Resumo (PT):
No século dezanove, Gottfried Semper apresenta o Princípio do
Revestimento (Prinzip der Bekleidung), onde propõe uma reformulação
das origens da arquitetura, apontando os têxteis como os seus
diretos antecessores. Atualmente, ainda que o discurso esteja focado,
maioritariamente, na integração do têxtil em projetos arquitetónicos,
a utilização do saber têxtil surge, como ferramenta de análise e
representação espacial, no trabalho e produção de Fernando P. Ferreira,
que explora na sua tese de doutoramento a tecelagem como uma
prática comunicativa e site-specific.
A multiplicidade de contextos com que a arquitetura é confrontada,
pode também ser traduzida numa multiplicidade de processos
utilizados para os interpretar, pensar e representar. É importante
pensar nestas ferramentas de análise, pensamento e representação
arquitetónica como dependentes do contexto que se aborda, bem como
enquanto reflexo da prática individual do seu criador.
Através de uma practice-based research, serão realizadas duas
experimentações práticas, onde, a partir da análise de dois casos de
estudo, serão testadas técnicas como a costura, quilting, patchwork e
tinturaria natural, como forma de estudar e pensar o espaço.
Estas experiências serão ancoradas por uma análise conceptual,
temática e histórico-cultural das transferências disciplinares entre o
têxtil e a arquitetura.
Ao explorar as ligações entre o fazer têxtil e o fazer arquitetónico, o
presente estudo pretende contribuir para a formulação de um discurso
transdisciplinar, explorando formas de integração do têxtil como uma
ferramenta de análise, pensamento e representação na arquitetura.
Abstract (EN):
In the nineteenth century, Gottfried Semper develops the Principle of
Dressing (Prinzip der Bekleidung), where he proposes a reformulation
of the origins of architecture, pointing to textiles as its direct
predecessors. Currently, although the discourse is still mainly focused
on the integration of textiles in architectural projects, the use of textile
knowledge appears as a tool for spatial analysis and representation in
the work and production of Fernando P. Ferreira, who explores weaving
as a communicative and site-specific practice in his doctoral thesis.
The multiplicity of contexts with which architecture is confronted,
can also be translated into a multiplicity of methods used to interpret,
think, and represent them. It is important to think of these tools for
architectural analysis, thinking and representation as dependent on
the context which is being studied, as well as reflecting of the individual
practice of their creator.
Trough a practice-based research, two practical experiments will be
carried out where, by analysing two case studies, techniques such as
sewing, quilting, patchwork and natural dyeing will be tested as a way
of studying and thinking space. These experiments will be anchored
by a conceptual, thematic, historical and cultural analysis of the
disciplinary transfers between textiles and architecture.
By exploring the links between textile and architectural practices, this
study aims to contribute to the development of a transdisciplinary
discourse, exploring ways in which textile can be integrated as a tool for
analysis, thinking and representation in architecture.
Language:
Portuguese