Resumo (PT):
Portugal registou nas últimas décadas um grande incremento na implementação de
grandes empreendimentos em infraestruturas essenciais, recorrendo numa parte considerável à
modalidade das PPP para financiar a execução e exploração, em especial nos domínios da
saúde e das comunicações rodoviárias e ferroviárias, porque de acordo com o Tribunal de Contas
(TC), o Estado terá tendência a recorrer a parcerias com o setor privado, «que se traduz na
necessidade de reduzir ao máximo a despesa e o endividamento públicos sem baixar, todavia, o
necessário investimento. Esta necessidade resulta da tomada de consciência de que é
conveniente diminuir a intervenção do Estado na economia, dada, nomeadamente, a escassez de
recursos públicos existente e o reconhecimento da maior eficiência que tradicionalmente
caracteriza o setor privado relativamente ao setor público». Com as PPP «o Estado contratualiza
com o setor privado, não só a aquisição de uma obra pública, como, também, a sua gestão
(operação e manutenção), de acordo com certos padrões e parâmetros de qualidade, pagando,
por isso, uma determinada renda.
Face aos investimentos avultados nos empreendimentos alcançados pela via das PPP, bem
como pelas recomendações, primeiro do TC, depois da ¿troika internacional¿ envolvida no
processo de ajuda externa a Portugal, a análise de risco torna-se central na implementação das
PPP.
Este trabalho descreve uma proposta de inquérito baseado no estado do conhecimento quer no
âmbito das PPP, quer no âmbito do FMEA ¿ Failure Mode and Effect Analysis ¿ Análise de
Modos de Falha e Efeitos, que se apresenta a discussão.
Após a análise da informação recolhida, e com base nos procedimentos preconizados pelo
FMEA, serão indicadas as principais fases de desenvolvimento, campos de aplicação, vantagens
e limitações.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
12
License type: