Resumo (PT):
A obra de Fernando Campos divide-se em dois grandes blocos. Fazendo jus ao pendor memorialista, seja ele público ou privado, o autor escreve vários romances onde emerge a história da família (a sua), direta ou simbolicamente. Nas obras de cariz histórico, convocam-se personalidades do passado, que têm uma história pública, mais ou menos conhecida. A narração oscila entre a primeira e a terceira pessoas e a opção do narrador tem consequências no tipo de focalização e na assunção da falsidade ou veracidade do narrado. A focalização, frequentemente, interna, porque decorrente de narradores em primeira pessoa que não têm um conhecimento omnisciente, propicia também a relativização da visão histórica e a perceção da inexistência de uma verdade absoluta
Abstract (EN):
Fernando Campos' work is divided into two large blocks. Living up to the memorialist tendency, be it public or private, the author writes several novels where the family history emerges, directly or symbolically. In historical works, he writes about personalities from the past who have a known public history. The narration oscillates between the first and the third person and the option of the narrator has consequences on the type of focus and on the assumption of the falsity or of the truth. The focus, often internal, because it comes from first-person narrators who do not have omniscient knowledge, allows the relativization of the historical view and the perception of the inexistence of an absolute truth.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Volume intitulado: Caminhos do lirismo contemporâneo na Península Ibérica / Coordinación Sérgio Guimarães de Sousa