Resumo (PT):
O neoliberalismo tem sido muito explorado em produções teóricas de diversas áreas, salientando-se sua intrínseca relação com máximas de individualização e a expansão da lógica de mercado para o nível individual. Segundo a perspectiva Foucaultiana, pode-se entender o neoliberalismo como uma mentalidade, havendo implicações a nível político, psíquico e relacional. O presente estudo explora de que forma a racionalidade neoliberal interfere na intensidade e forma da experiência de estudantes da Universidade do Porto, moldando a vivência universitária a nível pessoal. Conduziu-se dois grupos de discussão focalizada com 8 universitários envolvidos no associativismo acadêmico. A partir de uma análise temática, foram encontrados elementos relativos à configuração formal da universidade, como as respostas socioeconômicas ofertadas e os componentes acadêmicos, postos como figurantes na mediação da vivência. De forma muito mais proeminente, foram levantados aspectos da experiência subjetiva, sendo a produtividade um elemento fulcral no cotidiano dos estudantes, marcado também pela comparação, individualização e pelo cansaço. Esses componentes são analisados em detalhe, além de se debater sua relação com a racionalidade neoliberal.
Abstract (EN):
Neoliberalism has been extensively explored in theoretical works across various fields, emphasizing its intrinsic relationship with principles of individualization and the expansion of market logic to the individual level. According to the Foucauldian perspective, neoliberalism can be understood as a mentality, with implications at the political, psychological, and relational levels. The present study explores how neoliberal rationality interferes with the intensity and form of the experience of University of Porto students, shaping their experience on a personal level. Two focused discussion groups were conducted with 8 university students involved in academic associativism. Through thematic analysis, elements related to the formal configuration of the university were found, such as the socioeconomic responses offered and the academic components, positioned as mediators of the experience. More prominently, aspects of subjective experience were identified, with productivity being a crucial element in students’ daily lives, marked also by comparison, individualization, and fatigue. These components are analyzed in detail, along with a discussion of their relationship with neoliberal rationality.
Language:
Portuguese