Web Design
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O objetivo da UC de Web Design é conceber, desenhar e publicar páginas da Web:
- Compreender a arquitetura e funcionamento da Web;
- Adquirir e desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre o Web Design;
- Desenvolver competências de gestão de projetos de Web Design desde a conceção até à implementação e publicação online;
- Fomentar uma cultura de prática e reflexão crítica sobre Web Design;
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:
- Compreender as diferentes fases que envolvem um projeto de Web Design;
- Domínio de princípios básicos de Web Design;
- Domínio das tecnologias de desenvolvimento de Web Design, nomeadamente dos fundamentos da marcação e estruturação da informação em documentos (HTML5) e da sua formatação e apresentação visual e interativa (CSS3);
- Desenvolvimento de competências fundamentais de Responsive Web Design (RWD);
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A unidade curricular de Web Design procura promover a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos tecnológicos fundamentais de projetos de Web Design (HTML e CSS). A disciplina visa ainda oferecer uma visão geral e abrangente do processo de desenvolvimento, gestão e avaliação de um projeto de Web Design, e promover boas práticas ao nível técnico, visual e de interação.
O programa está organizado em dois módulos:
- Introdução: Princípios de Design Digital (suportes flexíveis) e Hiper navegação e Interatividade (Prototipagem Ágil); Arquitetura Web; Estrutura da informação em páginas (HTML); Formatação e Apresentação (CSS); Responsive Web Design (RWD)
- Projeto: Processo de Design; Padrões e Princípios; Interação e Navegação; Desenvolvimento; Publicação; Avaliação.
A consolidação das competências em HTML e CSS efetua-se numa abordagem de desenvolvimento de exercícios, bem como numa abordagem projetual holística que integra e operacionaliza as competências técnicas e sociais necessárias ao desenvolvimento de um projeto de forma autónoma.
Bibliografia Obrigatória
Jon Duckett;
HTML & CSS. ISBN: 978-1-118-00818-8
Bibliografia Complementar
Shay Howe;
Learn to code HTML & CSS. ISBN: 978-0-321-94052-0
Ethan Marcotte;
Responsive web design. ISBN: 978-1-9375571-8-8
Dan Cederholm;
CSS3 for web designers. ISBN: 978-1-9375572-0-1
Jeremy Keith;
HTML5 for web designers. ISBN: 978-1-9375572-4-9
Jenifer Tidwell;
Designing interfaces. ISBN: 978-1-449-37970-4
Caddick, Richard; Cable, Steve; Communicating the User Experience, John Wiley & Sons, 2011. ISBN: 978-1-119-97110-8
Observações Bibliográficas
Será utilizada a documentação mais recente e atualizada sobre os standards e boas práticas de edição de código e publicação na Web através de referências da indústria online, como a Documentação da Fundação Mozilla disponível em https://developer.mozilla.org/
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular desenvolve-se segundo um modelo teórico-prático que alterna aulas formativas com aulas dedicadas ao desenvolvimento de exercícios e projetos.
Os exercícios visam a exploração e desenvolvimento dos conhecimentos expostos durante as sessões e materiais de leitura/estudo fornecidos, através da resolução de problemas específicos.
Os projetos visam a consolidação das competências através da aplicação prática desses conhecimentos em articulação com a aprendizagem adquirida ao longo do curso.
Procurar-se desenvolver a capacidade crítica dos alunos através da análise e discussão coletiva dos trabalhos desenvolvidos na aula e de outros projetos de Web Design.
Software
Visual Studio Code
Figma
Cyberduck
Palavras Chave
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Design de sistemas
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design gráfico
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design assistido por computador
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Publicação > Publicações electrónicas
Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Sistema de computadores > Interacção pessoa-computador
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Comunicação gráfica
Humanidades > Artes > Artes visuais > Artes gráficas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Trabalho laboratorial |
40,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Elaboração de projeto |
72,00 |
| Estudo autónomo |
45,00 |
| Frequência das aulas |
45,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação média positiva nos exercícios e projetos desenvolvidos, e nos restantes parâmetros de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Será avaliada a participação construtiva e assídua, integridade e responsabilidade dos estudantes, face à turma, aos projetos, e ao cumprimento dos prazos a estes associados. Serão avaliados os conhecimentos adquiridos, demonstrados pela resolução de exercícios e aplicados aos projetos desenvolvidos.
A classificação final é calculada a partir da média ponderada da participação e das classificações obtidas em cada módulo:
- Participação: 10%;
- Módulo 1: 40%;
- Módulo 2: 50%;
Melhoria de classificação
Apenas por frequência posterior da cadeira.