Resumo (PT):
Se hoje reconhecemos na infância um período da vida com característi-
cas específicas dentre as quais o ato de brincar sobressai, sabemo-lo igualmente
decorrente de uma atitude recente de valorização da criança em marcha desde
o estabelecimento da ideia de família moderna, com particular expressão na
turbulenta primeira metade do século XX – que, resultado da conjugação de
vários esforços educativos, avanços científicos mas, também, dos negros anos
das Guerras Mundiais, transformou a criança num símbolo de esperança no
futuro.
O pressuposto de que a arquitetura é uma arte útil, expressão das múl-
tiplas e sucessivamente mais densas camadas do seu contexto, que abre à lei-
tura dos olhares mais atentos as histórias dos que a construíram, conduz-nos
instintivamente a questionar o impacto que o deslocamento da criança de um
lugar nos bastidores da sociedade para o centro do palco terá tido no pensa-
mento e produção de arquitetura.
Constatam-se, a uma primeira vista – neste período de igual procura,
na arquitetura, de um novo paradigma –, as mais evidentes transformações
com a democratização do espaço público e decorrente integração de playgrou-
nds e espaços escolares no tecido urbano.
Contudo, e se na vida pública a centralidade da infância é evidente,
como se terá manifestado na casa – lugar da família, do afeto, da vida privada
– no período de ouro dos grandes conjuntos habitacionais, da pré-fabricação,
dos protótipos de reprodução em larga escala e de intenso debate na prática
projetual?
Esta tese debruça-se assim sobre o projeto da habitação para o maior
número à procura dos sinais desta transformação e procura contribuir, ao
trazer luz sobre toda uma narrativa que se esconde nas linhas do espaço do-
méstico, para um conhecimento mais alargado da casa e das formas de habitar.
Abstract (EN):
If childhood is today recognised as a period of life with its specific set
of characteristics, it owes it to a recent shift in the attitude toward children
which, particularly in the 20th century, turned the child into a symbol of
hope in the future.
As a useful art and an expression of the multiple dimensions of its con-
text, the assumption that architecture reveals, to the attentive observer, the
increasingly denser layers of the (his)stories of those who build it, instinctively
makes us question the impact such a role-shift for children – from backstage
to stage-centre – had on architectural thought and production.
The 20th century began, for architecture, as a period of search for a new
paradigm, distanced from the values of the past. Motivated by a context of
both growing awareness of the human rights and of need of reconstruction
in the post-war periods, it centred its debate – aiming to define the common
housing needs of the wide majority of the population – on the family, ackno-
wledging childhood as a fundamental denominator of its daily life, rhythms,
and activities.
In this context, the pressing need for fast, cost-controlled, and large sca-
le construction in Europe favoured the development of a multifamily housing
model that synthesised the essential needs of the modern family, including
those of the child. We argue that the home, place of affection and of family
bonds, will thus reflect this new role of childhood within the family and so-
ciety itself.
This thesis intends to examine housing projects conceived for the ge-
neral population in search of the signs of this transformation. By shedding
light on the narrative embedded within the lines of domestic space, we aim
to contribute to a broader understanding of the dwelling and of the ways of
life it encloses.
Language:
Portuguese