Resumo (PT):
A presente dissertação aborda o tema "Modulação, Pré-fabricação e Lugar" no contexto
do desenvolvimento de um projeto para um bar no Parque da Cidade do Porto. Em
paralelo ao trabalho prático, propõe-se uma análise crítica dos discursos de Álvaro Siza,
Rem Koolhaas e outros autores, que auxilia uma exploração pessoal sobre o conceito de
Lugar em arquitetura. O trabalho é estruturado a partir do 2º exercício prático de projeto
iniciado na unidade curricular de Projeto 1, complementado por uma análise
comparativa dessas ideias de autores de referência.
O objetivo principal desta dissertação é encontrar, tanto no discurso e na obra dos
autores selecionados, como no projeto prático baseado em princípios modulares, uma
possível resposta ao desafio proposto. Este trabalho centra-se, assim, na reflexão do
Lugar, tanto como indutor da solução quanto como entidade que a limita, na
convergência entre projeto e os autores referência, nos permite interpretar e refletir a
pertinência do exercício teórico-prático.
Para tornar exequível o projeto que terminou na fase de estudo formal e espacial no
primeiro ano do curso da FAUP, formula-se o objetivo central da pesquisa: refletir sobre
as oportunidades e limitações da construção modular. Busca-se compreender em que
circunstâncias essa metodologia pode ser uma solução arquitetónica adequada e como
ela influencia o processo de desenho, a forma e a poética do espaço.
A partir do exercício prático, diversas questões são levantadas e confrontadas com as
posições dos autores de referência, o que sustenta a relevância do exercício para a
contemporaneidade. Esta dissertação não apenas se consubstancia com base numa
solução técnica e prática, mas também propõem uma reflexão sobre as implicações e
potencialidades da pré-fabricação.
Deste modo, esta dissertação de mestrado explora a relação entre a Arquitetura e o
Lugar, com ênfase na experiência espácio-temporal, utilizando como exemplos centrais
o Pavilhão de Arte Saya Park de Álvaro Siza e a Casa da Música de Rem Koolhaas.
Conclui-se que a utilização do binômio espaço-tempo por Siza e Koolhaas é fundamental
para inscrever significados específicos nas suas obras. O estudo sugere que, embora as
suas abordagens sejam antagónicas, ambas contribuem para uma compreensão mais
profunda da interação entre forma e contexto.
Abstract (EN):
This dissertation deals with the theme of ‘Modulation, Prefabrication and Place’ in the context of developing a project for a bar in Porto's City Park. In parallel to the practical work, a critical analysis of the discourses of Álvaro Siza, Rem Koolhaas and other authors is proposed, which aids a personal exploration of the concept of Place in architecture. The work is structured on the basis of the 2nd practical project exercise begun in the Project 1 curricular unit, complemented by a comparative analysis of these reference authors' ideas.
The main aim of this dissertation is to find, both in the discourse and work of the selected authors, and in the practical project based on modular principles, a possible response to the proposed challenge. This work is therefore centred on the reflection of Place, both as an inducer of the solution and as an entity that limits it. The convergence between the project and the reference authors allows us to interpret and reflect on the relevance of the theoretical-practical exercise.
In order to make the project that ended up in the formal and spatial study phase in the first year of the FAUP course feasible, the central objective of the research was formulated: to reflect on the opportunities and limitations of modular construction. The aim is to understand under what circumstances this methodology can be an appropriate architectural solution and how it influences the design process, the form and the poetics of space.
Based on the practical exercise, various questions are raised and confronted with the positions of reference authors, which underpins the relevance of the exercise for contemporary times. This dissertation is not only based on a technical and practical solution, but also proposes a reflection on the implications and potential of prefabrication. In this way, this master's thesis explores the relationship between Architecture and Place, with an emphasis on the space-time experience, using Álvaro Siza's Saya Park Art Pavilion and Rem Koolhaas' Casa da Música as central examples.
It concludes that the use of the space-time binomial by Siza and Koolhaas is fundamental to inscribing specific meanings in their works. The study suggests that although their approaches are antagonistic, both contribute to a deeper understanding of the interaction between form and context.
Language:
Portuguese