Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Relatório de Estágio Profissional "Reinterpretação da Identidade Pessoal e Profissional"
Publication

Relatório de Estágio Profissional "Reinterpretação da Identidade Pessoal e Profissional"

Title
Relatório de Estágio Profissional "Reinterpretação da Identidade Pessoal e Profissional"
Type
Thesis
Year
2017-11-17
Authors
Rita Pereira Rodrigues
(Author)
FADEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Associated Institutions
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Other information
Resumo (PT): Este documento surge no término do Estágio Profissional (EP), unidade curricular inserida no 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundária, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). O EP decorreu na escola EB 2,3 de Rio Tinto, num núcleo de estágio (NE) composto por dois estudantes estagiários (EE), supervisionados pela professora cooperante (PC) da escola, e pela professora orientadora (PO) da faculdade. No presente relatório é retratado, integralmente, o meu crescimento profissional ao longo deste ano. Assim sendo, este evidencia o plano subjetivo com o meu cunho pessoal, como também a interface entre visão objetiva das metodologias existentes na literatura e as escolhidas para a minha avaliação. Este está organizado em 5 capítulos: a “Introdução”, que apresenta a contextualização da pertinência deste documento e a definição de alguns conceitos apoiados na literatura existente.; o “Enquadramento Pessoal”, no qual tentarei transmitir as razões que me levaram a optar pela área da docência e do desporto, fundamentadas num processo contínuo entre o (meu) passado e o presente; o “Enquadramento da Prática Profissional”, que menciona o meu entendimento acerca do EP, da escola que me acolheu e todos os intervenientes da sua comunidade que participaram no processo, e a caracterização da turma residente e restantes turmas que lecionei; a “Realização da Prática Profissional”, que se encontra dividida em três áreas: a área da Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem, que inclui as quatro componentes centrais do ciclo de ação de um professor, nomeadamente a conceção, planeamento, realização e avaliação do ensino; a área da Participação na Escola e Relações com a Comunidade, em que apresento uma reflexão sobre as atividades onde estive envolvida; e a área do Desenvolvimento Profissional, em que refiro o estudo de investigação-ação realizado durante o ano. O presente estudo proveio de uma problemática mundialmente presenciada e difícil de combater, sendo esta a obesidade. Desta forma, este estudo encontra-se assim relacionado com o aumento dos valores percentuais de obesidade e adoção de hábitos pouco saudáveis, como a inatividade física. Por último, menciono a essência do ser XVI professor, enaltecendo a panóplia de momentos e aprendizagens que auxiliaram na construção da minha identidade profissional como futura professora de educação física (EF).
Abstract (EN): The current work was elaborated within the context of professional internship included in the Master’s degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education of Faculty of Sport of University of Porto (FADEUP). The professional internship was in Rio Tinto EB 2,3 school, in the internship nuclei, composed of two trainee students, supervised by the school cooperating teacher and the professor of the faculty. In this report, my professional growth is fully portrayed throughout this year. Thus, the report reveals the subjective plan with my opinion, as well as the interface between objective view of the remaining methodologies in the literature and those chosen for my evaluation. This work is divided into five chapters: the “Introduction”, which refers the contextualization of the pertinence of this document also the definition of some concepts supported in the state of art; "Personal Framework", here I will try to convey the reasons that led me to choose the teaching and sports area, based on a constant process between past and present; and “Performance of the Professional Practice” that is divided into three areas. Area of management and organization of teaching and learning, that are include the four central components of a teacher's cycle of action: the conception, planning, realization and evaluation of the teaching process; the area of School Participation and Community Relations, where is the reflection of all activities that I was involved; and the Professional Development area, with the research study realized during the year. The present study came from a worldwide problematic which is difficult to control, so obesity. Therefore, this study is related to the increase the percentage values of obesity and an adoption of unhealthy habits, such as physical inactivity. To conclude, praising the panoply of moments and learning that helped to build my professional identity as a future teacher of physical education.
Language: Portuguese
Documents
File name Description Size
Relatório-Rita-Versão Finalíssima Relatório de Estágio Profissional "Reinterpretação da Identidade Pessoal e Profissional" 1843.07 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-10-18 at 07:28:06 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book