recebidos:
a) A não entrega da declaração de aceitação assinada no prazo fixado na alínea c) do n.º 1 do artigo 11.º;
b) A perda, a qualquer título, da qualidade de estudante no curso/formação ao abrigo do qual foi atribuída bolsa, incluindo desistência de frequência em qualquer momento da edição;
c) A reprovação no curso/formação por falta de frequência/assiduidade, por falta de componente de avaliação, por falta ao exame/prova pública ou por fraude;
d) A prestação de falsas declarações pelo estudante sobre matérias relevantes para a atribuição da bolsa;
e) A condenação em procedimento disciplinar.
2 - Excetua-se do disposto na alínea b) do n.º 1 a desistência de frequência por situações de força maior, devidamente comprovadas, sujeitas a apreciação pelo Diretor da Unidade Orgânica que é sede administrativa do curso/formação.
3 - Em caso de cancelamento da bolsa, o estudante perde o direito a receber os valores em falta e fica obrigado a restituir valores eventualmente já recebidos, num prazo máximo de trinta (30) dias úteis, sem prejuízo da correspondente responsabilidade legal aplicável.
Proteção de dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.
Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.
Fundamentos de Design para uma Comunicação de Excelência conta com a colaboração de SYMINGTON FAMILY ESTATES e ASSOCIAÇÃO DOS COMERCIANTES DO PORTO.
A presente edição da formação Fundamentos de Design para uma Comunicação de Excelência é financiada pelos fundos do programa «NextGeneration EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».
Gabinete de Formação Contínua - PC103
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto, Portugal
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Horário de Atendimento
10.30 – 12.00 | 15.00 – 18.00
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Informações e Inscrições
Telefone: 22 519 24 16
E-mail: formcontinua@fba.up.pt
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Docente Responsável: | Cristina Ferreira |
Sigla: | FDCE |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Curso de Formação Contínua |
Início: | 2022/2023 |
Duração: | 54 Horas |