Resumo (PT):
A madeira está intrinsecamente ligada à identidade arquitetónica portuguesa, estabelecendo um vínculo duradouro com as práticas artesanais, tais como a carpintaria. A sua cor, textura, cheiro e sons característicos que produz - como o ranger dos pavimentos nas casas tradicionais portuenses -, testemunham uma cultura construtiva que percorre gerações. Nesta linha de pensamento, surgem termos como “conforto” e “calor”, duas conotações simbólicas frequentemente associadas à presença da madeira nos espaços habitados.
Na arquitetura portuguesa atual, embora os materiais construtivos predominantes assentem em recursos modernos como o betão, as estruturas metálicas e o tijolo industrial, resultado das inovações da mecanização dos dois últimos séculos, a construção em madeira tem vindo a ganhar novamente relevância. Com o progresso tecnológico atual, os sistemas construtivos em madeira têm evoluído gradualmente, incorporando novas técnicas e apresentando soluções eficazes para enfrentar os desafios contemporâneos da sociedade e da arquitetura, nomeadamente na resposta à emergência climática.
No entrelaçar com a realidade atual, a presente dissertação reflete sobre o contributo da madeira na arquitetura contemporânea, por um lado, enquanto resposta para os desafios do nosso tempo, por outro, como elemento configurador do espaço arquitetónico. Tomando como referência a obra do arquiteto Carlos Castanheira, desenvolve-se um estudo que transcende as questões funcionais da construção, explorando as interseções entre a madeira, enquanto material de construção, e as várias dimensões da arquitetura – projetual, construtiva, sensorial e experiencial.
Carlos Castanheira propõe uma arquitetura que deriva do contexto concreto e particular, no entanto, mantém um compromisso constante com a exploração das qualidades plásticas da arquitetura, dando especial atenção à materialidade na manipulação da forma e da estrutura. Neste sentido, a madeira, enquanto corpo do pensamento arquitetónico deste autor, constitui o ponto de partida para soluções projetuais que exploram diferentes abordagens e técnicas construtivas.
Assim, numa investigação centrada na análise de duas obras em particular, a Casa III da Quinta do Buraco e a Casa de Chá de Jeju - situadas em contextos espaciais e temporais distintos -, exploram-se as potencialidades e condicionantes da madeira na construção da sua arquitetura, particularmente, no ambiente doméstico. O diálogo entre a condição do lugar e a abordagem arquitetónica são alvo de reflexão, assim como a dualidade entre a preservação da tradição construtiva e a procura de contemporaneidade. Ainda, mais do que um ensaio meramente racional dos aspetos técnicos das duas obras, esta dissertação reflete em torno das dimensões sensoriais e percetivas, igualmente necessárias no pensamento e estudo da arquitetura.
Abstract (EN):
Wood is intrinsically connected to Portuguese architectural identity, establishing a lasting bond with artisanal practices, such as carpentry. Its colour, texture, smell and characteristic sounds it produces - such as the creaking of floorboards in traditional Porto houses - bear witness to a building culture that spans generations. In this line of thought, terms such as “comfort” and “warmth” emerge, two symbolic connotations often associated with the presence of wood in inhabited spaces.
In contemporary Portuguese architecture, although the predominant construction materials rely on modern resources such as concrete, metal structures and industrial bricks – results of the innovations brought by mechanization over the past two centuries – wooden construction has been regaining relevance. With the current technological progress, wooden construction systems have gradually evolved, incorporating new techniques and offering effective solutions to address the contemporary challenges of society and architecture, particularly in responding to the climate emergency.
Intertwined with the current reality, this dissertation reflects on the contribution of wood in contemporary architecture, on the one hand, as a response to the challenges of our time, and on the other, as a space-defining element in architecture. Taking the work of the architect Carlos Castanheira as a reference, the study unfolds beyond functional aspects of construction, exploring the intersections between wood, as a building material, and the various dimensions of architecture - design, construction, senses and perception.
Carlos Castanheira proposes an architecture that derives from a concrete and specific context, yet maintains a constant commitment to exploring the plastic qualities of architecture, paying particular attention to materiality in the manipulation of form and structure. In this sense, wood, as the embodiment of the architect’s design thinking, serves as the starting point for design solutions that explore different approaches and construction techniques.
Thus, in a research focused on the analysis of two specific works, Casa III da Quinta do Buraco and Casa de Chá de Jeju - located in distinct spatial and temporal contexts -, the potential and constraints of wood in the construction of architecture are explored, particularly within the domestic environment. The dialogue between the condition of place and the architectural approach is a subject of reflection, as well as the duality between the preservation of the constructive tradition and the search for contemporaneity. Additionally, more than a purely rational essay on the technical aspects of the two projects, this dissertation reflects on the sensory and perceptual dimensions, which are equally essential to architectural thinking and study.
Language:
Portuguese