Concursos Especiais para Maiores de 23 anos
As candidaturas ao acesso de candidatos Maiores 23 são precedidas da realização de provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior destes candidatos.
Condições Específicas de Acesso ao MIARQ
São admitidos ao Concurso Especial para Maiores de 23 Anos [M23] os candidatos que tenham obtido aprovação nas provas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência no ensino superior dos candidatos, nomeadamente nas Provas de Conhecimentos Básicos de Desenho, Geometria e Arquitectura a realizar pela FAUP.
1. Podem inscrever-se para a realização das provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência da Universidade do Porto os candidatos que:
a) completem 23 anos de idade até ao dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas;
b) não sejam titulares da habilitação de acesso para o ciclo de estudos pretendido.
2. É admitida a inscrição de candidatos que sejam titulares de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente desde que não tenham realizado prova de capacidade, ou seja, não possuam habilitação de acesso para o mesmo ciclo de estudos no mesmo ano lectivo.
3. É ainda admitida a inscrição de candidatos que, sendo titulares de um curso superior, não possuam habilitação de acesso para o ciclo de estudos a que se candidatam no mesmo ano lectivo.
4. Só serão aceites candidaturas de estudantes de nacionalidade estrangeira provenientes dos países da UE.
Os estudantes de nacionalidade estrangeira provenientes de países terceiros deverão candidatar-se ao ingresso através do concurso de Estudante Internacional
https://sigarra.up.pt/faup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=62882
5. Os militares que tenham prestado, no mínimo, um ano de serviço efetivo em Regime de Contrato, quatro anos de serviço efetivo em Regime de Contrato Especial têm prioridade no acesso a 2,5% das vagas colocadas a concurso nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 76/2018, de 11 de outubro desde que cumulativamente:
a) cumpram com as condições previstas no artigo 2.º do Regulamento das Provas Especialmente Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência da Universidade do Porto por Candidatos Maiores de 23 anos;
b) nunca tenham estado matriculados em instituição de ensino superior público.
Legislação Aplicável
Despacho nº 10447/2011- Regulamento das provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência da Universidade do Porto por candidatos maiores de 23 anos .
Regime Jurídico dos Concursos Especiais de Acesso: Decreto-Lei n.º 113/2014 de 16 de julho, alterado pelo Decreto-Lei, nº 63/2016 de 13 de setembro, e peloDecreto-Lei n.º 11/2020 de 2 de abril
Condições Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior que regulamenta as Provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos: Decreto-Lei n.º 64/2006 de 21 de março.
Lei de Bases do Sistema Educativo: Lei n.º 46/86 de 14 de outubro, alterada pela Lei n.º 115/97 de 19 de Setembro, pela Lei n.º 49/2005 de 30 de agosto, e pela Lei n.º 85/2009 de 27 de agosto..
Nota sobre creditação de formação anterior
No acto da candidatura deverá ser requerida a creditação de toda a formação anterior à data da candidatura.
Excepcionalmente, entre 18 e 22 de julho de 2022, poderá ser requerida creditação da formação obtida entre a entrega da candidatura e 15 de julho de 2022.
Após a Afixação de Resultados Definitivos, os candidatos colocados não poderão voltar a requerer qualquer pedido de creditação de formação anterior.
Documentação
- Formulário de inscrição;
- Curriculum Vitae actualizado e, detalhando informação relativa à actividade escolar e profissional;
- Carta explicativa das motivações do candidato;
- Certificado de habilitações;
- Declaração sob compromisso de honra de que não é titular de habilitação de acesso ao ensino superior para o curso pretendido;
- Quando o candidato for licenciado, ou tiver frequência no Ensino Superior, deverá comprovar quais as provas de acesso feitas para entrada naquele curso;
- Portfólio;
- Fotocópia do documento de identificação.
Candidatura
O processo de candidatura é realizado através da submissão da candidatura ONLINE
Excepção feita aos portfólios que deverão ser entregues em formato físico e em formato digital, no respetivo campo.
Só serão aceites candidaturas de estudantes de nacionalidade estrangeira provenientes dos países da UE.
Os estudantes de nacionalidade estrangeira provenientes de países terceiros deverão candidatar-se ao ingresso através do concurso de Estudante Internacional
NotaOs candidatos abrangidos pelo estatuto do estudante internacional
Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 de março não se podem candidatar por esse regime.
Critérios e Subcritérios de Seleção e Seriação dos Candidatos
O processo de seleção dos candidatos ao Concurso Especial para Maiores de 23 Anos baseia-se na Média das Classificações Obtidas nas Provas de Conhecimentos Básicos de Desenho, Geometria e Arquitectura a realizar pela FAUP, na Avaliação Curricular e Profissional e na realização de uma Entrevista.
O processo de seleção organiza-se do seguinte modo:
- a) Média das Classificações Obtidas nas Provas de Conhecimentos Básicos de Desenho, Geometria e Arquitectura | 50%
- b) Avaliação Curricular e Profissional | 25%
- c) Entrevista* | 25%
A classificação inferior a 7 pontos em 20 na prova ou provas tem caráter eliminatório do processo de avaliação
* Critérios de Avaliação e Classificação da Entrevista
Critério 1 – Motivação e Atitude | 25%
Critério 2 – Discussão do Currículo | 25%
Critério 3 – Experiência Profissional | 25%
Critério 4 – Conhecimentos no campo disciplinar da Arquitectura | 25%
A classificação da Entrevista resulta da média aritmética simples das classificações atribuídas aos quatro critérios acima enunciados.
* NOTA: Todas as classificações atribuídas, nos diferentes critérios e fases, deverão ser expressas na escala de 0 a 20 valores.
Critérios de Desempate de Candidatos
Média das classificações obtidas nas provas de conhecimentos básicos de Desenho, Geometria e Arquitectura
Informações/Contactos
Serviços Académicos e de Cooperação Internacional
Secretaria do Serviço de Licenciatura e Mestrado IntegradoJorge Vieira
Luís Valentim
Telefone: 22 042 54 15/ 220 42 54 16
E-mail:
faup.ugrad@arq.up.ptHorário de atendimento presencial Segunda a Sexta-feira, das 10h às 16h