Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CV302

Cultura Visual I

Código: CV302     Sigla: CVI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 54 Plano Oficial do ano letivo 2017 3 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

— Adquirir conhecimento crítico em torno de uma sociedade fortemente estruturada na partilha de informação visual;

— Reflectir sobre a importância do universo visual contemporâneo, articulando-o com processos criativos desenvolvidos em UCs estruturantes do curso;

— Compreender perspectivas da Cultura Visual que potenciem relações de complementaridade com outras áreas científicas;

— Analisar sistemas de percepção associados à prática do Design de Comunicação contemporâneo;

— Questionar a importância da Cultura Visual enquanto campo permanente de renovação e conceptualização;

— Incentivar a inclusão de metodologias críticas e teóricas em projectos aplicados;

— Potenciar a afirmação de um discurso individual e criativo;

— Contribuir para o aprofundamento de um conhecimento visual específico, a partir de um conjunto de seminários estruturados em diversas áreas científicas.

Resultados de aprendizagem e competências

— Capacitar os estudantes de conhecimento visual;

— Ampliar a cultura visual a partir de contextos históricos e contemporâneos;

— Fomentar o pensamento e a argumentação na construção e defesa de projectos de Design de Comunicação;

— Habilitar os estudantes de consciência crítica na construção de projectos relacionados com a prática do design contemporâneo.

— Valorizar a capacidade de articulação de pensamento numa apresentação pública construída a partir do conhecimento leccionado;

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A UC funcionará num sistema de 10 seminários apresentados por docentes e investigadores de diversas áreas científicas, mantendo como foco de estudo a prática do Design Contemporâneo. Serão abordados os seguintes temas:

01. Cultura Tipográfica;
02. Perspectivas Sobre o Livro;
03. Livros Ilustrados;
04. Ilustração Contemporânea;
05. Fotografia & Literatura;
06. Genéricos Cinematográficos;
07. Cultura Pop: Música e Imagem;
08. Tecnologia, Design e Comunicação;
09. Imagem Digital;
10. Cultura Visual.

Bibliografia Obrigatória

Arnheim, R. ; Visual Thinking., Berkeley/Los Angeles: University of California Press. , 1969
Gervereau, Laurent ; Ver, Compreender, Analisar as Imagens, Lisboa; Editçoes 70, 2007. ISBN: ISBN 9789724412863
Rose Gillian; Visual methodologies: an introduction to the interpretation of visual materials, Sage, 2008
Mirzoeff Nicholas 340; The visual culture reader. ISBN: 0-415-14133-8
Lupton Ellen; Design writing research. ISBN: 0-7148-3851-9
Berger John 1926-2017 070; Modos de ver. ISBN: 84-252-2003-3
Foster Hal; Design and Crime. ISBN: 1-85984-668-8

Bibliografia Complementar

BAZIN, André et al.; A política dos autores, Assírio & Alvim, 1976
DEBRAY, Régis; Vie et mort de l?image. Une histoire du regard en Occident, Paris, Gallimard, 1992
ECO, Umberto; Os limites da interpretação, Difel, 1992
RIESER, Martin; The New Screen Media: Cinema/Art/Narrative, BFI Publishing, 2002
STEINER, Georges; As gramáticas da criação, Relógio D’Água, 2001
BARTHES, Roland; O óbvio e o obtuso, edições 70, 1982
BASILICO, Stefano; Cut: Film as Found Object in Contemporary Video, Milwaukee Art Museum, 2005
Rancière Jacques; O^espectador emancipado. ISBN: 978-989-8327-06-2
Crary Jonathan; Techniques of the observer. ISBN: 0-262-53107-0
Didi-Huberman Georges 1953-; O^que nós vemos, o que nos olha. ISBN: 978-989-8217-12-7
Sturken Marita; Practices of looking: an introduction to visual culture, Oxford University Press, 2004
CARDULLO, Bert; Soundings on Cinema: Speaking to Film and Film Artists, State University of New York Press, 2008
MANOVICH, Lev; The Language of New Media, MIT Press, 2001
Coles Alex 340; Design and art. ISBN: 978-0-854-88153-6
Heller Steven; Becoming a graphic designer. ISBN: 0-471-29299-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

— Aulas expositivas que fometem a discussão participada a partir dos seminários calendarizados;

— Propõe-se que os estudantes façam uma investigação aprofundada de um dos temas sugeridos pelos conferencistas;

— Os estudantes deverão preparar uma apresentação pública da sua investigação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Participação presencial 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 44,00
Frequência das aulas 37,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Serão avaliados os conhecimentos adquiridos, demonstrados e aplicados na investigação apresentada.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação terá formulada da seguinte maneira:

— Pertinência do estudo,
— Concepção teórica,
— Profundidade da investigação;
— Capacidade crítica;
— Qualidade da apresentação.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-31 às 15:25:42 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico