Resumo (PT):
Foram vários os autores que, ao longo do século XX,
se debruçaram sobre o estudo da Sé do Porto na centúria de
setecentos, publicando documentação indispensável para o
conhecimento do edificado naquele período. Esses dados
permitem perspetivar a igreja antes das significativas ações
de restauro levadas a cabo pela Direção-Geral dos Edifícios
e Monumentos Nacionais (D.G.E.M.N.), no segundo quartel
do século passado. Entre eles destacam-se os incontornáveis
nomes de Artur de Magalhães Basto, Robert Smith,
Flávio Gonçalves, Pinho Brandão, Joaquim Jaime Ferreira-
Alves e Natália Marinho Ferreira-Alves, que muito deram
a conhecer a evolução artística da igreja catedralícia de
setecentos, em diversas publicações de caráter monográfico.
A estes devemos acrescentar, já no presente século, as
investigações desenvolvidas por Maria Leonor Botelho e
Giovanni Battista Tedesco: à primeira, a leitura dos restauros
do século XX, fundamental para uma melhor compreensão
das perdas ocorridas no período barroco; ao segundo,
os dados inéditos sobre a vida de Nicolau Nasoni antes da
sua chegada ao Porto e uma nova leitura dos frescos da
capela-mor da igreja, a primeira obra que este artista realizou
em Portugal. Os recentes trabalhos de conservação e
restauro levados a cabo na ousia tornaram mais límpidas as
formas, proporcionaram o levantamento de novas questões
e ajudaram a responder a outras tantas dúvidas.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific