Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > News > Cinema de Bairro Programme | Tous les matins du monde

News

Cinema de Bairro Programme | 'Tous les matins du monde'

Com realização de Alain Corneau

Após a morte da esposa, o músico e compositor de viola da gamba Monsieur de Sainte-Colombe, abalado pela dor, isola-se do mundo exterior e muda-se com as duas filhas para uma pequena casa, buscando um refúgio. A notícia chega ao músico aspirante Marin Marais (Guillaume Depardieu e Gérard Depardieu) que se intromete na reclusão de Sainte-Colombe na esperança de encontrar um mentor. A partir do romance homónimo de Pascal Quignard, o filme traça a vida do compositor Marin Marais (séc.s XVII e XVIII) e a sua relação com outro compositor contemporâneo - e seu mestre - Jean de Sainte-Colombe. Marais surge como narrador, introduzindo a história com o aforismo “todas as manhãs do mundo não têm retorno”, desvelando as suas memórias e muito particularmente a aprendizagem da viola da gamba no convívio com o seu mestre, Monsieur de Sainte-Colombe e as suas filhas.

O cineasta propõe uma experiência fílmica em viagem sentimental por aquelas memórias, e em que a música é o elemento permanente e matricial, aprimorado pela colaboração de Jordi Savall, especialista em música antiga. No ano da estreia, o filme foi premiado com múltiplos césares, nas categorias de melhor filme e realizador, melhor fotografia e música, e ainda de melhor atriz secundária pelo desempenho de Anne Brochet. Registe-se ainda as tocantes interpretações de Jean-Pierre Marielle, Gérard Depardieu e do seu filho Guillaume, no seu primeiro grande papel. Da sua estrutura biográfica, o filme evolui para uma meditação sobre a perda e o luto, o amor e a música.

Ficha Técnica | Filme ‘Tous les matins du monde’
Realização: Alain Corneau
Argumento: Alain Corneau (a partir do romance homónimo de Pascal Quignard)
Interpretação: Gérard Depardieu, Jean-Pierre Marielle, Anne Brochet, Guillaume Depardieu, Carole Richert, Jean-Claude Dreyfus, Caroline Silhol
Fotografia: Yves Angelo
Música: Sainte Colombe, Marin Marais, Jean-Baptiste Lully, François Couperin, Jordi Savall
Montagem: Marie-Josèphe Yoyotte
Produção: Jean-Louis Livi , Raphael Berdugo
115 Mins · M/12 
França · 1991

Ver o Trailer AQUI

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Sábado, 06 de julho 2024 | 16:00

Cinema de Bairro [Aula Aberta]

Aula Magna, FBAUP

Entrada Gratuita

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Cinema de Bairro Tous les matins

Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-07-16 at 16:35:55 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal