Resumo (PT):
O neo-realismo foi um movimento cultural e artístico que surgiu em Portugal no final dos anos 1930, num tempo de encruzilhada em que a Europa era assolada pela ascensão do Fascismo e pela guerra. Embora tenha características próprias, partilha com outras concepções do neo-realismo - como a de Itália, que ocorreu durante e após a resistência ao regime fascista - uma matriz ideológica marxista, em que a realidade, embora seja uma condicionante da vida dos homens e das mulheres comuns, é também por eles condicionada, podendo ser transformada mediante a ação coletiva e revolucionária. Perante esta “encruzilhada de caminhos”, o neo-realismo defendeu uma arte desalienante e socialmente comprometida com as grandes massas de trabalhadores, entendendo-a como o lugar de representação da realidade, mas também de invenção de vias para a sua transformação.
A presente dissertação procura abordar a relação que se estabeleceu entre o neo-realismo e a arquitetura portuguesa ao longo das décadas de 50 e 60, no âmbito da afirmação e da revisão dos princípios da arquitetura moderna. Embora essa relação nunca tenha existido enquanto movimento formal ou acontecimento assinalável na historiografia, é possível verificar, nesses dois momentos da nossa arquitetura, diferentes níveis de aproximação ao neo-realismo, que vão desde as relações pessoais e profissionais entre arquitetos, artistas e escritores, às relações que se podem estabelecer entre as suas práticas disciplinares. Isso resultou, na arquitetura portuguesa, numa maior ou menor absorção dos princípios éticos e estéticos do neo-realismo, procurando dar resposta aos problemas concretos do seu contexto físico e social, numa tentativa de aproximação à realidade do povo e do chão que pisamos e de reconhecimento da necessidade, sempre presente, de a transformar.
Abstract (EN):
Neorealism was a cultural and artistic movement that emerged in Portugal in the late 1930s, at a time of crossroads when Europe was ravaged by the rise of Fascism and war. Although it has its own characteristics, it shares with other conceptions of neorealism - such as that of Italy, which occurred during and after the resistance to the Fascist regime - a Marxist ideological matrix, in which reality, although it conditions the lives of ordinary men and women, is also conditioned by them, and can be transformed through collective and revolutionary action. Faced with this “crossroads”, neorealism defended an art that was disalienating and socially committed to the great masses of workers, understanding it as the place to represent reality, but also to invent ways to transform it.
This dissertation seeks to address the relationship that was established between neorealism and Portuguese architecture throughout the 1950s and 1960s, within the scope of the affirmation and revision of the principles of modern architecture. Although this relationship never existed as a formal movement or notable event in historiography, it is possible to verify, in these two moments of our architecture, different levels of approximation to neorealism, ranging from the personal and professional relationships between architects, artists and writers, to the relationships that can be established between their disciplinary practices. This resulted, in Portuguese architecture, in a greater or lesser absorption of the ethical and aesthetic principles of neorealism, seeking to respond to the concrete problems of its physical and social context, in an attempt to get closer to the reality of the people and the ground we walk on and to recognize the ever-present need to transform it.
Language:
Portuguese