Resumo (PT):
A moda, no campo dos estudos académicos recentes
e contemporâneos, ainda permanece como
um tópico incipiente. Assim, o nosso
trabalho situa-se nesse gap, no sentido em que
pretende oferecer ao leitor uma visão teórica e
histórica sobre a moda punk desde a década de
1970 até à atualidade, sendo que na atualidade
o foco incidirá sobre a relevância crescente da
slow fashion. Com efeito, este artigo pretende
enfatizar uma abordagem que tem como pano
de fundo uma análise que visa interligar a moda
com uma prática ativista, em termos históricos,
em Portugal, bem como pretende dar conta da
importância da adoção de um ethos e de uma
praxis DIY junto dos jovens punk portugueses.
Paralelamente, importa referir que este trabalho
é resultado de uma longa pesquisa de terreno
que se prolongou entre os anos de 2012 e 2017,
em Portugal, na qual se realizara, 240 entrevistas
semiestruturadas a atores chave do movimento
punk em Portugal. Contudo, dadas as limitações
impostas, apenas nos debruçaremos sobre uma
análise de pendor visual, ou seja, iremo-nos focar
na apresentação de fotografias por alguns
desses atores chave e que, na nossa ótica, retratam
estas mudanças ao nível da moda, do ativismo
e do DIY em Portugal.
Abstract (EN):
Fashion, in the field of recent and contemporary
academic studies, still remains as an incipient
topic. Thus, our work is situated in this gap, in
the sense that it intends to offer the reader a
theoretical and historical view on punk fashion
since the 1970s to the present time, being that
at the present time the focus will be on the
growing relevance of slow fashion. Indeed, this
article intends to emphasize an approach that
has as background an analysis that aims to interconnect
fashion with an activist practice, in
historical terms, in Portugal, as well as to account
for the importance of the adoption of an
ethos and a DIY praxis among young Portuguese
punk. In parallel, it should be noted that
this work is the result of a long field research
that lasted between the years 2012 and 2017, in
Portugal, in which had been carried out, 240
semi-structured interviews to key actors of the
punk movement in Portugal. However, given the
limitations imposed, we will only focus on a
visual analysis, i.e., we will focus on the
presentation of photographs by some of these
key players and that, in our view, portray these
changes in terms of fashion, activism and DIY
in Portugal.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific