Resumo (PT):
Em Portugal, o regime ditatorial do Estado Novo (1933-1974) terminou
com a Revolução do 25 de Abril, que pôs também fim a treze de anos de
uma guerra colonial em várias frentes. Desde então, o regime tem sido objeto
de um intenso debate historiográfico que, em última análise, abrangeu as suas
múltiplas dimensões e realidades. Parte dessa discussão tem gravitado em
torno da sua possível natureza “fascista”. O objetivo deste texto é, usando uma
metodologia comparativa (qualitativa e quantitativa), analisar os manuais escolares
da disciplina de História do pós-25 de Abril, de modo a percecionar a
possível evolução na abordagem da ditadura.
Abstract (EN):
In Portugal, the dictatorial Estado Novo regime (1933-1974) ended
with the Carnation Revolution of 25 April, ending thirteen years of colonial
war on several fronts. Since then, the regime has been the subject of an intense
historiographical debate that has ultimately covered its multiple dimensions
and realities. Part of this debate has focused on its possible “fascist” nature.
This text aims to use a comparative methodology (qualitative and quantitative)
to analyse post-25 April history textbooks to see how the approach to the
dictatorship might have evolved.
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific