Resumo (PT):
O website BESP (Benchmarking de Escolas Secundárias Portuguesas) foi criado no âmbito de um projecto de investigação financiado pela FCT, e desenvolvido em cooperação pela Universidade Católica do Porto, pelo IDMEC - pólo FEUP e pelo INEGI. O
BESP é uma plataforma de benchmarking de escolas secundárias Portuguesas cujos
objectivos são servir de auxílio à avaliação interna e externa das escolas. Para isso, foram
desenvolvidos indicadores de desempenho relativamente aos quais as escolas podem, em
tempo real, analisar o seu desempenho em termos comparativos com outras escolas, e
analisar a evolução observada em cada indicador ao longo do tempo ¿ e portanto ter uma
ideia do sentido da evolução do seu desempenho. Disponibiliza-se ao público em geral a
possibilidade de comparar uma determinada escola com outras com base em indicadores
construídos utilizando dados de domínio público, nomeadamente os dados provenientes
de resultados dos alunos em exames nacionais. Também é possível elaborar listas
ordenadas de escolas (`rankings¿) com base em critérios parametrizáveis pelo utilizador.
As escolas podem ter acesso a um conjunto mais alargado de indicadores, o que requer
um registo prévio na plataforma e o preenchimento de um questionário on-line para
fornecer dados de domínio não público.
Abstract (EN):
The BESP (Benchmarking Portuguese Secondary Schools) Website has been created
within a research project financed by FCT (Portuguese Foundation for Science and
Technology) and developed in cooperation between the Portuguese Catholic University in
Porto, the IDMEC from the Faculty of Engineering of the University of Porto, and by
INEGI. BESP is a benchmarking platform for secondary schools whose aim is to help
schools in their self and external evaluation. For that purpose, a set of key performance
indicators were developed in relation to which schools can, in real time, analyze their
performance relative to other schools and analyze the evolution of their performance over
time. To the general public two main tools are available: one that allows the comparison
of a school with others in a given indicator, and another that allows the construction of
league tables of schools based on criteria defined by the user. The indicators made
available at this level are built using public data concerning the results of students in
national exams at the end of secondary education. Schools can also have access to an
enlarged set of indicators, as long as they have registered in the website and have filled in
a questionnaire to provide BESP with data that is not public.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
9