Resumo (PT):
Este artigo tem como quadro teórico a abordagem indutiva de ensino da gramática, através
da qual os alunos descobrem e reconhecem princípios gramaticais por meio da observação de
dados, da deteção de regularidades e da generalização. Parte dos trabalhos de Ana Maria Brito
em que o ensino da gramática é perspetivado como “aprendizagem pela descoberta”.
Na primeira parte, revisitam-se os trabalhos da autora sobre este assunto, de modo a construir uma fundamentação de uma proposta unificada de ensino da gramática. Na
segunda parte, apresenta-se uma planificação de uma sequência didática: baseada no ensino
da gramática como atividade reflexiva, a proposta mostra o desenvolvimento articulado e
consistente do conhecimento sintático dos alunos desde o primeiro ciclo do ensino básico.
Abstract (EN):
This article has as framework the inductive approach to grammar teaching, in which the
students are expected to discover and to recognize grammar rules through data observation,
detection of regularities and generalization. It is based on Ana Maria Brito’s works in which
grammar learning is viewed as “discovery learning”.
In the first part, the author’s body of work on this subject is revisited, in order to create an
unified suggestion of grammar teaching. In a second part, a teaching sequence plan is presented:
based on grammar teaching as reflective activity, it shows a consistent and articulated development
of learner’s syntactic knowledge from early ages, namely from the 1st cycle of basic education.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific