Cultura Visual I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
— Adquirir conhecimento crítico em torno de uma sociedade fortemente estruturada na partilha de informação visual;
— Reflectir sobre a importância do universo visual contemporâneo, articulando-o com processos criativos desenvolvidos em UCs estruturantes do curso;
— Compreender perspectivas da Cultura Visual que potenciem relações de complementaridade com outras áreas científicas;
— Analisar sistemas de percepção associados à prática do Design de Comunicação contemporâneo;
— Questionar a importância da Cultura Visual enquanto campo permanente de renovação e conceptualização;
— Incentivar a inclusão de metodologias críticas e teóricas em projectos aplicados;
— Potenciar a afirmação de um discurso individual e criativo;
— Contribuir para o aprofundamento de um conhecimento visual específico, a partir de um conjunto de seminários estruturados em diversas áreas científicas.
Resultados de aprendizagem e competências
— Capacitar os estudantes de conhecimento visual;
— Ampliar a cultura visual a partir de contextos históricos e contemporâneos;
— Fomentar o pensamento e a argumentação na construção e defesa de projectos de Design de Comunicação;
— Habilitar os estudantes de consciência crítica na construção de projectos relacionados com a prática do design contemporâneo.
— Valorizar a capacidade de articulação de pensamento numa apresentação pública construída a partir do conhecimento leccionado;
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A UC funcionará num sistema de 10 seminários apresentados por docentes e investigadores de diversas áreas científicas, mantendo como foco de estudo a prática do Design Contemporâneo. Serão abordados os seguintes temas:
01. Cultura Tipográfica;
02. Perspectivas Sobre o Livro;
03. Livros Ilustrados;
04. Ilustração Contemporânea;
05. Fotografia & Literatura;
06. Genéricos Cinematográficos;
07. Cultura Pop: Música e Imagem;
08. Tecnologia, Design e Comunicação;
09. Imagem Digital;
10. Cultura Visual.
Bibliografia Obrigatória
Arnheim, R. ; Visual Thinking., Berkeley/Los Angeles: University of California Press. , 1969
Gervereau, Laurent ; Ver, Compreender, Analisar as Imagens, Lisboa; Editçoes 70, 2007. ISBN: ISBN 9789724412863
Rose Gillian; Visual methodologies: an introduction to the interpretation of visual materials, Sage, 2008
Mirzoeff Nicholas 340;
The visual culture reader. ISBN: 0-415-14133-8
Lupton Ellen;
Design writing research. ISBN: 0-7148-3851-9
Berger John 1926-2017 070;
Modos de ver. ISBN: 84-252-2003-3
Foster Hal;
Design and Crime. ISBN: 1-85984-668-8
Bibliografia Complementar
BAZIN, André et al.; A política dos autores, Assírio & Alvim, 1976
DEBRAY, Régis; Vie et mort de l?image. Une histoire du regard en Occident, Paris, Gallimard, 1992
ECO, Umberto; Os limites da interpretação, Difel, 1992
RIESER, Martin; The New Screen Media: Cinema/Art/Narrative, BFI Publishing, 2002
STEINER, Georges; As gramáticas da criação, Relógio D’Água, 2001
BARTHES, Roland; O óbvio e o obtuso, edições 70, 1982
BASILICO, Stefano; Cut: Film as Found Object in Contemporary Video, Milwaukee Art Museum, 2005
Rancière Jacques;
O^espectador emancipado. ISBN: 978-989-8327-06-2
Crary Jonathan;
Techniques of the observer. ISBN: 0-262-53107-0
Didi-Huberman Georges 1953-;
O^que nós vemos, o que nos olha. ISBN: 978-989-8217-12-7
Sturken Marita; Practices of looking: an introduction to visual culture, Oxford University Press, 2004
CARDULLO, Bert; Soundings on Cinema: Speaking to Film and Film Artists, State University of New York Press, 2008
MANOVICH, Lev; The Language of New Media, MIT Press, 2001
Coles Alex 340;
Design and art. ISBN: 978-0-854-88153-6
Heller Steven;
Becoming a graphic designer. ISBN: 0-471-29299-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
— Aulas expositivas que fometem a discussão participada a partir dos seminários calendarizados;
— Propõe-se que os estudantes façam uma investigação aprofundada de um dos temas sugeridos pelos conferencistas;
— Os estudantes deverão preparar uma apresentação pública da sua investigação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
Participação presencial |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
44,00 |
Frequência das aulas |
37,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Serão avaliados os conhecimentos adquiridos, demonstrados e aplicados na investigação apresentada.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação terá formulada da seguinte maneira:
— Pertinência do estudo,
— Concepção teórica,
— Profundidade da investigação;
— Capacidade crítica;
— Qualidade da apresentação.