Resumo (PT):
Este trabalho pretende lançar um olhar atualizado sobre as autoestradas em meio urbano,
paradoxalmente responsáveis pela conexão e fragmentação do território, adotando como caso de
estudo a Via de Cintura Interna (VCI) do Porto.
A abordagem tem como pressuposto a necessária superação da primazia do automóvel e retoma
do espaço pedonal, e analisa estratégias para o processo reverso de resgate da qualidade urbana
e da vivência da rua. Neste contexto, o estabelecimento de uma rede de mobilidade pedonal e
espaços públicos, associada à estrutura ambiental, mostra-se essencial para a regeneração do
tecido urbano e social.
Pretende-se, portanto, demonstrar o potencial da VCI e de suas margens como meios de
recomposição da forma da cidade, promotores de urbanidade e articuladores de antigas e novas
centralidades.
A metodologia aplicada organiza-se em dois momentos distintos. Primeiramente é feito o
delineamento da evolução da problemática até às tipologias de soluções e boas práticas para a
inserção urbana de vias rápidas. Posteriormente, propõe-se um plano estratégico faseado para a
conversão da VCI em elemento estruturante do sistema de espaços coletivos, a considerar não
somente o seu papel de via de circulação, mas também enquanto espaço de encontro e de
permanência. As diferentes soluções foram propostas a partir da análise e qualificação do ´todo e
suas partes´, consoante o seu contexto de inserção tanto na sua relação com as margens, quanto
no sistema rodoviário regional.
Uma vez que a tipologia do objeto de estudo foi amplamente difundida na segunda metade do
século XX, os resultados encontrados demonstram a aplicabilidade dos princípios projetuais na
reabilitação urbana de infraestruturas viárias de grande porte para além do caso específico do
objeto de estudo.
Finalmente, o que se pretende é promover a reflexão sobre utopias realizáveis, necessárias para a
produção de um território mais coeso, inclusivo e sustentável.
Abstract (EN):
This work aims to take an updated look at highways in urban areas, paradoxically responsible for
the connection and fragmentation of the territory, adopting Porto's Via de Cintura Interna as a case
study.
The approach is based on the necessary overcoming of the primacy of the automobile and the
recovery of pedestrian space, and analyzes strategies for the reverse process of recovering urban
quality and the street experience. In this context, establishing a network of mobility and public
spaces, associated with the environmental structure, proves to be essential for the regeneration of
the urban and social fabric.
The aim, therefore, is to demonstrate the potential of the VCI and its margins as means of
recomposing the form of the city, promoting urbanity and articulating old and new centralities.
The methodology applied is organized into two distinct moments. Firstly, the evolution of the
problem is outlined to the types of solutions and good practices for the urban insertion of
expressways. Subsequently, a phased strategic plan is proposed for converting of the VCI into a
structuring element of the system of collective spaces, considering not only its role as a circulation
route, but also as a meeting and permanence space. The different solutions were proposed based
on the analysis and qualification of the 'whole and its parts', depending on their context of insertion
both in their relationship with the banks and in the regional road system.
Since the typology of the object of study was widely disseminated in the second half of the 20th
century, the results demonstrated the applicability of design principles in the urban rehabilitation
of large road infrastructures beyond the specific case of the object of study.
Finally, the aim is to promote reflection on achievable utopias, necessary for producting a more
cohesive, inclusive and sustainable territory.
Language:
Portuguese