Resumo (PT):
A dissertação realizada tem como claro objetivo refletir sobre o possível
restauro de uma casa em específico que compreende uma certa qualidade
como ponto de partida. Não tem como objetivo desenvolver o projeto em
si, mas preparar uma futura metodologia projetual através de uma historia
repleta de relações entre as suas várias componentes.
O objeto de estudo é uma pequena casa de férias projetada pelo e para
o próprio arquiteto João Serôdio em 1974 numa pequena vila no norte de
portugal conhecida como Vila Nova de Cerveira. A casa, de expressão
austera, em parte, pela sua metodologia construtiva, sofreu contínuas
alterações, em expressão e em uso, embora a sua identidade se tenha
mantido, a transformação provocada pelo tempo, esculpiu as suas texturas
e amadureceu os tons da sua superfície e tornou o seu uso cada vez mais
silencioso. A análise deste caso de estudo é tecida cronologicamente em
paralelo com um outro caso de estudo, o Upper Lawn Pavilion projetado por
Alison e Peter Smithson e restaurado pelo Atelier Sergison Bates, até as duas
histórias se encontrarem no momento em que se estuda uma metodologia
de restauro invisível. Com este objetivo em mente não só se realizou um
levantamento métrico como foi estudado, dentro do possível, o arquivo
do próprio arquiteto. A documentação respeitante à casa foi separada e
organizada, em parte digitalizada e estudada com grande precisão.
Abstract (EN):
This dissertation clearly aims to reflect on the potential restoration of a
specific house, that encompasses a certain architectural quality as starting
point. The intention is not to develop the restoration project itself, but rather
to prepare a future design methodology through a narrative woven with
interrelations between its various components.
The object of study is a small holiday house designed by and for the architect
João Serôdio in 1974, located in a small village in northern Portugal known as
Vila Nova de Cerveira. The design of this house, austere and direct, partially
because of its constructive methodology, has undergone continuous changes
in both expression and use, shaped by the passage of time. Its textures have
been sculpted, the tones of its surfaces matured, and the presence of its
occupants has gradually become more subdued.
The analysis of this case study unfolds chronologically and in parallel with
another: the Upper Lawn Pavilion, designed by Alison and Peter Smithson
and later restored by Sergison Bates Architects. These two narratives
eventually converge at the point where an “invisible” restoration methodology
is explored.
With this objective in mind, not only was a measured survey carried out, but
the architect’s personal archive was also studied, to the extent possible. The
documentation related to the house was selected and organized, digitized,
and studied with precision.
Language:
Portuguese