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Research Practices II

Code: PI2     Acronym: PIART

Keywords
Classification Keyword
OFICIAL Educational Sciences

Instance: 2021/2022 - A

Active? Yes
Responsible unit: Desenho
Course/CS Responsible: PhD in Art Education

Cycles of Study/Courses

Acronym No. of Students Study Plan Curricular Years Credits UCN Credits ECTS Contact hours Total Time
DEA 15 Plano Oficial do ano letivo 2016 3 - 10 47 270

Teaching language

Portuguese

Objectives

PI II é um espaço de discussão dos trabalhos de investigação em curso, já numa fase avançada da mesma e coincidindo quase com o término da escrita da tese. Deste modo, as sessões organizam-se em torno dos problemas de escrita e de construção da própria tese, bem como de uma síntese, explicação e argumentação dos principais pontos já trabalhados pelos estudantes no âmbito das suas pesquisas. Espaço de questionamento, necessariamente crítico, a UC convida os estudantes a exporem o seu trabalho, quer nas discussões em aula, quer no Encontro Internacional sobre Práticas de Investigação em Educação Artística. Este encontro, de âmbito internacional, conta com a presença de especialistas convidados que assistem e comentam os trabalhos de investigação dos doutorandos. Deste modo, cumpre-se um ciclo absolutamente essencial na vida do jovem investigador: o debate aberto e construtivo em torno dos seus objetos de pesquisa, e o confronto desse mesmo trabalho em arenas de divulgação específicas, como é o caso de uma conferência.

Learning outcomes and competences

Assume-se como uma UC anual onde se pretende que os estudantes encontrem um espaço de partilha e de discussão dos trabalhos em curso. Tentando anular o isolamento próprio de fases mais avançadas da pesquisa, e da própria escrita, debatem-se os bloqueios de escrita, centrando atenção nos processos construtivos de uma tese.

Como objetivo principal pretende-se que o doutorando adquira as seguintes competências:

  • Aquisição de autonomia de investigação.

  • Capacidade de sistematizar, situar, apresentar e discutir o seu projecto de investigação face à complexidade que o mesmo vai adquirindo no decurso da pesquisa.

  • Capacidade de elaboração e apresentação de um Relatório final da prática de investigação no qual constem, de um modo claro, as fases do trabalho desenvolvido, a inscrição teórica, a sua pertinência e articulação face ao plano inicial definido.



Sendo esta uma UC que se desdobra em torno do trabalho de investigação de cada doutorando, interessa que, no grupo, se desenvolva uma consciência crítica e uma capacidade de falar sobre cada um dos projetos de investigação em curso. Centrada no processo do 'fazer' da tese, em PI II, aborda-se todo um núcleo de problemas habitualmente deixados de 'fora' do âmbito académico, no qual se espera que os estudantes respondam a objetivos particulares, sem contudo se discutir os problemas por detrás desses objetivos, bem como toda a massa de bloqueios que impedem o desenvolvimento da escrita. A existência do espaço ‘prático de investigação’ pretende, precisamente, fazer face ao 'natural' isolamento daquele que produz uma tese, na medida em que se pensa que é no falar sobre os modos de construção dos objetos que novos caminhos e novas competências se adquirem. Por outro lado, tratando-se do campo da investigação em EA, onde as metodologias baseadas nas artes, adquirem relevância, trata-se também de um compromisso assumido por docentes e estudantes, no sentido de produção crítica de um pensamento sobre o 'fazer' teses numa área onde não se pré-configuram um método, mas onde o método resulta do interior do próprio problema e se formaliza no objecto Tese.

Working method

Presencial

Program

Considerando a conclusão do projeto de investigação de cada estudante, são consolidadas e aprofundadas as seguintes questões:

i) a produção de conhecimentos aprofundados em EA;

- questões educacionais, artísticas, sociais e estéticas da produção da investigação em EA

- questões atinentes com a especificidade da produção do trabalho de investigação em EA

ii) os métodos de pesquisa;

- questões teórico metodológicas da investigação

- questões éticas do trabalho do investigador

iii) a especificidade da escrita científica.

- narratividade, comunicação e linguagem na investigação em EA.

A UC articula-se com o Encontro Internacional de Práticas de Investigação em Educação Artística, para o qual os estudantes são incentivados a enviar comunicações. Assim, propicia aos estudantes, oportunidades de contacto com conteúdos contemporâneos da EA e projectos e processos de investigação de outros doutorandos, bem como, de investigadores reconhecidos.

Mandatory literature

Melissa Cahnmann-Taylor; Arts-based research in education. ISBN: 0-8058-6380-X
Dennis Atkinson; Art, disobedience, and ethics. ISBN: 978-3-319-62638-3
Michel Foucault; A^ordem do discurso
Roland Barthes; O^prazer do texto

Teaching methods and learning activities

Os métodos de ensino mobilizados nas aulas envolvem exposição e debate, trabalho individual e de grupo, apresentação de trabalhos pelos estudantes e orientação tutorial. Ao longo do semestre algumas aulas serão reservadas para a apresentação, pelos estudantes, do seu próprio trabalho de escrita e discussão dos mesmos.

Evaluation Type

Distributed evaluation without final exam

Assessment Components

Designation Weight (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Amount of time allocated to each course unit

Designation Time (hours)
Frequência das aulas 180,00
Total: 180,00

Eligibility for exams

Participação qualificada nas discussõese apresentação regular do trabalho em curso.

Calculation formula of final grade

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída sem exame final

Condições de Frequência: Participação qualificada nas sessões presenciais, trabalho autónomo de investigação, artigo final.

Fórmula de avaliação: Ponderação qualitativa entre a participação presencial e o trabalho autónomo (40%). Classificação do trabalho final (60%).

 

Special assessment (TE, DA, ...)

A acordar com os docentes no início do ano lectivo

Classification improvement

Por frequência no ano seguinte
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