Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Pelas margens da Via de Cintura Interna: Uma proposta regenerativa para o tecido urbano no Porto
Publication

Pelas margens da Via de Cintura Interna: Uma proposta regenerativa para o tecido urbano no Porto

Title
Pelas margens da Via de Cintura Interna: Uma proposta regenerativa para o tecido urbano no Porto
Type
Thesis
Year
2024-11-15
Authors
Marcela Percú de Oliveira Solon Ribeiro
(Author)
FAUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Humanities > Arts
Associated Institutions
FAUP - Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Other information
Resumo (PT): Este trabalho pretende lançar um olhar atualizado sobre as autoestradas em meio urbano, paradoxalmente responsáveis pela conexão e fragmentação do território, adotando como caso de estudo a Via de Cintura Interna (VCI) do Porto. A abordagem tem como pressuposto a necessária superação da primazia do automóvel e retoma do espaço pedonal, e analisa estratégias para o processo reverso de resgate da qualidade urbana e da vivência da rua. Neste contexto, o estabelecimento de uma rede de mobilidade pedonal e espaços públicos, associada à estrutura ambiental, mostra-se essencial para a regeneração do tecido urbano e social. Pretende-se, portanto, demonstrar o potencial da VCI e de suas margens como meios de recomposição da forma da cidade, promotores de urbanidade e articuladores de antigas e novas centralidades. A metodologia aplicada organiza-se em dois momentos distintos. Primeiramente é feito o delineamento da evolução da problemática até às tipologias de soluções e boas práticas para a inserção urbana de vias rápidas. Posteriormente, propõe-se um plano estratégico faseado para a conversão da VCI em elemento estruturante do sistema de espaços coletivos, a considerar não somente o seu papel de via de circulação, mas também enquanto espaço de encontro e de permanência. As diferentes soluções foram propostas a partir da análise e qualificação do ´todo e suas partes´, consoante o seu contexto de inserção tanto na sua relação com as margens, quanto no sistema rodoviário regional. Uma vez que a tipologia do objeto de estudo foi amplamente difundida na segunda metade do século XX, os resultados encontrados demonstram a aplicabilidade dos princípios projetuais na reabilitação urbana de infraestruturas viárias de grande porte para além do caso específico do objeto de estudo. Finalmente, o que se pretende é promover a reflexão sobre utopias realizáveis, necessárias para a produção de um território mais coeso, inclusivo e sustentável.
Abstract (EN): This work aims to take an updated look at highways in urban areas, paradoxically responsible for the connection and fragmentation of the territory, adopting Porto's Via de Cintura Interna as a case study. The approach is based on the necessary overcoming of the primacy of the automobile and the recovery of pedestrian space, and analyzes strategies for the reverse process of recovering urban quality and the street experience. In this context, establishing a network of mobility and public spaces, associated with the environmental structure, proves to be essential for the regeneration of the urban and social fabric. The aim, therefore, is to demonstrate the potential of the VCI and its margins as means of recomposing the form of the city, promoting urbanity and articulating old and new centralities. The methodology applied is organized into two distinct moments. Firstly, the evolution of the problem is outlined to the types of solutions and good practices for the urban insertion of expressways. Subsequently, a phased strategic plan is proposed for converting of the VCI into a structuring element of the system of collective spaces, considering not only its role as a circulation route, but also as a meeting and permanence space. The different solutions were proposed based on the analysis and qualification of the 'whole and its parts', depending on their context of insertion both in their relationship with the banks and in the regional road system. Since the typology of the object of study was widely disseminated in the second half of the 20th century, the results demonstrated the applicability of design principles in the urban rehabilitation of large road infrastructures beyond the specific case of the object of study. Finally, the aim is to promote reflection on achievable utopias, necessary for producting a more cohesive, inclusive and sustainable territory.
Language: Portuguese
Documents
File name Description Size
DissertacaoMIArq_Marcela_Ribeiro Pelas margens da Via de Cintura Interna: Uma proposta regenerativa para o tecido urbano no Porto 202489.33 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-08-28 at 23:55:21 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book