Resumo (PT):
A presente dissertação tem como tema a Inserção Urbana do Metro Ligeiro na
Avenida da República, em Vila Nova de Gaia, incidindo em particular o seu âmbito na
primeira fase da obra, terminada em 2005. Pretendeu-se levar a cabo uma análise
profunda das alterações nas dinâmicas urbanas verificáveis ao longo da avenida, ao
mesmo tempo que se contextualizou histórica, geográfica e conceptualmente o
projecto do Metro do Porto.
Resultando de um processo iniciado nos finais dos anos oitenta do século XX, o sistema
de metro ligeiro foi a resposta encontrada para o congestionamento crescente que se
verificava na Área Metropolitana do Porto. A realidade urbana da cidade era já a de
uma urbanização extensiva, policêntrica, uma cidade expandida que se foi
materializando no último século a partir das tradicionais dialéticas centro/arredores e
cidade/campo, e onde progressivamente o transporte individual substituiu o colectivo.
O conceito de metro ligeiro que entretanto era desenvolvido e implantado em
diversas cidades médias do continente europeu constituiu a opção técnica e política
preferida para a melhoria das condições de mobilidade na Área Metropolitana.
O texto subdivide-se em quatro momentos principais. Num primeiro tempo faz-se um
enquadramento do sistema, contextualizando-o conceptual e historicamente na
realidade europeia e nacional. Na segunda parte analisa-se o processo conducente
ao Projecto de Inserção Urbana, identificando permanências e alterações ao longo
das opções tomadas. A terceira secção pretende analisar a solução construída,
detalhando em maior profundidade três áreas que suscitam diferentes questões: a
Estação General Torres e o interface ferroviário, a Estação Câmara de Gaia e o Centro
Cívico da cidade, e a Estação João de Deus e os empreendimentos privados na sua
envolvente próxima. Por fim, na última secção, ensaia-se uma antevisão do futuro do
projecto.
A implantação do Metro em Vila Nova de Gaia potenciou dinâmicas existentes e
induziu novas cargas urbanas, constituindo um momento histórico de alteração
indelével do principal eixo urbano da cidade. Reconhecendo a importancia histórica
desse processo, a sua análise constitui o principal objectivo deste estudo.
Abstract (EN):
The present essay focuses on the urban integration of the Oporto Light Rail system in the
Republic Avenue (Avenida da República) in Vila Nova de Gaia, particularly on the first
stage of works, concluded in 2005. It intends to conduct a thorough analysis of
verifiable changes in urban dynamics along the avenue, while at the same time
contextualizing the Metro do Porto project historically, geographically and
conceptually.
Resulting from a process initiated in the late eighties, the light rail system was the
response to growing congestion levels recorded in the Porto Metropolitan Area. In the
past century Oporto became an expanded, polycentric city, evolving from the
traditional centre/suburbs and city/countryside dialectics into an extended
urbanization model, with individual transportation gradually and unsustainably
replacing mass transit. The light rail concept was by that time being developed and
implemented in several medium-sized cities throughout Europe, and was the technical
and political choice for improving the mobility conditions in the Metropolitan Area.
This essay is divided into four main sections. In the first one the Oporto Light Rail System is
contextualised in the European and national realities, both conceptually and
historically. The second part analyses the process leading to the Urban Project,
identifying continuities and changes over the choices made. The third section aims at
analysing the built solution, detailing in greater depth three areas that raise different
kinds of issues: General Torres Station and its rail interface, Câmara de Gaia Station and
the city’s Civic Centre, and João de Deus Station and the private enterprises in its
surroundings. Finally, the last section tries to make a preview of the future of the project.
The introduction of the light rail in Vila Nova de Gaia potentiated existing urban
dynamics, and has led to the establishment of new urban attraction poles, constituting
a historical moment of indelible change of the city’s main urban axis. Recognizing its
historical relevance, the main objective of this study is the analysis of such process.
Language:
Portuguese