Resumo (PT):
Esta dissertação apresentará a história do pensamento musical do séc. XX sobre o
espaço, descrevendo o desenvolvimento da “espacialização” na teoria e na prática da
música contemporânea em paralelo com o espaço de performance, reflectindo assim a
estreita ligação do espaço e do tempo na experiência humana. A música para diferentes
ambientes acústicos será, desde logo, abraçada por uma nova tipologia de projectos
espaciais, pelos movimentos dos artistas e do público, diversas posições dos músicos no
espaço, etc. Tentar-se-á perceber de que forma a composição do espaço interfere nos
critérios específicos da apresentação das diversas formas de música. Não obstante, de
que forma a oferta existente destes espaços consegue responder aos novos moldes
impostos pela espacialidade musical? Que rumo fará sentido a Arquitectura tomar na
concepção destes espaços? Será o recurso à “adaptação” uma norma ou excepção?
O estudo será iniciado por uma introdução que abordará as diferentes possibilidades
de relação entre a Arquitectura e a Música ao longo da história.
O primeiro capítulo do trabalho será uma forma de introduzir e explicar conceitos e
teorias que permitam compreender a linguagem e os mecanismos de percepção na
relação específica do Homem com o espaço e com o som organizado. Em contrapartida
serão estudados os elementos que compõem um espaço sonoro.
Num segundo capítulo do trabalho desenvolver-se-á a forma prática de como a
Música e o Espaço se relacionam sobre contextos específicos. Para isso serão lançadas e
analisadas as diferentes características espaciais arquitectónicas em paralelo com os
requisitos da música espacial. Serão confrontadas interpretações de arquitectos de obras
musicais, em paralelo com espaços para a música idealizados por compositores.
No terceiro capítulo terá lugar a designação de música espacial com recurso à
exemplificação de casos concretos, comparados entre si, desde os inícios da
espacialização da música (Renascimento) até aos finais do séc. XX. Perceber-se-á, na
realidade, de que forma evolui o conceito de espacialização sonora, a componente
geométrica da música e a apropriação de novos espaços para apresentação musical.
No último capítulo, será estudado um caso particular e exclusivo em Portugal, a
“Casa da Música” no Porto, visto ter sido projectada e programada com o objectivo de
albergar os vários espectros da música. Os seus espaços serão assim confrontados com
algumas obras de música contemporânea que exploram a nova espacialização sonora.
Abstract (EN):
This paper will present the history of the musical thought in the twentieth century on
the space, describing the development of "spatialization" in theory and practice of
contemporary music in parallel with the performance space, reflecting the close
relationship of space and time in human experience. The music for different acoustic
environments will be, immediately, embraced by a new type of space projects, the
movements of the artists and the public, musicians of various positions in space, etc. We
will try to understand how the composition of space interferes with the specific criteria
of presentation of various forms of music. Nevertheless, how the existing supply of
these spaces can respond to new spatial patterns imposed by the music? Which way
does it make sense to take in the architecture design of these spaces? Is the use of
"adaptation" a rule or an exception?
The study starts with an introduction that will address the different possibilities of
relationship between music and architecture throughout history.
The first chapter of the work will be a way to introduce and explain concepts and
theories to understand the language and the mechanisms of perception in the specific
relationship between the human being, the space and the organized sound. On the other
hand it will be studied the elements of a sound space.
In the second chapter of the work it will be developed a practical way of how music
relates to space on specific contexts. For it will be released and analyzed the different
spatial characteristics in parallel with the architectural requirements of space music.
Architects´s interpretations of musical works will be confronted in parallel with spaces
made for music but conceived by composers.
In the third chapter it will be held the designation of spatial music using the
illustration of specific cases like the beginning of a spatial music (Renaissance) until the
end of the twentieth century. It will be studied, in fact, how the concept of spatial sound
evolved, in parallel with the geometric component of the music and the appropriation of
new spaces for musical performance.
In the last chapter, it will be considered a special case, unique in Portugal, the "Casa
da Música" at Oporto, as it was designed and programmed in order to accommodate the
various spectrums of music. Its spaces are thus faced with some works of contemporary
music that explores the new sound spatialization.
Language:
Portuguese