Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > "Posso escolher?”: reconhecer os interesses dos alunos, promover a sua participação e autonomia: desafios pedagógicos com uma turma de educação visual
Publication

"Posso escolher?”: reconhecer os interesses dos alunos, promover a sua participação e autonomia: desafios pedagógicos com uma turma de educação visual

Title
"Posso escolher?”: reconhecer os interesses dos alunos, promover a sua participação e autonomia: desafios pedagógicos com uma turma de educação visual
Type
Thesis
Year
2022-11-17
Authors
Ana Teresa Coutinho Costa Gonçalves Pinto
(Author)
FPCEUP
View Personal Page Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Other information
Resumo (PT): No âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, foi redigido o presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária Joaquim Gomes Ferreira Alves, com o objetivo principal de refletir criticamente sobre o papel e a ação do professor quando este tem como propósito promover a autonomia do aluno mediante práticas participativas. Com base em contributos dos campos das Ciências da Educação e das Artes Visuais, o Relatório reflete diversas situações observadas ao longo do estágio curricular, as quais espoletaram questionamentos que levaram à construção da unidade didática na disciplina de Educação Visual no 7ºano de escolaridade na sua forma, planificação, execução e avaliação. Em causa está a importância dos direitos de participação das crianças/jovens, como alunos, a exprimirem as suas opiniões, realizarem escolhas, serem reconhecidos pelo grupo e a serem levados em consideração na escola, a começar pela sala de aula, potenciando mudanças nos modos como se implicam e desenvolvem atividades e projetos de EV. Também a importância de entender as aulas de EV enquanto potenciadoras de práticas que promovam a integração do poder de escolha do aluno permite que suas vontades e preferências sejam valorizadas, proporcionando a origem de linguagens visuais e estilos de representação de “autoria própria”. A projeção e realização de duas dinâmicas de aula assentes numa base pedagógica menos diretiva, incluindo os alunos desde logo na escolha da proposta didática, envolveu a realização de questionários prévios para identificar interesses e gostos para trabalhar na disciplina de EV e processos de negociação acerca da sua concretização (materiais, técnicas, suportes e temáticas) e avaliação. A sua análise reflexiva e crítica levou-me a questionar as minhas conceções e práticas pedagógicas acerca da participação; a refletir nas opções que foram sendo tomadas face a constrangimentos e imprevistos, bem como a consciencializar o poder do professor nos processos de co-participação.
Language: Portuguese
No. of pages: 114
Documents
File name Description Size
Ana Teresa Coutinho Costa Gonçalves Pinto - Relatório de Estágio "Posso escolher?”: reconhecer os interesses dos alunos, promover a sua participação e autonomia: desafios pedagógicos com uma turma de educação visual 8662.61 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-11-19 at 23:57:32 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book