Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início >

REGIME DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/ CURSO

Condições Específicas de Acesso ao MIARQ


São admitidos ao Regime de Mudança de Par Instituição/Curso:


Condições gerais

  1. Os estudantes que tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído.
  1. Os estudantes que tenham estado matriculados e inscritos numa instituição de ensino superior estrangeira num ciclo de estudos definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.
  1. Não é permitida a mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível correspondente, para ciclos de estudos de licenciatura ou ciclos de estudos integrados de mestrado.


Condições habilitacionais

  1. Os estudantes que tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do Regime Geral de Acesso e que tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior.
  1. Os estudantes titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português, podendo, nestes casos, a condição estabelecida no n.º 4 ser satisfeita através da aplicação do artigo 20.º-A do Decreto-Lei n.º 296-A/98 de 25 de setembro, na sua redação atual.
  1. Os estudantes que tenham ingressado no ensino superior através de modalidades especiais de acesso, desde que cumpridos os seguintes requisitos:
  2. a) Sejam titulares de provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, correspondentes às Provas de Conhecimentos Básicos de Desenho, Geometria e Arquitectura a realizar pela FAUP exigidas no ano da candidatura para acesso ao MIArq, e em cada uma dessas provas obtenham aproveitamento positivo.
  3. b) Sejam titulares de diploma de especialização tecnológica e tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas no ano de candidatura no âmbito do regime geral de acesso, para o ciclo de estudos a que se candidatam, e nesses exames tenham obtido classificação igual ou superior à classificação mínima exigida fixada.
  4. c) Sejam titulares de diploma de técnico superior profissional e tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas no ano de candidatura no âmbito do regime geral de acesso, para o ciclo de estudos a que se candidatam, e nesses exames tenham obtido classificação igual ou superior à classificação mínima exigida fixada;
  5. d) Sejam estudantes internacionais detentores de qualificação académica específica exigida para ingresso no ciclo de estudos a que se pretendem candidatar.
  1. Os exames nacionais a que se referem os números anteriores podem ter sido realizados em qualquer ano letivo.
  1. Não é permitida a Mudança de Par Instituição/Curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em Par Instituição/Curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso, e se tenha matriculado e inscrito.

 
Condições específicas

Regime de Mudança de Par Instituição/Curso, 1.º ano [RMPIC, 1.º ano]

São candidatos ao 1.º ano todos os alunos que não tenham concluído 30 ECTS num curso da área científica da Arquitectura, ou candidatos que tenham concluído mais de 30 ECTS num curso de uma área científica distinta da Arquitectura.

Regime de Mudança de Par Instituição/Curso, restantes anos [RMPIC, restantes anos]

São candidatos às vagas dos restantes anos curriculares todos os alunos que tenham concluído 30 ou mais ECTS na instituição de origem, em cursos da área científica da Arquitectura. 

A divisão dos candidatos pelos júris dos diferentes anos resulta da seguinte divisão:

30 a 89 ECTS - Júri do 2º ano

90 a 149 ECTS - Júri do 3º ano

150 a 209 ECTS - Júri do 4º ano

220 a 270 ECTS - Júri do 5º ano

 

Legislação Aplicável


Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso da Universidade do Porto: Regulamento n.º 749/2019, Diário da República, 2.ª Série, de 27 de setembro.

Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior: Portaria n.º 181-D/2015 de 19 de junho, alterada pela Portaria n.º 305/2016 de 6 de dezembro, pela Portaria n.º 249-A/2019 de 5 de agosto, e pela Portaria n.º 150/2020 de 22 de junho.

Creditação de formação anterior


No acto da candidatura deverá ser requerida a creditação de toda a formação anterior à data da candidatura.

Excepcionalmente, entre 18 e 22 de julho de 2022, poderá ser requerida creditação da formação obtida entre a entrega da candidatura e 15 de julho de 2022.

Após a Afixação de Resultados Definitivos, os candidatos colocados não poderão voltar a requerer qualquer pedido de creditação de formação anterior.

Candidatura


O ingresso nos cursos da FAUP é obrigatoriamente precedido de uma candidatura.

As candidaturas locais são efetuadas ONLINE, utilizando a plataforma disponível no website da FAUP e têm um emolumento associado de 55,00¤ por cada candidatura submetida.

Excepção feita aos portfólios que deverão ser entregues em formato físico e em formato digital, no respetivo campo.
Só serão aceites candidaturas de estudantes de nacionalidade estrangeira provenientes dos países da UE.

Os estudantes de nacionalidade estrangeira provenientes de países terceiros deverão candidatar-se ao ingresso através do concurso de Estudante Internacional
https://sigarra.up.pt/faup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=62882

Os documentos recebidos fora dos prazos de candidatura são liminarmente indeferidos

As candidaturas que não reunirem os documentos exigidos dentro do prazo de candidatura são liminarmente indeferidos
Não se aceita a entrega de documentos para além dos que integram oo processo de candidatura.

Portfólios -
Para além da submissão digital no formulário de candidatura online, devem ser enviados, por correio postal, registado e com aviso de recepção no prazo do concurso para a seguinte morada:
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Serviços Académicos e Cooperação Internacional
Ref.ª/ Concurso (referência do concurso a que se candidata)
Rua Gólgota, 215
4150-755 Porto (Portugal)

Documentos:
  • Ficha Curricular ou Mecanográfica (onde conste a nota de ingresso no ensino superior e a classificação de Matemática ou Geometria ou Desenho) no caso de ter concorrido ao Ensino Superior Público e a classificação das específicas (Matemática ou Geometria ou Desenho) no caso de só ter concorrido ao Ensino Superior Privado;
  • Certidão comprovativa das classificações obtidas no ensino secundário ou equivalente;
  • Certidão comprovativa das classificações obtidas nas unidades curriculares em que obteve aprovação no ensino superior ou, caso não tenha aprovação em quaisquer disciplinas do ensino superior, certidão comprovativa da última inscrição realizada no ensino superior;
  • Certidão de programas e cargas horárias (para efeito de reconhecimento);
  • Certidão comprovativa emitida pelo estabelecimento de origem de que a sua matrícula no ensino superior não caducou por força do regime de prescrições no ano lectivo imediatamente anterior àquele a que se candidata;
  • Portfólio (formato A4);


Critérios e Subcritérios de Seleção e Seriação dos Candidatos


Regime de Mudança de Par Instituição/Curso (Arquitectura),  1.º ano

O processo de seleção dos candidatos ao Regime de Mudança de Par Instituição/Curso, para o 1.º ano, que provêm de cursos superiores de arquitectura, baseia-se na Média Ponderada das Unidades Curriculares Aprovadas, na Avaliação do Portfólio e na realização de uma Entrevista.


O processo de seleção organiza-se em duas fases:

Primeira Fase:

  1. a) Média Ponderada das Unidades Curriculares Aprovadas | 50%
  2. b) Avaliação do Portfólio* | 50%

Os estudantes que obtiverem nota mínima igual ou superior a 14 valores na primeira fase, serão selecionados para a Entrevista.

Segunda Fase:

  1. c) Classificação obtida na Primeira Fase | 50%
  2. d) Entrevista ** | 50%

Os estudantes que obtiverem nota mínima igual ou superior a 14 valores serão admitidos a concurso e seriados.

 

* Critérios de Avaliação e Classificação do Portfólio

Critério 1 – Formação, competências e conhecimentos | 50%

Critério 2 – Pertinência e qualidade dos trabalhos apresentados e a capacidade de comunicação | 50%

A classificação do Portfólio, expressa numa escala de zero a vinte (0-20), resulta da média aritmética simples dos dois critérios acima enunciados.

** Critérios de Avaliação e Classificação da Entrevista

Critério 1 – Motivação e Atitude | 25%

Critério 2 – Formação | 25%

Critério 3 - Discussão do Portfólio | 25%

Critério 4 – Conhecimentos no campo disciplinar da Arquitectura | 25%

A classificação da Entrevista, expressa na escala de 0 a 20, resulta da média aritmética simples dos quatro critérios acima enunciados.

NOTA: Todas as classificações atribuídas, nos diferentes critérios e fases, deverão ser expressas na escala de 0 a 20 valores.

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


Regime de Mudança de Par Instituição/Curso (Outros Cursos), 1.º ano

O processo de seleção dos candidatos ao Regime de Mudança de Par Instituição/Curso, para o 1.º ano, que não provêm de cursos superiores de arquitectura, baseia-se na Média Ponderada das Unidades Curriculares Aprovadas; na Classificação Obtida numa das seguintes Provas de Ingresso no ensino Superior, designadamente, 03 Desenho, 10 Geometria Descritiva ou 16 Matemática; e na realização de uma Entrevista.


O processo de seleção organiza-se em duas fases:

Primeira Fase:

  1. a) Média Ponderada das Unidades Curriculares Aprovadas | 25%
  1. b) Classificação Obtida numa das seguintes Provas de Ingresso no Ensino Superior - 03 Desenho, 10 Geometria Descritiva ou 16 Matemática | 75%

Nota: Na eventualidade do candidato ter realizado mais do que uma das três Provas de Ingresso, será considerada a prova na qual obteve a classificação mais elevada.

Os estudantes que obtiverem nota mínima igual ou superior a 14 valores na primeira fase, serão selecionados para a Entrevista.


Segunda Fase:

  1. c) Classificação obtida na Primeira Fase | 50%
  2. d) Entrevista* | 50%

Os estudantes que obtiverem nota mínima igual ou superior a 14 valores serão admitidos a concurso e seriados.

 

* Critérios de Avaliação e Classificação da Entrevista

Critério 1 – Motivação e Atitude | 50%

Critério 2 – Formação e Conhecimentos no campo disciplinar da Arquitectura | 50%

A classificação da Entrevista resulta da média aritmética simples das classificações atribuídas aos quatro critérios acima enunciados.

NOTA: Todas as classificações atribuídas, nos diferentes critérios e fases, deverão ser expressas na escala de 0 a 20 valores.

 ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


Regime de Mudança de Par Instituição/Curso, restantes anos (Arquitectura)

O processo de seleção dos candidatos ao Regime de Mudança de Par Instituição/Curso, restantes anos, que provêm de cursos superiores de arquitectura, baseia-se na Média Ponderada das Unidades Curriculares Aprovadas, na Avaliação do Portfólio e na realização de uma Entrevista.


O processo de seleção organiza-se em duas fases:

Primeira Fase:

  1. a) Média Ponderada das Unidades Curriculares Aprovadas | 50%
  2. b) Avaliação do Portfólio* | 50%

Os estudantes que obtiverem nota mínima igual ou superior a 14 valores na primeira fase, serão selecionados para a Entrevista.

Segunda Fase:

  1. c) Classificação obtida na Primeira Fase | 50%
  2. d) Entrevista** | 50%

 

* Critérios de Avaliação e Classificação do Portfólio

Critério 1 – Formação, competências e conhecimentos | 50%

Critério 2 – Pertinência e qualidade dos trabalhos apresentados e a capacidade de comunicação | 50%

A classificação do Portfólio resulta da média aritmética simples das classificações atribuídas aos dois critérios acima enunciados.

** Critérios de Avaliação da Entrevista

Critério 1 – Motivação e Atitude | 25%

Critério 2 – Formação | 25%

Critério 3 - Discussão do Portfólio | 25%

Critério 4 – Conhecimentos no campo disciplinar da Arquitectura | 25%

A classificação da Entrevista resulta da média aritmética simples das classificações atribuídas aos quatro critérios acima enunciados.

 

NOTA: Todas as classificações atribuídas, nos diferentes critérios e fases, deverão ser expressas na escala de 0 a 20 valores.


Critérios de Desempate de Candidatos


Regime de Mudança de Par Instituição/Curso (Arquitectura),  1.º ano

Classificação obtida no Portfólio.

Regime de Mudança de Par Instituição/Curso (Outros Cursos), 1.º ano

Classificação Obtida numa das seguintes Provas de Ingresso no Ensino Superior - 03 Desenho, 10 Geometria Descritiva ou 16 Matemática.

Nota: Na eventualidade do candidato ter realizado mais do que uma das três Provas de Ingresso, será considerada a prova na qual obteve a classificação mais elevada


Contactos


Serviços Académicos e de Cooperação Internacional

Secretaria do Serviço de Licenciatura e Mestrado Integrado
Jorge Vieira
Luís Valentim

Telefone: 22 042 54 15/ 220 42 54 16
E-mail: faup.ugrad@arq.up.pt

Horário de atendimento presencial
Segunda a Sexta-feira, das 10h às 16h

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-05-13 I  Página gerada em: 2025-05-12 às 07:51:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias