Na FAUP
A FAUP assinala a 21 de Dezembro de 2019 o seu 40º aniversário. A Faculdade foi criada por decreto-lei em 1979, 200 anos após a instituição da ‘Aula de Debuxo e Desenho’ (1779 - 1803) que esteve na génese do Curso de Arquitectura.
Até a integração do Curso de Arquitectura na Universidade do Porto, o projecto de escola foi marcado por diversos ciclos sob orientação dos arquitectos José Marques da SIlva, Carlos Ramos e Fernando Távora. A comissão instaladora da FAUP, constituída pelos arquitectos Fernando Távora, Alexandre Alves Costa e Domingos Tavares, foi responsável pelo início de um novo ciclo que contou com a participação de um grande número de jovens arquitectos que hoje, 40 anos depois, vão encerrando a sua actividade docente. A Faculdade, consciente da marca e do grande legado que esta geração deixa na escola, entende o seu 40.º aniversário como o marco de um tempo de transição e de oportunidade para reconhecer o contributo da experiência passada, e debater os novos desafios contemporâneos dos currículos dos cursos de arquitectura na sua relação com a prática profissional, com a investigação, e com as necessidades actuais da sociedade.
Serviços
A estrutura da FAUP organiza-se em diversos serviços: Organização FAUP
Existem também diversas estruturas de apoio ao estudante, tais como:
Bolsas e apoios financeiros
Para além dos apoios e bolsas que a U.Porto oferece aos seus estudantes, a FAUP atribui também prémios de mérito:
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Bolsas e apoios financeiros
Apoio médico
O Gabinete de Apoio Médico e Psicológico (GAMP) dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP) asseguram os serviços de apoio médico e psicológico
No domínio das Consultas de Psicologia, disponíveis na FAUP, os estudantes podem solicitar o apoio clínico para o apoio que necessitarem.
As consultas obedecem a marcação prévia em : Serviços de Ação Social
O Apoio médico é assegurado pelos SASUP e qualquer estudante da U.Porto pode aceder a consultas gratuitas nas áreas de Clínica Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Psiquiatria, Psicologia, entre outras especialidades.
Os estudantes de mobilidade internacional deverão contactar o Serviço de Cooperação Internacional e Mobilidade da FAUP
Serviço de cooperação internacional e mobilidade
Email: mobile@arq.up.pt
T: 351 22 042 5419
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Estudantes com Deficiência ou com Necessidades Educativas Especiais
Os direitos dos estudantes com NEE estão consagrados no Estatuto do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da Universidade do Porto (EENEE). Para requerer este estatuto, o estudante deve contactar o elemento que assegura o acolhimento/acompanhamento destes estudantes na respetiva faculdade, e os encaminha para outros apoios especializados, sempre que necessário.
A U.Porto disponibiliza um Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GAENEE.UP), que tem como missão prestar apoio técnico-pedagógico aos estudantes com deficiência ou Necessidades Educativas Especiais (NEE), assegurando as condições indispensáveis ao seu sucesso escolar.
Responsável pelo acompanhamento na FAUP:
Prof. Doutor Joaquim José Lopes Teixeira
Email: jteixeira@arq.up.pt
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Estudantes com necessidades educativas especiais
Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (AEFAUP)
Para além do seu papel representativo, a AEFAUP atua em diversas áreas, desde a prestação de serviços até à realização regular de diferentes atividades culturais, recreativas e desportivas.
A AEFAUP está filiada na Federação Académica do Porto (FAP), plataforma que reúne todas as associações estudantis do ensino superior do Porto.
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AEFAUP
Na U.Porto
O Guia do Estudante da U.Porto disponibiliza informações sobre os serviços, programas,equipamentos, iniciativas ou grupos associativos que estão à disposição da comunidade académica.
Alojamento
Através dos seus Serviços de Ação Social (SASUP), a U.Porto tem 9 residências universitárias com capacidade para acolher cerca de 1200 estudantes.
As residências da U.Porto destinam-se sobretudo a estudantes a frequentar uma licenciatura, mestrado ou mestrado integrado que, pelas suas condições sócio-económicas, pela distância ou dificuldade de transporte, não possam residir com o agregado familiar e necessitem de alojamento para prosseguir os seus estudos.
É dada preferência a estudantes bolseiros dos SASUP, sendo que aos bolseiros deslocados é atribuído um complemento à bolsa, de valor igual à mensalidade paga pelo alojamento.
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Serviços de Alojamento – Departamento de Apoio ao Estudante
Rua dos Bragas, 151
4050-123 Porto, Portugal
Telefone: (+351) 222 074 260
E-mail: alojamento@sas.up.pt
Atendimento: 9h00 › 12h30 / 13h30 › 16h00
Alimentação
A U.Porto, tem uma rede alargada de cantinas, restaurantes, grill e snack-bares distribuídos pelos diferentes polos universitários.
Nas cantinas, o preço da refeição tipo (sopa, pão, 1 copo de sumo/água máquina, prato e 1 sobremesa) para estudante da U.Porto é de 2,75 ¤ :Tabela de preços SASUP .
Nas restantes unidades de alimentação, os preços fixados de acordo com a lista em vigor.
As cantinas funcionam entre as 12h00 e as 14h00, sendo que algumas estão também abertas ao jantar (das 18h30 às 20h30).
São ainda prestados serviços de alimentação de apoio a eventos realizados no âmbito da U.Porto (jantares de Curso, refeições para congressos, etc.)
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Unidades de alimentação da U.Porto
Bolsas e apoios financeiros
A Universidade do Porto oferece um conjunto alargado de apoios financeiros aos seus estudantes, de modo a assegurar a igualdade de oportunidades no acesso aos seus cursos, mas também de premiar o mérito daqueles que se destacam pelos seus resultados académicos. Entre esses apoios incluem-se:
Apoio médico
O Gabinete de Apoio Médico e Psicológico (GAMP) dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP) asseguram os serviços de apoio médico e psicológico, dos quais os estudantes poderão ususfruir.
Qualquer estudante da U.Porto pode aceder a consultas gratuitas nas áreas de Clínica Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Psiquiatria, Psicologia, entre outras especialidades.
A Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP) disponibiliza também consultas de Medicina Dentária a preços acessíveis.
No domínio das Consultas de Psicologia (disponíveis na FAUP), os estudantes podem ainda solicitar apoio para (re)orientação vocacional, ou receber aconselhamento sobre estratégias e métodos de estudo, em caso de dificuldades no desempenho académico.
As consultas obedecem a marcação prévia e realizam-se na Sede dos SASUP, com exceção das de medicina dentária, que decorrem na clínica da FMDUP e as de Psicologia, que se realizam na FAUP.
Para mais informações (horários, marcações, preços, etc.), pode consultar o Portal dos Serviços de Acção Social da U.Porto. No caso dos estudantes de mobilidade internacional. o contacto deve ser feito através dos serviços de Cooperação Internacional da U.Porto.
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Estudantes com Deficiência ou com Necessidades Educativas Especiais
A U.Porto disponibiliza um Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GAENEE.UP), que tem como missão prestar apoio técnico-pedagógico aos estudantes com deficiência ou Necessidades Educativas Especiais (NEE), assegurando as condições indispensáveis ao seu sucesso escolar.
A grande maioria dos espaços do campus universitário (escolas, residências universitárias, etc.), bem como os recursos ao dispor da comunidade académica (bibliotecas, recursos TIC, etc.) foram também pensados de forma a serem plenamente inclusivos.
Os direitos dos estudantes com NEE estão consagrados no Estatuto do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da Universidade do Porto (EENEE). Para requerer este estatuto, o estudante deve contactar o elemento que assegura o acolhimento/acompanhamento destes estudantes na respetiva faculdade, e os encaminha para outros apoios especializados, sempre que necessário.
Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GAENEE.UP)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (sede)
Via Panorâmica s/n
4150 564 Porto, Portugal
Telefone: (+351) 22 607 7117
E-mail: gaenee@letras.up.pt
Provedor do Estudante
O Provedor do Estudante é uma figura nomeada pelo Conselho Geral da U.Porto, que tem como missão promover o diálogo entre os estudantes e os docentes, funcionários e órgãos de gestão da Universidade, mediando eventuais situações de conflito de forma independente, imparcial e confidencial. É ao Provedor que os estudantes devem endereçar as suas reclamações quanto às relações com os diferentes órgãos da Universidade.
Os estudantes podem, individual ou coletivamente, apresentar ao provedor queixas relacionadas com a ação ou omissão dos órgãos, serviços e agentes da Universidade e das suas Unidades Orgânicas, bem como formular sugestões sobre questões pedagógicas ou relativas à ação social. O Provedor e os os seus colaboradores estão submetidos a um compromisso de confidencialidade relativo à informação a que tenham tido acesso.
Provedor do Estudante
Reitoria da Universidade do Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-022 Porto, Portugal
Sala: GT 350
E-mail: provedor.estudante@reit.up.pt
Tel.: (+351) 22 040 8025/6
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Provedor do Estudante da Universidade do Porto
Na cidade do Porto
Serviços e Transportes