Resumo (PT):
O presente trabalho propõe estudar o uso da cor na obra construída em
Portugal do Arquitecto Álvaro Siza.
Através de alguns artistas relevantes na história da pintura e arquitectura
modernas internacionais como Pablo Picasso, Paul Cézanne, Kasimir
Malevich, Theo Van Doesburg, J.P.Oud; passando pela análise do panorama
nacional a partir de meados do século XX até a actualidade identificando
os autores que mais se destacaram e, de certa forma, influenciaram a sua
arquitectura, com especial destaque para o arquitecto português Fernando
Távora.
Com base numa série de visitas de estudo descrevem-se com maior
exactidão as obras em análise com o objectivo de validar ou refutar algumas
ideias contidas em publicações sobre o autor.
O estudo da cor não abarcará, evidentemente, toda a essência da arquitectura
de Álvaro Siza, nem ambiciona descrever um método ou regra que
justifiquem as opções de determinadas cores pelo autor. No entanto, deseja
ser um ponto de partida para entender a sua obra de um modo diferente e
despertar, sobretudo, o interesse em ver para além de alguns pré-conceitos
que parecem ter-se criado em torno deste arquitecto e que se têm generalizado
em críticas algo superficiais. Pretende-se despertar a curiosidade
para este aspecto da sua obra e tentar, se for caso disso, quebrar o “mito”
da arquitectura branca.
Abstract (EN):
This paper proposes to study the use of color in architect Álvaro
Siza’s built work in Portugal.
Through some relevant artists in the history of the international modern
painting and architecture as Pablo Picasso, Paul Cézanne, Kasimir
Malevich, Theo Van Doesburg, J.P.Oud, taking the analysis of the national
scene since the mid twentieth century to the present by identifying the most
outstanding authors, whom, somehow, influenced his architecture, with
particular emphasis on the Portuguese architect Fernando Távora.
Based on a field trip, we describe more accurately some works under
review in order to validate or refute some ideas contained in publications
about the author.
The color’s study does not cover, of course, the whole essence of the
architecture of Álvaro Siza, neither aims to describe a method or rule to
justify his choices of a certain color to each building. However, this intends
to be a starting point for understanding his work in a different way and
inciting, especially, the interest in seeing beyond a few pre-conceptions
that appear to have been created around this architect and that have been
widespread in some shallow critics It is intended to arouse curiosity for
this aspect of his work and try, if necessary, break the “myth” of the “white
architecture”.
Language:
Portuguese